03 setembro 2010

Sporting e a revolução

Na era do Paulo Bento onde o Sporting ganhou umas taças e ia à champions, houve uma razão simples para não haver drama nem revoluções:

- O Sporting ficava à frente do Benfica.

É tão triste e simples quanto isto!

Na época em que o Benfica rebenta e começa a jogar bem, o Sporting corre com o seu treinador a meio da época e entra em colapso. Acaba a 20 e tal pontos do campeão e no fim da época dá-se uma revolução no plantel! O Moutinho (cabeça de cartaz durante anos) passa de capitão e líder a maçã podre, o Veloso passa de jogador 20 milhões para dispensável por 7... Esquece-se a ideia do plantel CHEIO de jovens da academia e compram-se jogadores já bastante fora da idade comum nos planteis leoninos.

Se o Sporting acabar à frente do Benfica, mesmo que seja em 3º, fica toda a gente feliz, a estratégia foi um sucesso e seguem o projecto estranho em que se meteram e liderado pelo agente Jorge Mendes.

Se acabar atrás (o mais provável) cai a direcção, o Costinha afinal não é assim tão fixe e o Paulo Sérgio é péssimo e faz escolhas horríveis.


O Sporting gere a sua estratégia consoante os resultados do clube rival, mesmo que não sejam campeões durante anos a fio, a "coisa" chega...

9 comentários:

R disse...

Vou dividir o meu comentário por "temas":
Sim, é verdade que o PBento se aguentou tanto tempo à frente do Sporting porque ficava à frente do benfica. Acho isso triste e por isso nunca fui o fã nº1 do PBento e dos amigos. Foi importante durante uma, duas temporadas mas depois estava, claramente, a mais.
O Moutinho nunca foi o jogador que quiseram fazer dele e já vi comentários de portistas menos satisfeitos com as prestações do anão. Devia ter saído do Sporting quando disse que queria ir para o Everton. Talvez hoje estivesse a fazer companhia ao Hleb no Birmingham.
O Veloso é jogador e foi muito mal vendido. Péssimo negócio.
O Sporting continua (se calhar, infelizmente) a jogar com muitos "jovens da academia" - RPatricio, Carriço, André Santos, Djalo, Saleiro, só para citar os que têm jogado mais...
Se o Sporting acabar à frente do benfica e não for campeão, isso para mim não significa nada.
Por fim, o Costinha não é fixe, o Paulo Sérgio é uma merda e o JEB é um atrasado mental. Mesmo que sejam campeões!

Erk disse...

Contraponho que o campeonato ganho pelo Benfica serviu para esconder muita coisa que de outra forma serviria como arma de arremesso à direcção.

Exemplo, o adiantamento das eleições para não dar tempo à oposição se organizar e apresentar um projecto.

Se o Benfica não fosse campeão, é provável que o Rui Costa passasse de bestial a besta.

Se o Benfica não fosse campeão, é provável que as aquisições de Balboa entre outros, fossem questionadas.

É provável que os adeptos se questionassem sobre o real valor das vendas dos jogadores ou as cláusulas dos acordos, uma vez que o Benfica acaba por ir comprar jogadores que não são baratos aos clubes a que acabou de vender.

As vitórias fazem ocultar muita coisa.

Mas o Sporting na era Paulo Bento pareceu a única equipa capaz de disputar o campeonato ao Porto, inclusivé ganhando-lhe algumas Taças de Portugal e Supertaças daquelas que o Moutinho ganhou agora.

Ou então, se se diz que o Sporting se contentou pacíficamente com o segundo lugar, há que dizer igualmente que o Benfica se contentou com terceiros e quartos lugares.

Não me parece justo a nenhuma das equipas nem ao trabalho de Paulo Bento, que fez algumas omeletes com os ovos que tinha.

Um abraço de condolências à família Benfiquista e à massa adepta da Selecção Portuguesa, pelo falecimento do Bom Gigante José Torres, símbolo do futebol nacional.

B. disse...

Valdemar.

Os adeptos questionam isso TUDO. Ainda hoje... Mas tens que perceber que são adeptos... Se ganham ficam contentes, é isso que querem dos seus clubes.

Sempre apoiei o Paulo Bento e sempre disse que mal ele saísse aquilo ia tudo piorar.

