10 novembro 2009

Jornada

O Braga perdeu gás e logo contra o rival mais rival de todos... Golão e lá se foi a invencibilidade que devia ter acabado há mais tempo.



O Porto perdeu contra o já muito chato Marítimo. Os insulares não perderam contra nenhum dos grandes na 1ª volta. Foram massacrados contra o Benfica mas arrancaram um empate, jogaram no melhor jogo da época do Sporting mas arrancaram um empate, e ganharam ao Porto.

O Porto é uma sombra do que era. Tem muitos bons jogadores, tem futebol, mas falta-lhe a calma, frieza e talvez o Lucho e mesmo o Lisandro. Quando já se pensava que o Falcao era melhor que o Lisandro, temos visto este rapaz a perder algum gás e sem a estrelinha das primeiras jornadas.

O Porto não tinha um arranque tão mau há muitos anos. Mas é fortíssimo e sabe sempre dar a volta.


O Sporting começa a ser mesmo complicado comentar. O adjunto teve a oportunidade de mudar alguma coisa sem NADA a perder... Mas repetiu todos os erros do Paulo Bento. Mudou zero. Até parecia ter sido boa ideia com o resultado ao intervalo, mas se sofrer um golo do João Tomás é mau, o Sporting pela 2ª vez sofreu 2... (o outro jogo foi contra o Benfica na altura do Mourinho).

O Caicedo é mais que aquilo, mas a verdade é que não o consegue mostrar, e falhou novamente o que podia ter sido a salvação do Sporting e porque não do próprio Paulo Bento.

Muito mau, 8º lugar e menos do que metade dos pontos conquistados.


O Benfica tem estrelinha e joga muito bom futebol. São 2 coisas que juntas normalmente dão títulos. Continuo cauteloso quanto a acreditar que vamos ser campeões, mas a verdade é que o jogo de ontem foi um pouco a cara do que é um campeão. Alguém que joga forte, ataca muito, e tem alguma sorte no meio de tanto azar.

O GK da Naval fez o jogo da vida (como todos os que passam na Luz) mas não conseguiu defender o tiro de cabeça do Javi. Foi a histeria e a loucura total. Gritei tanto no carro que na Almirante Reis pensavam que eu era maluco, e cheguei a casa fui beber um cházinho de limão para acalmar a garganta.

Mais que o golo é a união à volta do golo... O David Luiz (o nosso futuro capitão espero... Tens toda a razão Médio...) de joelhos e depois histérico, o Di Maria louco aos saltos tipo eu, e o Javi... O Javi está cá há 3 meses e chorou no golo que marcou... Têm noção do sinal de união de balneário que é isto?

Porra, fica mesmo difícil de não acreditar que é possível...

Uma coisa é certa, até podemos não ser campeões, mas a jogar assim sei que há esperança, se não for neste ano é no próximo... Não há a descrença eterna instalada.


Sou doente pelo Benfica, assumo, mas sei que é a doença mais bonita do mundo...

10 comentários:

Rodrigo. disse...

Também prefiro sempre ser cauteloso...mas fica mesmo dificil!!
Até me vêm as lágrimas aos olhos!!
Carrega Benfica!!

Bananaman disse...

Partilho completamente dos sentimentos vividos.
Grande joga do David Luiz !
Estava possesso o rapaz !

RA disse...

Quanto ficou o Lousanense?

Que blog elitista, man...

MédioCriativo disse...

B,

Quase me comoveste com este post (comoveste mesmo mas um gajo não pode assumir este tipo de frescuras!).

O David Luiz é mesmo gigante (e Capitão, com ou sem braçadeira)! Foi mesmo ele quem deu inicio, ainda antes do golo, ao histerismo total quando se virou para a bancada e puxou com os dois braços pelos sócios que responderam imediatamente: 42.000 pessoas levantaram-se em simultâneo, berrando a plenos pulmões "Benfica, Benfica, Benfica" para, logo a seguir, cada uma dessas pessoas inventar mais dois pulmões e gritar a plenos-pulmões-mais-dois, numa loucura que eu não vivia no estádio da Luz há muito tempo.

É lindo sentir aquilo LÁ, enquanto gritamos e saltamos e abraçamos QUEM QUER que esteja ao nosso lado! Lindo!

Anónimo disse...

eu no estádio, só reparei no ruben amorim, completamente sozinho no meio-campo deitado no relvado e provavelmente a chorar. E eu naquele momento estive com ele.

Karoglan disse...

Penso que este jogo (à partida tomado como apenas "mais um importante") foi um marco psicológico para nossa equipa em termos de crença e união do balneário, mas também na relação do público com a equipa. Foi memorável, o público puxou o jogo todo!
E depois no lace do golo...sublime histeria, em pleno trânsito.
Confesso que não vi o golo ao vivo, ouvi apenas, tal como o B. Tinha estado a ver o jogo todo na tv, mas tive que me fazer à estrada 5min antes de acabar. Já com pouca esperança em mais um centro, depois de ter passado 80 e tal minutos a ver dezenas deles serem rechaçados pela defesa, ou super-redes da Naval, estou parado num semáforo em plena Av de Berna (ao lado da sede do Porto). Ouço que o david luis entre outros puxavam pelos adeptos para aquele livre, ouço os adeptos aos berros e, golo! goooooo... epá só me lembro de apitar e gritar e esbracejar sozinho durante uns 20 segundos sozinho no carro. E quando olho para o lado todo contente, está um fiat punto tb parado no semáforo, com um galhardete do Sporting no retrovisor e um condutor acenando que não com a cabeça, a sorrir cumplicemente.
Soube-me melhor este golo do que os 6 ao nacional todos juntos, pq teve história, foi decisivo e sofrido, e acredito que se viermos a ser campeões ajudou muito mais do que os dois pontos que nos deu neste jogo.

MédioCriativo disse...

Karoglan,

Já agora, concordo plenamente com essa "teoria do marco psicológico". Aliás, antes do jogo, eu e os amigos que estavam comigo estivemos a falar sobre isso mesmo. Este jogo foi mais importante ainda do que o jogo contra o Sporting em Alvalade na próxima jornada. Porque perder pontos contra a Naval em casa teria sempre um impacto maior e mais nefasto do que perder pontos com o Sporting em casa deste.

Eh eh... boa história essa do semáforo. Obrigado

Anónimo disse...

tudo se paga, e o jesus não sabe gerir físicamente uma equipa para a época inteira. o jesualdo, apesar do seus imensos defeitos, é o que melhor sabe fazer: gerir físicamente uma equipa e banco para 30 jornadas mais 10 jogos da liga dos campeões, mais taça. e é nesse ponto que se constroem os campeões: com paciência, calma, e sabendo que o pico de forma não tem que ser na 10ª jornada mas sim na 22ª/23ª.

o benfica vai rebentar, até porque não tem banco. irá rebentar e o estoiro será muito maior, face à euforia que se vive.

e digo mais: irá rebentar também psicologicamente, e até acho que isso irá acontecer primeiro na Taça UEFA, ou liga europa, ou lá o que é que anda a jogar.

RA disse...

Rezas isso todas as noites, anónimo?

Anónimo disse...

não. não me preocupa muito mesmo. e mesmo que o benfica continue com este fulgor físico até ao fim, também não me preocupa, já que o doping há-de surgir.

e mesmo que não surje, e que o benfica seja justamente campeão, tudo limpinho, também não me chateia grande coisa. não podemos ganhar sempre...

quando digo que acho que o benfica vai rebentar, não é o que desejo (se bem que até desejo...), mas sim o que acho sinceramente que vai acontecer.