27 agosto 2010

Sorteio

Alguém me explica porque é que há equipas que só podem calhar em 2 ou 3 grupos?

A única explicação que conheço é serem da mesma nacionalidade. Mais nada...

Que confusão!

8 comentários:

R.F. disse...

Boas,

Isto acontece para as equipas do mesmo pais, jogarem em dias diferentes na semana de jogos.

Deixo aqui a fonte para se perceber melhor:
http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/draws/index.html

Joao Martins Cotrim disse...

os principais é mesmo a volta da nacionalidade... exemplo da champions ( jogos a terça e quarta): o benfica calhou no grupo B, os grupos de A a D jogam sempre no mesmo dia (ex: começam á terça), e os de E a H (ex: começam na quarta). O Braga tinha de ficar de E a H para jogar em dias diferentes que o benfica. e Este ano As equipas russas (rubin e spartak) tinham de jogar o ultimo jogo ( 8 dezembro ) fora de casa pq nessa altura na russia a meteorologia não favorece o futebol... e por agora não vejo mais nenhuma...

Anónimo disse...

Então como se explica o caso do Basileia?

É a única equipa suiça mas não podia calhar no grupo do Benfica, por exemplo...

pontaesquecida.blogspot.com

Anónimo disse...

há três condicionantes: pote de origem (ranking), país de origem e horário de transmissão (duas equipas do mesmo país não podem estar no mesmo grupo nem no mesmo horário de transmissão).

Eu sou contra isto tudo, principalmente contra a existência de cabeças de série em qualquer sorteio de qualquer competição (CL, EL, Mundiais, europeus, playoffs, etc). Sou a favor de sorteios absolutos, de forma a que as equipas pequenas tenham hipóteses de ir mais longe e a tornar os resultados finais mais incertos. Assim se faz os espectáculo. O que se faz hoje em dia é mau para o espectáculo. Quanto a mim, Champion e Europa são uma seca, porque chegam ao final sempre os mesmos. Com sinceridade, ando farto de ver manchester-inter, real-arsenal ou milão-barcelona. É sempre a mesma merda. Na NBA é que fazem bem: a incerteza é total, e os grandes não são protegidos logo à partida.

Señor Fox disse...

Na NBA os sorteios são aleatórios?

Impressionante. E não é que nos playoffs calha sempre o 1º contra o 8º; o 2º contra o 7º, etc etc.

Os americanos são 'muita' bons a sortear.

Nuno Leao disse...

A NBA é um bom exemplo. Os sorteios não são aleatórios, porque nem há. Já toda gente sabe que o 1º vai jogar com o 8º. Por isso mesmo quem quiser que se esforce para ficar em 1º e fugir ao 8º.
Agora é um bom exemplo no sentido em que o resto tende a beneficiar o equilíbrio. Por exemplo no draft dos jogadores os últimos classificados tem mais possibilidades de ficarem com a 1ª posição do que o campeão em titulo que é o que tem menos possibilidades. Ou sejam, os mais fracos vão escolher primeiro para que haja equilíbrio.
Mas lá como cá depois domina o principio que os melhores jogos devem estar para o fim. Que me interessa ver uma final com o Real contra o Kazim, se os tubarões foram todos eliminados pelo Real e o Kazim só eliminou marretas? Isto é um desporto mas também é um negócio. Olhem para as finais da taça de Portugal e há finais que nem as TVs querem passar.

Anónimo disse...

por acaso não sei se os sorteios são aleatórios. Cometi esse excesso. No entanto, parece-me que a incerteza constante face aos resultados finais provem de uma nitida igualdade de circunstâncias entre todas as equipas.

MAs longe de mim defender as americanadas. Só acho injusto que a FIFA, em todos os sorteios e competições, tente beneficiar os clubes que, à partida, pelos seus orçamentos, já são muito mais fortes que todos os outros. Creio que os sorteios deviam fazer precisamente o contrário: proteger os pequenos clubes dos predadores endinheirados! Para dar mais equilíbrio e espectacularidade às provas!

E contra mim falo, que sou adepto de um clube que é sempre cabeça de série e está sempre nos potes 1 ou 2 da Liga dos Campeões: FCP.

R.F. disse...

Provavelmente o caso do Basileia aconteceu, por alguma equipa do seu pote ter de ir para os 4 primeiros grupos(onde se inclui o do Benfica.)