Além disto, "há que dizer igualmente que o Benfica se contentou com terceiros e quartos lugares." é mentira... porque não mantivemos o treinador, não mantivemos a estrutura do plantel, nada... fomos mudando à procura de vitórias. E lá chegámos.

Abraços, o Torres era o Bom Gigante.

B. disse...

Ricardo.

Sei que odeias o Moutinho mas foi o vosso melhor jogador anos a fio. É normal que não vingue imediatamente no Porto, mas é inegável que para a nossa liga ele é bom jogador (e eu também o detesto).

O Veloso é menos jogador que ele.

O Costinha tem mais ar de mafioso que o LFV (o que é difícil), e parece-me que manda pouco ali.

O JEB nem comento... é a cara do desastre.

O Paulo Sérgio é bom, e acho que ainda é o que vai safar esta época.

Dos jovens que falaste, o Patrício vai deixar de ser titular, o Carriço e o André Santos parece que jogam, o Saleiro quase não é opção e o Djaló não é jogador de futebol e quando parece que vai "explodir" volta a desaparecer... Daí "aceito" o Carriço e o André Santos sendo que este último é daqueles que se o Sporting começa a perder gás, é dos primeiros que se vai notar quebra de rendimento.

Erk disse...

Precisamente, foi o que eu disse.

Vou mais longe: a situação do Paulo Bento no Sporting e a do Scolari à frente da selecção, parecem-me semelhantes nalguns pontos.

- Ambos fizeram trabalho de relevo com o que tinham ao dispôr.
- Ambos foram (são) extremamente criticados por gente que dizia que faltava ambição às equipas.
- Ambos foram atacados pelo Rui Santos lá no programinha e noutros locais por outra gente, todos com agendas próprias.
- Depois deles, ficámos pior.
- Os que criticavam a mínima falha nos anteriores, fazem vista grossa a falhas maiores dos seus sucessores e os argumentos que foram apresentados como justificação para a saída dos primeiros, foram esquecidos para os segundos.

Dizia alguém "depois de mim virá, quem bom de mim fará"...

jimbras disse...

O que se passou ou passa com o Sporting,passa-se com a maioria das equipas que lutam por campeonatos.
A principal razão da manutenção de Paulo Bento não foi o ficar á frente do Benfica mas sim durante 4 anos ser a unica equipa a fazer frente ao FCP e a vencer "algumas taças" com um orçamento reduzidíssimo.
O problema do SCP é o dinheiro.
O Benfica de repente "encontrou" dinheiro e ganhou um campeonato (merecido porque jogou melhor que os outros e jogou melhor que os outros porque tinha melhores jogadore e isso só com dinheiro).

Além do mais em todos os clubes quando não aparecem resultados existem mudanças por vezes radicais e a primeira é sempre prescindir do treinador.

Se o Benfica não vencer o campeonato este ano, vai uma aposta como o melhor-do-mundo-e-arredores-e-catedrático-treinador de futebol Jorge Jesus vai pregar para outra freguesia?

B. disse...

O Benfica do Fernando Santos ficou a 2 pontos do título.

Não era só o SCP a fazer frente.

Além disso o JJ claro que não será corrido pelo Benfica, jamais... é o gajo com mais créditos lá dentro mesmo quando o treinador é a 1ª vítima.

O JJ se sair é porque pagaram e querem o gajo noutra freguesia.

O Sporting tinha idas à champions ano após ano e vendas de putos como o Ronaldo e o Nani mas nunca ninguém sabe onde foi parar o dinheiro.

Não há dinheiro porque esse clube com ar tão "clean" anda em modo Houdini com as notas.

B. disse...

O Benfica do Fernando Santos ficou a 2 pontos do título.

Não era só o SCP a fazer frente.

Além disso o JJ claro que não será corrido pelo Benfica, jamais... é o gajo com mais créditos lá dentro mesmo quando o treinador é a 1ª vítima.

O JJ se sair é porque pagaram e querem o gajo noutra freguesia.

O Sporting tinha idas à champions ano após ano e vendas de putos como o Ronaldo e o Nani mas nunca ninguém sabe onde foi parar o dinheiro.

Não há dinheiro porque esse clube com ar tão "clean" anda em modo Houdini com as notas.

Erk disse...

Não precisas de dizer 3 vezes.