21 abril 2011

Não há argumentos contra factos

Sim, o árbitro foi uma merda em muitos sentidos mas não foi por isso que perdemos o jogo. O Porto foi melhor. Aliás, só sendo muito melhor conseguiria dar a volta a um resultado tão difícil.

Já aqui disse isto e repito. Parece-me que o Benfica está a padecer dum síndrome até aqui exclusivamente sportinguista. O Sporting pensa - com algum complexo de inferioridade - mais no Benfica que em sim mesmo e o Benfica pensa - com algum complexo de superioridade baseado em tempos idos, o que na verdade não é mais que um complexo de inferioridade mascarado - mais no Porto do que na sua organização interna que é, de facto, a única coisa que realmente pode (e deve!) controlar. É triste porque não está à nossa altura. Deveríamos ser muito superiores a este tipo de sentimentos.

O que o Porto fez esta época (ganhar o campeonato na Luz e poucos dias depois dar a volta a esta eliminatória tão difícil) é algo histórico e só não vê isso quem não quer. O ano passado tivemos a oportunidade de sermos campeões no Dragão e não tivemos estofo para isso, mesmo estando na altura a jogar futebol 20 vezes melhor que o Porto, portanto... nem sempre o que conta é o futebol em si. Ou a técnica mais a táctica mais o raio que a parta. Há ainda a garra, o querer e a vontade. E essa coisa chamada Mística, não pode ser apenas uma marca registada para utilizar no marketing.

O Porto está mais equipa. Tem sido mais equipa nos últimos 20 anos. É isso que tem feito a diferença. Embora, a meu ver, esse espírito seja alimentado com os motivos errados (um ódio de morte ao Benfica e, pior e mais grave que isso, um ódio de morte "ao Sul", como eles dizem), a verdade é que para o caso é indiferente o que alimenta aquele motor: é necessária alguma coisa que una aquela gente toda num só objectivo e isso, claramente, tem sido conseguido.

Ontem, durante o jogo, recordei algumas das épocas mais negras do Benfica nos últimos anos onde as derrotas por vezes já nem me custavam. Com sinceridade, não acho que o Benfica ontem merecesse ter ganho. Eu sei que o Rodriguez devia ter sido expulso umas três vezes, eu sei que entrámos muito bem na primeira parte e que podíamos ter matado o jogo mas... por um lado não o matámos e por outro tínhamos que ter feito mais. Mas mesmo muito mais. Aliás, tínhamos que ter ganho o jogo, ponto final. Por todos os motivos.

Se tivéssemos conseguido ontem um golo no último minuto do jogo - mesmo que fosse um daqueles sem querer, a bater em toda a gente e mais no árbitro antes de entrar - estou certo que hoje a maioria dos benfiquistas estariam aos pulos de alegria, como se isso bastasse. A meu ver, não basta: teríamos à mesma perdido 2-3 em casa, e passado um aperto do caraças. Para um clube do nosso tamanho as coisas não podem ser assim. Temos que nos dar ao respeito. Temos que mandar. Principalmente em nossa casa.

Não estivemos à altura, perdemos. É justo. O futebol é feito destes momentos épicos e é isso que nos apaixona. Se agora não estamos do lado mais saboroso, do lado vencedor, a culpa é sobretudo nossa.

Aliás, sabendo-se publicamente, o fascínio que Jorge Jesus tem por tudo o que envolve o jogo da Final da Taça Portugal (fascínio que eu partilho em absoluto!), não se entende como deixou ele escapar esta oportunidade para finalmente levantar a Taça no Jamor!

Como diz o Lucifer no comentário ao post do B aqui em baixo (comentário com o qual eu não podia estar mais de acordo), vamos mas é ter juízo para ver se ganhamos o que ainda podemos ganhar, principalmente na "óroliga" porque quer-me parecer que uma vitória numa competição europeia é neste momento a única forma de minimizar os últimos amargos de boca que temos sentido.

Se for numa final contra o Porto, tanto melhor. Força Benfica!

8 comentários:

Anónimo disse...

VOTEM NO GLORIOSO PARA VENCER A LIGA EUROPA EM:

http://montemor-evora-arraiolos.blogspot.com/

PEÇO O FAVOR DE DIVULGAR SFF.VIVA O BENFICA

M disse...

Nós caimos apenas para nos levantarmos....

eu sai do estadio e fui comprar o bilhete para o Braga, amanha tenho programado passar pela feira de Santana, em Leça do Balio, e comprar mais uma tshirt de nosso clube para juntar à colecção....catarse man, catarse..

e so desejo encontrar o Porto em Dublin.

Vitto Vendetta disse...

É verdade médio! Comecei a ler este blog, ainda as derrotas não me custavam quase nada! Mas continuo a dizer, ainda bem que estou fodido, é sinal que tenho motivos para isso! Força Benfica! E hoje o primeiro no trabalho que me mandar uma piada leva logo na boca. (e quem me conhece sabe que isso é verdade)

Hattori Hanzo disse...

Acho que mesmo uma vitória na final contra o porto já nem nos dá alegria depois das humilhações deste ano. E o pior é que todos estamos a ver o que vai acontecer: parra o ano eles deverão estar ainda mais fortes, e entretanto no Benfica saem mais alguns dos jogadoress que foram o ano passado campeões, o Jesus vai com os porcos, são contratados mais salvadores da pátria (jogadores e treinador) e somo de novo os maiores (apesar de ganharmos cada vez menos) e o nosso presidente continua a passar pelas gotas da chuva. Cada vez mais há uma sportinguização em que o que interessa já nem é ganhar mas sim ser diferente (e nem mesmo isso somos, como se viu pela rábula do apagar das luzes há 2 semanas).

Unknown disse...

@M

E Braga? É só uma escala?

http://goo.gl/MTqnD

Erk disse...

Força, rapaziada.

Que o banho de humildade vos prepare para os desafios que se avizinham.

Um grande abraço.

DeVante disse...

Onde anda aquele gajo que ficou confiante depois de saber da lesão de Gaitán e da titularidade de Peixoto?

Ungarrr disse...

"Sim, o árbitro foi uma merda em muitos sentidos mas não foi por isso que perdemos o jogo."

O jogo acredito que não, a eliminatória estou convicto que sim. Sinceramente não consigo perceber como é que um árbitro passa o jogo a soltar amarelos por faltas a meio campo e depois guarda-os numa entrada por trás à tesoura, só porque é o 2º. Típico da arbitragem portuguesa, é essa e a de dar um amarelo a cada um quando há "zaragata".

E sim o Porto foi e é melhor que o Benfica.