20 setembro 2008

Finalmente o Nápoles Benfica.

Jogámos por fases, tivemos bons momentos, trocamos bem a bola no ataque, mas falhamos montes de situações, onde parecemos uma equipa medíocre.

Há quem esteja satisfeito com o resultado, que claramente podia ter sido pior, e com sorte até podia ter sido melhor.

Mas malta, é o Nápoles, não é o Barcelona ou o Chelsea, é uma equipa que sim, está forte e tem muita garra, mas que teoricamente é equipa para termos obrigação de ganhar lá, cá e onde for!!

Enfim, claro que na prática tudo muda, mas o Benfica tem de deixar de ser tão fácil de meter golos, e tem de se dar ao respeito de outra forma, tenho pena que demore tanto tempo uma equipa em que eu realmente acredito...

Individualmente alguns casos:

Quim - A perder fulgor, com uma saída à Ricardo e depois com um golo que é culpa sua, se virem a repetição bem, ele arranca tardíssimo por pensar que a bola vai fora...

Maxi - Pode ir vender gelados para o Uruguai, não faz sentido gastar-se 30 milhões em jogadores e não ter um único lateral direito de raíz no plantel.

Luisão - Entrou receoso, mas pouco depois mostrou que é o patrão da defesa do Benfica.

Sidnei - Acho que desta vez mostrou ao Quique que pode ficar descansado com aquela posição até ao David Luis ficar bom das 35 000 lesões que tem no dedo do pé.

Leo - Sempre a dar tudo o que tem mesmo quando parece que não tem. Com 34 anos não tem medo de arrancar com a bola para a frente, uma lição aos putos que jogam só para o lado.

Martins - Com a função de levar a bola e dar ritmo ao jogo, esteve sempre pronto para ajudar, mas pouco fez, também por ter sido pouco solicitado.

Yebda - Não pára, sempre a lavrar... Fortíssimo, alguns passes falhados e alguma lentidão a largar a bola, mas é um jogador muito útil e se o Katsouranis tiver que entrar no 11, não tirá o lugar ao gigante loiro foleiro.

Urreta - Sem estofo.

Reyes - Ora faz algo que dá gosto, ora fica 50minutos sem ninguém se lembrar que ele está a jogar... Tem de jogar no meio, na linha não faz o que quer nem tem a mesma qualidade de passe.

Di Maria (ou Vanessa Fernandes) - Não consegue mostrar o que todos esperamos, tem lá TUDO, mas não aparece. Todos esperam que haja uma explosão, mas espero que não dê mas é o peido...

Suazo - A nova estrela do Benfica. Claramente um jogador acima da média, e que vai ser MUITO útil ao Benfica. Uma força impressionante, garras afiadas e a semelhança física com o Mantorras, dá-nos esperança!

Katsouranis - Lá está...IMPORTANTÍSSIMO no meio campo. Fica tudo mais calmo...

Balboa - O jogo mais sereno que teve e mais regular, tem medo, arrisca muito pouco, mas deu segurança e perdeu alguma bola? Talvez uma...Mas acho que não mais...Aquele cabelo que parece uma velha do Bronx é que não dá com nada...

Nuno Gomes - Sim, falha muito e parece que não faz nada, mas é um gajo que ainda consigo defender a importância. Nem que seja por subir o nível de bom aspecto do plantel.


PS: Hamsik...Grande jogador...

PS2: Porque não encher de porrada o gajo que lixou o Suazo e aproveitar para dar umas solhas no Blasi que destribuiu mais fruta no jogo que a dona Odete ali do mercado da ribeira?

6 comentários:

Júri Faustino disse...

Boa análise, mas permite-me discordar de alguns pontos:

O Martins é nosso médio centro encarregue das transições. Não pode ser, nem foi, pouco solicitado. Ele é que sistematicamente solicitou mal os companheiros do ataque. Valeu pelo excelente canto do primeiro golo. Mas começa a confirmar ser o flop que se esperava e que sempre foi.

Duvido que o Reyes pegue no meio, mas essa é uma convicção pessoal.

O Balboa é uma merda nunca antes vista.

O Quique é uma besta. Ir jogar a Itália com 5 jogadores que não defendem é dar o jogo ao adversário e pedir para levar baile. Tivemos muita sorte em ter aproveitado 2 lances de bola parada, caso contrário já estavamos eliminados. E pior do que começar mal, foi não perceber o que tinha de corrigir. A substituição ao intervalo deixou-me doente. Depois de 30 minutos sem tocar na bola, o gajo troca extremo por extremo. Brilhante! À la Souness

B. disse...

O Balboa dava mais consistência, a bola perdeu-se menos, e ajuda mais o Maxi. Foi essa a ideia, não acho muito despropositado, porque a perder, não podia deixar de ter muitos jogadores no ataque.

Ter de início sim, acho muito arriscado mesmo, uma coisa é em casa com um merdas, outra coisa é na terra do futebol cínico.

O Martins continuo a achar que é bom jogador, mas a táctica do Quique com dois médios centro apenas, não abre espaço a um jogador como ele, a não ser que defenda melhor e deixe de pensar que é uma estrela.

O Katsouranis para já acho que faria a transição bem, mas quer saír e detesto quando querem saír...

Aimar também não defende, por isso, fica difícil resolver o meio campo. Podia mudar um pouco e passar a jogar mais em losango ou em 433, mas isso faria perder a boa troca de bola que temos no ataque, e os extremos que temos...

Enfim, é difícil, porque esta é das tacticas mais difíceis de implementar numa equipa, têm de ser MUITO resposáveis todos...Enfim, veremos o que aí vem.

Para já lamento muito a lesão do Suazo.

Júri Faustino disse...

Agora sim, concordo quase na íntegra. Espero que tenhas razão quanto ao Balboa.

Quanto ao meio-campo, só consigo imaginar uma fórmula, mas o Quique não anda nem perto dela. É Yebda, Katsoranis e Aimar.
Assim dava para manter 3 avançados bem abertos: Reyes, Suazo e Cardozo.

Veremos, não sabemos é se vamos gostar...

B. disse...

Lá está... 433 do Camacho, mas com 1 trinco em vez de dois.

Di Maria fica banco, mas isso já vai acontecer naturalmente.

Enfim, tenho a dizer que gosto MUITO mais de 2 avançados, do 442, mas com a equipa que temos, ou me surpreendem, ou vamos sofrer muitos golos...

O Yebda já te convence mais presumo, eras demasiado destrutivo com o tanque loiro. Ou é só por falta de opções que o mencionas?

Júri Faustino disse...

Yebda - Confesso que já me convence um pouco mais. Está mais solto e não sendo um fora de série, é bastante completo. Mas se ainda tivesse o Petit...

Também gosto de equipas com 2 avançados, e não gosto do Cardozo sozinho no meio (acho que tem dificuldades em segurar a bola e tabelar com os médios) mas com os extremos que temos, não há outra opção.
Além disso o Suazo não é um extremo puro e pode jogar a segundo avançado, defendendo depois num flanco. O gajo tem ar de quem não se cansa com isso. E em Itália é o pão nosso de cada dia.

MédioCriativo disse...

"Di Maria (ou Vanessa Fernandes)" muito bom!!!

Pessoal... ainda estou de boca aberta aqui com esta janelinha de comentários. Vamos lá a acalmar que isto assim ainda fica parecido com um blogue sério, ok? Ai ai!!!