14 junho 2007

EU SOU UM MENINO

Eu ia escrever uma entrada sobre o jogo de ontem dos Sub-21 contra a Holanda mas ainda estava com tanta azia que esperei um bocadinho mais. Eu nem sabia por onde começar porque parece que toda a gente estava a tentar tapar o Sol com uma peneira ao dizer que tinhamos perdido aquele jogo por causa do árbitro!!!

Aquele jogo foi perdido porque nós demos uma parte e meia de avanço aos Holandeses. Até lá, estivemos para ali a passear os nossos lindos equipamentos (eu continuo a adorar o equipamento preto, digam o que disserem) e a provar que é possível, com apenas 11 jogadores, ter três ou quatro deles a jogar na mesma posição e ainda assim chamar-se a isso uma equipa de futebol.

Depois do árbitro ter expulso o nosso Seleccionador as coisas, obviamente, tornaram-se mais fáceis e menos confusas e lá começámos a jogar um bocadinho melhor mas, claro, era já tarde demais. E até era injusto se empatassemos. Mesmo que todos saibamos sermos melhores.

Todos os erros do árbitro por si só não justificam a derrota porque se tivessemos jogado 90 minutos como nos últimos 15, aposto que teríamos ganho. E por isso mesmo eu pensei em escrever que desta vez era apenas ridículo pôr as culpas no árbitro quando o dono das culpas, a meu ver, esteve sentado no nosso banco e depois foi expulso.

Uma das poucas vezes que me lembro de um árbitro nos ter de facto prejudicado, foi no célebre jogo de apuramento para o Mundial 98 em que aquele sem-nome do Batta mostrou o segundo cartão amarelo ao Rui Costa por ele alegadamente ter demorado tempo demais a sair do relvado. Como estava o resultado naquele momento e naquela altura do jogo, perder tempo só nos iria prejudicar e ainda hoje me lateja uma veia na testa de cada vez que me lembro desse episódio.

E estava eu a pensar em mencionar este episódio para provar que desta vez o assunto era completamente diferente e que nos tínhamos que deixar de lamechices, de pieguices e de paneleirices e passar a jogar futebol como homens quando, praticamente sem querer, li as declarações do Sr. Rui Caçador (que eu tenho em especial consideração) sobre o jogo de ontem mais a Comissão de Arbitragem deste Campeonato do Mundo.

No mínimo, dá que pensar. Parece que afinal eu sou um menino do coro ingénuo e que, como escreveu a outra: não há coincidências!

Ainda assim, permitam-me que aconselhe o coro de protestos a exigir não apenas o fim imediato dos lobbies mas também a ainda mais imediata e sobretudo lenta sodomização de José Couceiro por todos os defesas centrais cheios de testosterona e todos os massagistas barrigudos presentes neste certame.

Sem comentários: