Calos
No fundo, este jogo na Grécia foi o primeiro teste (mais ou menos) a sério ao Benfica desta época. O Campeonato nacional transformou-se numa coisa tão fraquinha, tão "de fachada", com clubes na miséria a viver de jogadores emprestados pelos três grandes, que não serve de bitola para nenhuma competição europeia.
Estofo europeu só se tem indo lá muitas vezes. Ganhando calo. O Porto já tem isso quase sem querer. Jogadores como o Rolando, por exemplo, começam a jogar bem logo ao primeiro jogo europeu. Não têm sequer que pensar em nervosismos. É toda uma dinâmica.
O Sporting, convenhamos, está numa situação ainda mais difícil porque não tem nem o calo que o Porto adquiriu nos últimos anos, nem aquilo que nos é tantas vezes apontado como o nosso pior defeito actual mas que continua a ajudar-nos muito: uma história gloriosa que ainda hoje faz eco na Europa futebolística.
Não quero com isto dizer que o Porto vai ser Campeão Europeu ou que o Sporting vai sair de competição antes do Benfica. Apenas registei (tal como o B) o respeitinho com que o Atlético foi ao Dragão, a forma mais ou menos "aleatória" como o Sporting venceu aquele jogo e ao mesmo tempo a importância que teve aquela derrota do Benfica para se abrir os olhos, perceber o real valor da equipa e não embandeirar em arco.
Ou seja, meu amigo B, talvez este ano afinal ainda não dê para ganharmos a Liga dos Campeões mesmo estando inscritos na Liga Europa... esqueçamos esse objectivo. Mas os outros são para manter!
Sem comentários:
Enviar um comentário