20 abril 2007

Abençoada Final

Há quem diga por aí que, neste momento, as equipas que estão a praticar melhor futebol em Portugal são o Sporting e o Belenenses.

Quem sou eu para duvidar?

Só sei que acho sempre comovente os percursos dos clubes na Taça de Portugal.

Ao contrário do que a maior parte das pessoas acha, para mim a Taça de Portugal é a mais bonita competição de futebol no nosso país. Ela é, de facto, a única que engloba todas as equipas portuguesas e, como tal, é através dela que se descobre quem foi o melhor clube português nesse ano. Para além de achar muito mais piada ao "bota-fora" que às "duas-voltas". A regularidade não tem emoção. A eliminatória sim.

Fiquei feliz por o Belenenses se apurar para a final. Porque já lá vão 19 anos desde a última vez mas também por ter descoberto que partilho com Jesus, o treinador, a paixão pela final da Taça de Portugal, que é sempre uma festa, jogada naquele estádio maravilhoso - que é de todos nós, como a Amália ou o gene do bigode farto - e que normalmente acontece num dia de sol e bifanas.

Sinto orgulho ao dizer que, sempre que posso, marco presença na final do Jamor, mesmo quando não é o meu clube que joga. Mas agora o Jorge Jesus disse que faz o mesmo vai para 40 anos e eu não tenho como não me sentir muito pequenino...

Vai ser uma final Santa. Parabéns Jesus. Parabéns Bento. Vamos ver qual das (ditas) duas melhores equipas do momento, é a melhor equipa do momento.

Eu, se puder, vou lá estar. Que ganhe o melhor. Mesmo!

Sem comentários: