29 novembro 2009

Derby

Bom jogo.


Surpreendentemente táctico e ainda mais surpreendentemente com os defesas a serem os protagonistas.

Sporting com Adrien, Veloso e Moutinho abandonando a táctica que vai ser imagem de marca do Carvalhal, com medo de ser cilindrado a meio campo. Boa opção para nos tapar os espaços, mas ficaram com menos poder ofensivo.

Sporting entrou melhor, Moutinho importante na luta a meio campo, e Veloso a aparecer forte. No ataque poucos se mostraram, foram normalmente abafados pelo gigante David Luiz e pela boa primeira parte do César Peixoto (que na 2ª podia não ter lá estado que ia ser muito idêntico).

Benfica equilibrou o jogo por volta dos 15/20 min, e antes daquele falhanço do Polga, o Cardozo tinha a melhor oportunidade.

1ª parte repartida, Sporting mais raçudo, Benfica a falhar mais passes, mas em geral era um Sporting mais vistoso. Nota para o momento do brutal remate do Veloso e a fantástica defesa do Quim. Foi um grande momento.

Na 2ª parte o Benfica entrou bem mais forte. Falharam-se muitos golos, desta vez o Benfica esteve melhor, principalmente porque o pior jogador do plantel de todos os 3 grandes, mais algumas equipas médias pelo meio entrou... Pedro Silva. Aquilo não é um jogador não é nada... Não faz sentido em lado nenhum, muito menos num clube que tenta conquistar títulos.

Patrício esteve bem nas saídas, e bem nas manchas.

Jogo sem casos escandalosos ao contrário do que se esperava. O único que podia ter dado que falar foi a mão animal do Polga, com o assistente em frente ao lance... porque no seguimento deu livre perigoso para o Sporting, e se fosse golo, ia-se falar disto durante 15 dias. Ainda bem que não. Já tinha saudades de um jogo grande sem casos relevantes.

Empate justo num jogo que podia cair para qualquer lado, se uma equipa ganhasse 1-0 podia ser considerado injusto mas era a justiça da eficácia a falar, num jogo que se calhar o resultado devia ter sido mais um 2-2 do que 0-0.


O que me chateou:

Comentaram durante o jogo todo e no fim, a forma como o Sporting travou bem o Benfica, e como se conseguia soltar de vez em quando em lances de ataque. Parecia que não estavam a falar do Sporting a jogar em alvalade o jogo mais importante da época... Parecia que falavam de um clube pequeno que conseguiu parar o Benfica e tapar alguns espaços... Que através de uma táctica mais defensiva conseguiu não perder violentamente o meio campo.

Se fosse Sportinguista isto ia-me irritar ainda mais, fizeram parecer que o Sporting era um clube de meio da tabela...

Ah bolas... Agora é que vi que é mesmo...

Ups, porcaria de resultado para o Benfica...

3 comentários:

Rui Lança disse...

O Benfica n aguenta + que uma jornada com os mm pontos que o Braga...isso deve corrigido. Qt ao Porto...mais uma aproximação.

Marlon Brandão disse...

O Pedro Silva não está no sporting pq saiba jogar à bola, mas por ser recordista no lançamento da medalha.
Aqule momento, mais do que cem golos, valeu-lhe credibilidade ad infinitum no reino da lagartagem.

Júri Faustino disse...

Espera lá que o Rui já sabe o resultado do Braga!

E por outro lado, a mão do Polga dava segundo amarelo. Não foi por aí que empatámos, mas se fosse com o Porto era penalty (apesar de ser fora da área) e expulsão.