13 junho 2009

Cardozo todo queimado

No Paraguai fazem a queima do Judas, onde todos os anos por esta altura milhares de pessoas içam a figura mais ridícula do ano e queimam. Trata-se de um boneco mas ainda assim é arder com ele!

O Presidente estava na frente mas a exibição do nosso Cardozo no último jogo, fê-lo disparar para a frente do marcador, como ele costuma fazer no Benfica mas positivamente.

"O povo não perdoa e, quando tudo apontava para que fosse o presidente paraguaio, Fernando Lugo, o eleito para ver um boneco queimado nas festas de San Juan (Paraguai), eis que... Cardozo suplantou tudo e todos nas votações e está com larga vantagem rumo à chacota nacional."

E pronto, temos mais um caso crónico que no clube marca e marca, e na selecção é odiado.


PS: Não fazem disto em Espanha ou na Guiné mas com pessoas reais? É que eu votava no Balboa!

7 comentários:

Luciano Rodrigues disse...

Eheheheh, ao menos os Paraguaios têm juízo. Enquanto os benfiquistas acharem que o Cardozo é um craque, o Benfica não passa da cepa torta. Ao fim de 2 anos, o máximo que posso dizer dele, independentemente dos mais de 40 golos (em todas as competições!), dos quais não mais de 10 ou 15 foram dentro da área, é que é jeitosinho. Se tivesse custado 2 ou 3 milhões, era bom, custando 10 ou 11, é jeitosinho.

E volto a dizer: ou o Jesus faz dele jogador a sério (até porque há algum potencial técnico, mas cheira-me que o físico não deixa ir mais além) ou nem calça com ele.

nuno.leao disse...

"...independentemente dos 40 golos..." (pois, no futebol o que interessa são as reviengas e as trivelas);
"10 ou 15" (estatística à pato bravo);
E já agora o Jardel também era um portento de técnica, não?
Há quem tenha palas nos olhos, mas há outros que arrancam os olhos só para não verem.

Luciano Rodrigues disse...

Nuno, eu sou um defensor acérrimo de que um ponta de lança se define, acima de tudo, pelos golos. Por isso sempre disse, ao contrário da maioria, que o Pauleta era enorme (média de 16 ou 17 golos por época).

Mas golos, para um ponta de lança, são finalização. Não bolas paradas ou meia distância. Claro que é um atributo extra de enorme valia, vamos lá ver, se o Cardozo de repente dentro da área se tornar um matador, é um ponta de lança brutal. Porque junta à finalização na área, uma forte meia distância e excelente capacidade nas bolas paradas.

De resto, os 25 golos ou o que foi, em todas as santas competições (uma inovação no mundo, contabilizar golos em todas as competições!) no primeiro ano, foram uma nota fraquinha para quem custou 10 milhões, sendo titular indiscutível. Qualquer avançado titular de uma equipa que luta pelo título, por fraco que seja, marca pelo menos 20 golos em todas as competições. Por muito fraco que seja.

Devo até dizer que no início pensei que ele fosse mesmo craque, dei de barato a incapacidade física por ainda não estar adaptado ao futebol de contacto e pela ausência de férias e achei que com a capacidade de remate e alguns pormenores podia fazer-se jogador. Mas a verdade é que continua absurdamente lento, sem arranque, fisicamente frágil e, o que corrigiu nas ultimas jornadas, a perder golos em série.

Por isso digo que é "jeitosinho". Não nos podemos esquecer do investimento feito. Por isso digo que, pese embora as limitações, se tivesse custado 2 ou 3 milhões era bom. Agora, custando o que custou haver não sei quantos avançados claramente superiores em Portugal, alguns em equipas inferiores, é mau sinal.

Há uma esperança: Jorge Jesus. Se o Cardozo quiser ficar dias a fio a treinar, pode ser um novo Dady, até porque há semelhanças entre os dois, pese embora o Dady sempre tivesse sido mais solto de movimentos.

jose disse...

Erm, mas quantos golos marcou o homem este ano de meia distancia? Que eu me lembre (so de memoria,....0). E dentro da area, ate foram alguns, mas pronto.
Ja agora, melhorem la o servico ao homem, e talvez ele marque mais uns genero contra o Sporting,Aves,Belenenses e afins. E so uma observcao

Os golos em todas as competicoes sao uma "inovacao" Inglesa, desde ha muitos anos.

22 golos para primeiro ano na Europa, e fraco? Pronto, ta certo. E essa de ser titular os jogos todos, tambem nao e verdade, mas adiante ( O Suazo e que marcou que fartou. 4 nao foi?)

"Qualquer avançado titular de uma equipa que luta pelo título, por fraco que seja, marca pelo menos 20 golos em todas as competições. Por muito fraco que seja."

Viu-se este ano, e o ano passado so mesmo o Lisandro, contando as dadivas e tudo. E ha quantos anos esta ele no Porto?

Realmente, bom,bom, e sempre a galinha da vizinha

B. disse...

Luciano = Alzeimer

Rapaz, este ano não houve mais que 1 golo fora da área se bem me lembro.

Ele marcou os que marcou em meia dúzia de jogos.

Um ponta de lança vive dos golos, e ele nas duas primeiras épocas na europa meteu uns 20 por época!

E é jeitosinho? Então quem é bom?

Dizerem que não gostam de o ver jogar, que não corre, que se mexe pouco, que isto e aquilo... ok, mas o gajo jogou metade do tempo do nené e do liedson e do lisandro etc, e marcou praticamente o mesmo.

Jeitosinho? Enfim...

Gloriosasfera disse...

A Gloriosasfera tem agora um endereço próprio: www.gloriosasfera.com

Obrigado por divulgar.

Luciano Rodrigues disse...

B. não é uma questão de Alzheimer, é uma questão de análise a 2 anos em Portugal, e não aos ultimos 2 meses onde, de facto, esteve muito bem. A finalizar. Mas nos outros 22 meses que cá andou só metia penaltys, livres e pontapés de fora da área. O que um jogador vale não é apenas o que joga, é a relação custo/benefício. E a dele é muito fraca. Se o Rúben Amorim tivesse custado 10 milhões, era barrete. Como custou 800 ou 900 mil euros, é fantástico. O Sidney, como custou 5 milhões tá aprovado, mas não mais que isso. Já os 10 milhões do Cardozo não percebo.

Quanto ao comentários aos "pelo menos 20 golos em todas as competições", acho que é um facto banalíssimo e nem vale a pena andar com contas. Avançado, por fraco que seja, que jogue em quem luta para o título, sendo titular marca pelo menos 10 a 15 golos na Liga mais 5 a 10 nas outras competições, e está feito.

Duro, é marcar golos de toda a forma e feitio no Nacional ou no Paços de Ferreira. Eu não falo de galinhas da vizinha, até porque eu como vizinho não conto para este campeonato. Falo como um apaixonado por futebol.

O que me faz confusão é ver esta cegueira dos benfiquistas com os seus próprios jogadores, que parece que são todos galácticos. É essa falta de exigência que fez o Porto ser tão dominador. E não percebo que cause tanta celeuma alguém colocar em causa não o valor técnico de um jogador, mas a sua relação custo benefício.

Cá continuo à espera que o JJ o faça justificar os 10 milhões. Só mesmo esse mago para o conseguir! ;)