23 novembro 2009

Makukula

Veio dizer que tinha lugar no plantel do Benfica.


Sendo que temos vários tipos de jogadores rápidos e móveis para o ataque, a verdade é que não temos nenhum com as características reais do Cardozo. E o Kerrisson não é esse jogador, é bem menos poderoso e fixo.

Será que o Makukula (que só não marcou golos em Inglaterra e no Benfica) era alguém a ter em conta?

Do que me lembro dele, não tinha lugar nem a segurar um pilar em obras do estádio.

Mas hey, do que me lembro do Di Maria o ano passado também não tinha lugar nem a segurar as garrafinhas de água da sósia Vanessa Fernandes, e a verdade é que está aí todo maluco e já é estrela da selecção Argentina!

7 comentários:

Tiago disse...

O Makukula não teve muitas hipóteses de jogar no Benfica.

É um bom avançado, mesmo que não seja um fora-de-série. Mas tirando o Cardozo e o Saviola, mais nenhum dos nossos avançados é fora-de-série: nem o Nuno Gomes, nem o Weldon, nem o Keirrison, já para não falar do Mantorras, que era, mas agora já não pode ser.

Além disso, à excepção do Cardozo, o Benfica não tem mais nenhum avançado que possa lutar nas bolas aéreas, face a defesas altos. Existem jogos em que este tipo de avançados são muito úteis, a ganhar bolas em passes longos, a guardar a bola e esperar pela subida dos colegas.

Eu sou da opinião que o Makukula tinha claramente lugar no plantel do Benfica, e que, mesmo que não fosse titular muitas vezes, teria um papel importante em muitos jogos, especialmente quando é necessário alguém com poder de choque, que faça a diferença e complemente os restantes jogadores do ataque, mais tecnicistas (como Aimar, Saviola, Di Maria, Coentrão, etc.).

Marlon Brandão disse...

Mantorras, pá! Para jogar 15 ou 20 minutos é o Mantorra!
O Kerrison n joga nada, não se ambientou, talvez para o ano se o Barça deixar.

Anónimo disse...

De facto Makukula foi mais um cepo que passou pelo Benfica, um pouco como o Karadas que marcou poucos golos embora tenha marcado alguns no início do campeonato e que nos ajudaram na conquista da Liga. Ou como o João Tomás que junto com o Van Hoojdonk marcaram cerca de 40 golos numa época em que o Benfica acabou em 6º. Ou recuando mais no tempo como um Abel ou mesmo um Vata, não tão fortes fisicamente mas rijinhos e combativos que nos deram apenas várias vitórias nos últimos minutos e um título bem como uma final da Taça dos Campeões. E recuando mais ainda como um Maniche que era um verdadeiro tronco. E porque não relembrarmos o Torres que era tudo menos um Zlatan nos tempos dele.

Makukula, ou um avançado que seja forte pelo menos em dois aspectos físicos (pujança física, velocidade ou altura) são sempre úteis num plantel. A saída de Makukula sem que tenhamos alguém que possa fazer as suas vezes é mais uma prova de como ainda continuamos a construir planteis desequilibrados.

Já sei que há muitas equipas de sucesso por essa Europa fora e mesmo pelo Mundo que não têm 2 "cardozos", mas de certeza absoluta que não têm um "Cardozo" como referência primária no ataque e depois uma colecção de jogadores com características completamente diferentes.


Saudações benfiquistas

Filipe Santos

Boniek disse...

O Makukula vai para o Porto. Acho que foi isso que bichanaram o jesus e o Pc no celebre abraço que tão ruidosamente a blogfoesfera benfiquista insiste em não falar.
Gordo, dos outros blogs ainda é como o outro...mas tu pá tu não te elevas tão a serio que não possas aludir (com a tua tradicional ironia)a tão significativo encontro. Estão todos mortinhos por dizer qualquer coisa mas a ortodoxia não deixa.Dá o pontapé de saída , Gordo.

Júri Faustino disse...

Porra, mas será que não temos marcado golos suficientes nos últimos minutos?
Assim de repente lembro-de de uns quantos: Marítimo, Guimarães, Leiria e Naval.
Para que é que precisamos então do Makukula? Vamos gastar 50.000 € por mês para ver o gajo fazer 3 faltas no último minuto só na esperança que a bola sobre para o Saviola?
Trocava o Makukula por um pontapé nos tomates.

B. disse...

A minha dúvida é:

O Cardozo não pode jogar.

Preferes que entre o Nuno Gomes, o Keirrison ou o Makukula?

Júri Faustino disse...

Prefiro o Bynia a ponta-de-lança, o Sassi Pererê, o Moretto ou o próprio Luis Filipe Vieira.
Mais a sério, depende do jogo, mas tendencialmente Keirrison.