16 agosto 2012

Benfica, clube do Regime?

O Ontem Vi-te no Estádio da Luz falou de um tema que já foi falado muitas vezes mas que nunca é demais recordar, isto porque parece haver ainda quem ache que o Benfica era beneficiado na altura do Salazar.

Ora, como podem ver nesta foto, os Lagartos saúdam o nosso grande Líder (seria o Salazar ou o Luís Filipe Vieria?) e os gajos do Benfica estão com cara de "está tudo parvo?":

















"Ah, mas isso não quer dizer nada!" pois, então não sei o que quererá dizer alguma coisa...

12 comentários:

Pé do André disse...

Eu acho que eles estao a responder a pergunta:

Quem quer uma sandes de frango e uma laranja no final do jogo?

jjt disse...

Tal como comentei no "ontem vi-te no estádio da luz", esta imagem não é tão expressiva e incriminadora como parece. Já a que colocaram no post seguinte...

A liberdade de escolha só existe verdadeiramente quando há liberdade política. Infelizmente, na época não havia liberdade de escolha perante este gesto. Mas havia noutros e é nesses outros que o Benfica se mostrou como clube do regime. Do regime de excepção.

Tivemos eleições antes de todos os outros, e pagámos por isso. Não inaugurámos o estádio na data que o regime queria, e pagámos por isso. Tinhamos pessoas na direcção que eram anti-regime, e pagámos por isso.

Houve, no entanto, situações impossiveis de evitar e a saudação fascista (ou olimpica) é uma delas. Uma breve pesquisa nos arquivos históricos e dos jornais da época, provam facilmente que todos os clubes faziam a saudação. Todos! Infelizmente, até o nosso. Há uma excepção: http://aventar.eu/2012/05/16/no-futebol-tambem-tivemos-herois/ Mas mesmo neste caso que é de salutar, a situação só se resolveu porque o Belenenses era... próximo do regime.

Em suma, o que gostaria de salientar é que todos os clubes passaram pelo momento retratado mas poucos se podem gabar, como nós, de não ter feito tudo o que o regime queria. Mais do que isso, poucos se podem gabar de ter sido uma voz audível numa época de silêncios comprados.

Ser benfiquista é ser nobre e saber agir com valor, regras ou mesmo alto sentido moral. É não reagir violentamente quando alguns procuram reescrever a história, procurando antes dar-lhes uma lição. De história. Já que temos uma bem fértil para lhes ensinar. Cheia de momentos valorosos como aquele em que toda a equipa abandonou um hotel "racista" na Madeira por estes exigirem que o atleta Guilherme Espirito Santo ficasse num anexo, em 1947.

A história do Benfica faz-se destes gestos e confesso que gostava que os jogadores, direcção e treinadores não se esquecessem nunca disso...

InvisibleKid disse...

é daqueles assuntos demasiado sérios para se olhar com "palas clubisticas"

toda uma população teve q passar pelo mesmo q esses jogadores...mas ha diferenças, e como aqui ja foi dito, o nosso clube era bem diferente dos restantes, com ou sem saudação... neste assunto nao temos nada q nos faça baixar os olhos, pelo contrario

Anónimo disse...

Vê-se claramente na foto que respondendo à pergunta do capitão…”quem é que quer dar um tareão nestes artolas de vermelho aqui ao lado” os atletas dos Sporting Clube de Portugal respondem levantando o braço e escolhendo ordeiramente a sua vez !!
Tentar colar isto a qq espécie de saudação fascista é uma Luisãozice.

Anónimo disse...

Vê-se claramente na foto que respondendo à pergunta do capitão…”quem é que quer dar um tareão nestes artolas de vermelho aqui ao lado” os atletas dos Sporting Clube de Portugal respondem levantando o braço e escolhendo ordeiramente a sua vez !!
Tentar colar isto a qq espécie de saudação fascista é uma Luisãozice.

VG disse...

LOL Depois da entrevista do Coluna a confirmar que o benfica era o clube do regime e da foto da saudação (essa sim, todos os jogadores de braço e mão bem esticadas) de jogadores do benfica... Só dá para rir!
Gordo vai para a baliza e cala-te! lol

Corvo disse...

mas esta foto prova alguma coisa? Sabes lá se os jogadores do Sporting não estavam a cumprimentar os seus adeptos como ainda acontece actualmente antes de o inicio dos jogos, para não falar da entrevista ao Coluna já aqui referida. O gordo vai-te encher de bolas de berlim...

Jahwork disse...

Porra Gordo, este remate parece saído do pé do Sérgio Ramos!

Sabes bem mais que isto...

Manuel Nascimento disse...

Sou Sportinguista e adoro visitar este blog Gordo, gosto realmente do espaço e do teu bom humor e da forma leviana e da paixão com que abordas todos os temas do teu clube. Sinto-me bem aqui, refresca.

Mas apoio incondicionalmente o último comentário. Chateia-me zero essa imagem, o que me chateia é que... tu sabes bem mais que isto.

Um abraço,

Manuel disse...

ò gordo tira as palas dos olhos e vê se não encontras as fotos de jogadores do benfica a fazerem o mesmo...a sério o teu blogue é engraçado, mas se cais na parvoíce, passa a ser mais um blog estúpido entre tantos outros.

Lucifer disse...

Gordo, mandei-te um mail sobre o tema. Claramente se ve quem era protegido do regime (Porto escapou de descer de divisao duas vezes) e quem mais foi prejudicado com o 25 de Abril (sporting, 20 anos - 2 campeonatos)

So não ve quem não quer ver.

João disse...

Oh gordo eu até gosto do teu blog mas neste post estás a falar disto não estás? http://3.bp.blogspot.com/-o-xgyqK44y8/T-IeWzOrQZI/AAAAAAAACDM/Rf-9ZrnDhvY/s1600/23tplw1.jpg