04 dezembro 2009

Porque Sim Avô...

Há coisas que não se explicam.


Podemos analisar, podemos teorizar, podemos refutar e discutir, mas a paixão em redor do Futebol não tem explicação.

Sofro dessa doença.

Quando crescia pensava que era mais coisa de miúdo que sofre por uma quase novidade, como pela 1ª caderneta de cromos (de futebol...), ou o 1º carrinho que buzinava quando apertávamos as rodas...

Depois via na cara do meu Avô o que eu parecia sentir mas de uma forma mais madura. E pensei que pudesse ser com esse crescimento que eu ia ficar mais lúcido, mais claro no fim dos jogos, como ele ficava e me dizia sempre que o Benfica é que devia ter ganho, mesmo na altura em que ganhava muitas vezes.

Foi ele que me levou ao 1º jogo, foi ele que me mostrou o que era o Benfica e até foi ele que me explicou o que era o fora-de-jogo, batalha que durou menos tempo do que eu pudesse pensar, um pouco como quando pensávamos que meter mudanças (antes de sabermos guiar) é que devia ser difícil... Mal nós sabíamos que arrancar já era meio caminho andado...

Hoje em dia percebi que esse amadurecimento não tende a melhorar esta doença, apenas nos faz ter mais recordações da mesma, mais vontade de repetir uns acontecimentos vividos, ou de nunca mais ouvir falar de outros.

A doença fica mais impregnada e faz parte de nós. Já não é só o Benfica é também o Barcelona, ou até o Manchester ou qualquer clube que o Mourinho treina, ou onde o Ronaldo jogue... Quem diz o Ronaldo diz o Messi, ou o Kaká... Ou um Boca vs River...

Claro que o espaço vai-se perdendo noutras fases da vida, mas como o meu Avô eu também terei sempre espaço para esta paixão. Esta e todas as outras.

Futebol não é só um jogo, é tudo o que nos fez ver, viver, gritar, saltar, agarrar alguém no estádio que nunca antes tínhamos visto... tudo isso mais a partilha de quem apoia os mesmo que nós, o espicaçar de quem apoia os rivais, ou as SMS durante os jogos para comentar tudo ao segundo.

É uma doença linda.

O meu Avô está doente, não só desta doença infelizmente padece ele...

Esta paixão que tenho deve-se a ele, e este texto também.

Obrigado por tudo. Obrigado por teres explicado que quando pela primeira vez disseste "vamos à Luz ver o Sporting de Braga" e eu pensei que era um jogo entre o Braga e o Sporting, tu me explicaste que Sporting de Braga era um clube.

6 comentários:

Marlon Brandão disse...

As melhoras ao teu avô, e um abraço de quem se relaciona a 100% com o que escreveste.
Grande abraço e até breve.

jimbras disse...

Excelente texto. E o mais importante são as melhoras para teu avô.
1 abraço.
Saudações desportivas.

Erk disse...

Um abraço a ti e ao teu avô. Ao contrário do que disse uma vez um Inglês provavelmente cheio de Johnnie Walker ou JB, o futebol não é mais importante que o resto.

necas disse...

Lindo como semre e cheio de sentimento.
Beijos
Necas

Neisseria Gonorrhoeae disse...

Acho que deves sentir orgulho. Não só do teu avô, mas dos ensinamentos e paixões que ele te passou.

As melhoras

Maria disse...

As melhoras ao teu avô. E acredita, até me veio a lagriminha ao canto do olho.