28 fevereiro 2012

Barriga para cima / Barriga para baixo

Em 1968, nos Jogos Olímpicos da Cidade do México, o atleta americano Dick Fosbury ganhou a medalha de ouro na modalidade de Salto em Altura utilizando uma técnica absolutamente revolucionária: saltou a olhar o céu em vez de barriga para baixo.

Na época, as reacções foram desde o cepticismo ao puro gozo mas a verdade é que desde então esta tornou-se a principal técnica utilizada pelos saltadores e é desta forma que os recordes têm vindo a ser sucessivamente batidos.

Serve esta introdução para justificar o meu apreço por estes "loucos" que têm a ousadia de, cumprindo as regras, inovar o desporto que praticam. Alguns, como Fosbury, são completos visionários. Outros serão apenas patetas.

Deixo a vosso cargo perceber a qual das duas categorias este senhor pertence:



Na teoria, a coisa tem futuro: a bola deverá sair com mais pujança das mãos do lançador. No entanto, basta imaginarmos o Bruno César a tentar fazer esta avaria para toda a revolução cair por terra. Literalmente.

7 comentários:

Unknown disse...

O movimento é brutal e poderá ter futuro no dia em que deixar de ser... falta!
Por agora, a reposição tem de ser feita com lançamento *detrás da nuca*, o que dificulta um bocado esse tipo de acrobacia.

Unknown disse...

Vitor, tenho de discordar quando dizes que é falta. O lançamento, mesmo sendo feito desta forma, não deixa de ser feito "detrás da nuca".

Ungarrr disse...

Creio que isso já não é novidade, uma jogadora(sim acaba em a) sub 20 brasileira já fazia isso há uns anos.


http://www.youtube.com/watch?v=mFqunYmxDbM&feature=related

iorda9 disse...

Não creio que vá ter grande futuro, no entanto como isso é coisa para ser feita pelos laterais, proponho que se ponha os "manos" Emerson e Evaldo a tentar isso nos treinos dos seus clubes.

E já agora o Djalo também, para ter alguma coisa que fazer.

Ungarrr disse...

O Emerson não é realmente má ideia pô-lo a praticar isto, ajeitadinho como é pode ser que parta o pescoço, era um alívio.
O Evaldo é deixá-lo estar quietinho que ainda se aleija e quando for preciso ainda joga um bom em vez dele.

pitons na boca disse...

Há alguns que com os pés não conseguem meter "lá" a bola, com as mãos ainda desenrascavam... mas se começarem a ter de dar cambalhotas antes de amandar a bola com as mãos, então nem com os pés nem com as mãos nem nada... mais vale ficarem logo na bancada.


Carta mágica de lançamento lateral

Ataque: +3
Defesa: +1
Cambalhota: +2 alcance -5 mana -2 stamina
Precisão: -15

Unknown disse...

Unknown, não é uma questão de opinião, é um facto: é giro, mas ele lança a bola de cima da cabeça e sem ter os pés no chão.
Ver "procedimento": http://www.lpfp.pt/futebol/leisjogo/lei15.aspx
Ou seja, é falta, e "o lançamento será repetido por um jogador da equipa adversária".
Mas, repito, é giro, e se calhar regra podia ser mais flexível.