04 maio 2007

Todos diferentes, todos com mau halito.

Parece que Milan Baros, avançado checo e branco do Lyon, foi suspenso por três jogos devido a um gesto racista contra Stephane Mbia, defesa camaronês e negro do Rennes. Vejamos o que se passou:



O que Baros fez não foi concerteza bonito e é certamente justo castigá-lo. Agora, será aquilo um gesto racista?!?! Para mim, aquilo é a simbologia gestual para a frase "cheiras mal da boca". Mais nada. Cheirar mal da boca não tem cor nem credo.

A meu ver, considerar aquilo um gesto racista é estar a sê-lo profundamente. Porque é que aquilo, afinal, é um gesto racista? Porque só os pretos cheiram mal da boca? Porque aquilo não era a propósito do hálito mas sim da transpiração?

Bom, nesse caso aconselho-vos a apanharem o metro ou o autocarro - qualquer carreira serve! - e asseguro-vos que mesmo pela manhãzinha vão poder inalar esse encantador e inebriante perfume que é o odor proveniente dos mais alvos sovacos e perceber que também isso não escolhe raça...

Além de tudo isto, pergunto ainda outra coisa: não estará neste momento Stephane Mbia a achar que este castigo é ele próprio um acto de racismo positivo em relação à sua pessoa? Se tivesse sido ele a fazer o mesmo gesto a Baros, não seria considerado "apenas" falta de fair-play?

Ah, já agora, estas imagens não o mostram mas antes desta cena se ter passado, Mbia cuspiu na cara de Baros. Será por ele ser branco? Terá sido racismo?

Eu duvido.

1 comentário:

B. disse...

Racismo é dizer

"eu não sou racista! Até tenho um amigo preto!"