20 junho 2012

O resto do Euro 2012

Quartos-de-Final:

República Checa vs Portugal - Como já disse, sem Poborsky nem Baía a coisa deve dar para fazer. A República Checa vai apostar na defesa e tem no Cech uma arma que pode ser fundamental, deixar os tugas nervosos por defender tudo e tal... Mas não "acradito".

Espanha vs França - Cheira a Espanha. A França confiante é perigosa mas depois de levar 2 da Suécia pode ter sido o suficiente para caírem por terra. A Espanha só fez um muito bom jogo contra a pior equipa do Euro, mas acho que agora que é "a sério" não vai vacilar.

Alemanha vs Grécia - Adorava uma gracinha da Grécia, mas acho mesmo que é tão provável como outro Tuga ganhar o Euromilhões... Ontem foi um tuga? Ai... tu queres ver?

Inglaterra vs Itália - A Inglaterra joga muito pouco e a Itália é mais forte do que parece. Acho mesmo que vão vergar o Rooney e companhia.

Meias-Finais:

Portugal vs Espanha - Depois do 4-0 num amigável, vai ser um jogo engraçado. Portugal não vai querer a bola (quem tenta ter a bola contra a Espanha perde) e pode fazer uma surpresa. Ou estou simplesmente demasiado ao lado da selecção e não consigo perceber que vão perder este jogo.

Alemanha vs Itália - A Alemanha vai ganhar isto porque já se viu que mesmo defendendo bem o Gomez resolve a coisa num lance mesmo que fortuito. O Balotelli mata 3 Nazis e a coisa resolve-se assim.

Final:

Portugal vs Alemanha - Tal como no Euro 2004 Portugal perde o 1º e o último jogo frente ao mesmo adversário. No dia seguinte TODOS os jornais vão escrever "No Futebol são 11 contra 11 e no fim ganha a Alemanha". 


PS: Paulo Bento ganha o prémio de "estilo" e o Ronaldo perde o prémio de melhor jogador para o Gomez.

2 comentários:

Anónimo disse...

não sei..tenho algum receio do meio campo checo.. aqueles pilares, jiraceks, rosickys, etc.. que parecem ter mais pezinhos que os nossos moutinhos e meireles nos preguem uma partida.

mas acho que ganhamos..

no resto só discordo do alemanha grecia. como e evidente, vai ganhar a grecia. daqui a 15 anos toda a gente vai olhar para esse jogo como um jogo epico, em que o futebol fintou a politica e a economia, em que os gregos se vingaram dos alemaes, etc.. é isto ou então sou eu que gosto muito desta dimensão epica do jogo.
logo se vê!

discordo também do vencedor. a italia vai limpar isto de uma forma tão simples, mas tão simples, que até vai meter nojo. é que os gajos nem precisam de correr.

o prilo está a fazer um europeu absolutamente magistral. o unico que lhe faz sombra é o iniesta.

David Duarte disse...

Este é capaz de ser um dos europeus mais equilibrados de sempre onde nehuma equipa, até agora, provou ser favorita clara (a mais proxima é a Alemanha, mas no jogo contra Portugal provaram que não são papões). Senão vejamos os ultimos EURO:

EURO 2008 : uma Espanha claramente favorita e que ganhou a competição. Uma Alemanha sempre presente mas sem armas contra os espanhois que tiveram no jogo com a Italia o seu jogo mais dificil.

EURO 2004 : EURO atipico onde as grandes nações vacilaram todas (a diferença com o EURO 2012 onde todas estão presentes excepto a Holanda).

EURO 2000 : França, clara favorita, dominou jogando um futebol que para mim so é ultrapassado pela Holanda de 88. O melhor EURO de todos os tempos.

EURO 1996 : Alemanha que ainda era a Alemanha (ou seja, ganhava sempre no final). Favorito = vencedor.

Portugal està bem posicionado. Tem vindo a melhorar com os jogos e isso é algo bastante importante. Pode ganhar o EURO mas, tal como Portugal, os outros também.

Uma Espanha muito irregular que cheira a fim de ciclo. Mas continua num nivel bastante alto. Alemanha muito regular sem ser espectacular (e é esta a Alemanha que ganha). Italia... não sei porquê mas desde o inicio do EURO que penso que eles podem ser a "surpresa" (não tenho argumentos, é uma convicção). Uma França muito fraquinha, em construcção e com egos que não se reconciliam (Nasri, Ribéry, Ben Harfa). A Inglaterra também fraquinha, sem fio de jogo onde so as bolas paradas e o Rooney podem criar perigo.

Depois, temos a Grécia e a Rep. Checa. Esta ultima està longe de ser a Rep. Checa de outros tempos, mas é bem capaz de enervar Portugal e aproveitar-se disso. A Grécia... bom vão dar tudo contra os alemães! Eles sabem que se ganharem no dia seguinte a economia grega começa a crescer de 5%!

Por estas razões digo que Portugal tem hipoteses de ganhar o EURO, mas isto està tudo muito equilibrado.