07 novembro 2009

Sbordem passa a Sporting

Com a saída do Paulo Bento.


Depois, com a saída do Pedro Barbosa, temos certamente um Sporting melhor penteado... Literalmente.

O Paulo Bento fez milagres, mas fazer omeletes com poucos ovos não faz dele um bom treinador, tem essa capacidade importante, sim, mas falta-lhe muita coisa.

A verdade é que chegou para ser 2º e ir à Champions sistematicamente. Ora, isso é giro, mas e ganhar o Campeonato ou ser realmente uma montra do nosso futebol na Champions ao fim de tantas tentativas?

Sempre me pareceu um treinador de clubes médios, daqueles que chateiam os grandes mas que nunca chegam a ser grandes.

Odiava as conferências onde só este ano e salvo uma ou outra excepção, perdia pontos SEMPRE por culpa dos árbitros e nunca por jogar mal. Este ano foi difícil de esconder isso.

O seu forte era a defesa e o Liedson, o Liedson não resolveu este ano e a defesa começou a dar buraco. Estes 2 factores juntos deu no que deu...

O próximo treinador vai ter tarefa difícil e ou corre MUITO PIOR, ou então reagem por ser novidade e podem acordar, mas são capazes deste ano já não irem a tempo de quase nada.

Falar da depressão sentida em Alvalade por causa do bom momento do Benfica explica o tal sentimento de inferioridade em relação ao Benfica, que todos conhecemos e que este blogue tem alguns desses no meio de tantos comentários. Foi honesto e duro para com os adeptos Sportinguistas. Gostei.

No fim é mais fácil gostar dos treinadores, e fiquei a gostar mais dele, principalmente porque ele pensa mesmo nos factores todos e analisa... É ridículo a reagir a quente ou a falar de arbitragens ou até tacticamente, mas gostei do seu fim.

Hipóteses para o suceder?

Co Adrianse (é maluco mas limpou isto com facilidade, mas só o fez com um plantel de luxo perdendo de forma humilhante na Champions e jogou sempre mal com os grandes.),
Vilas Boas (o que dizem ser o novo Mourinho, aos 25 anos já era olheiro do Mourinho e aprendeu muita coisa, pode ser que seja uma aposta boa mas de risco...),
Cajuda (profundo conhecedor do futebol Português, já mostrou que sabe mas é pouco constante),
Manuel Machado (parece-me o mais razoável, percebe disto mas tem a mancha no currículo do fracasso em Braga...),
Domingos (quem lhes dera mas duvido que vá, o rapaz vai esperar que o Porto acabe o contrato com o Jesualdo para ele ir direitinho para lá) e os milionários:
Scolari (AMAVA!!!! Era o enterro final...) e
Juande Ramos (excelente treinador, talhado para Espanha, podia dar noutro Quique ou na salvação, mas não têm dinheiro...)

4 comentários:

Pé do André disse...

Nao sei se sera assim em Alvalade, mas aqui em Londres a depressao e' mesmo devido aos maus resultados do Sporting, o Benfica nao tem culpa... o Benfica ate ajuda por que vai dando pra ver excelentes jogos de futebol tanto quando perde mas sobretudo quando ganha.

Fico ate com a impressao que nao te contentando com as vitorias do Benfica lhes queres acrescentar algo mais do que o simples prazer da vitoria por si, so.

Treinador do Sporting... tem que ser um gajo maluco... preferia um portugues... O Vilas-boas e' um potencial Paulo Bento, quando este chegou ha 4 anos...

Erk disse...

Co, não! Se é para levarmos no dito, tinha ficado o anterior. Ou ia chamar-se o Peseiro. Jogábonitô e tomáh no Cô!

Villas Boas, eventualmente. Mas o gajo já disse que não vem. Não parece mau em dois jogos. E mesmo que seja um novo Paulo Bento, não me esqueço que este fez um bom trabalho nos 4 anos, que os maledicentes não conseguirão apagar. Portanto, se Vilas Boas fizer um trabalho parecido durante 4 anos, não será negativo.

Cajuda. O eterno treinador de equipas de meio da tabela? Ou de equipas que estão desesperadas para não descer? Embora tenha respeito pelo mister Cajuda, que está bem referenciado aqui no Leiria, não é treinador para um grande.

Manel MacShade. Depois dos 6, não. É um péssimo curriculo. Como se se propusesse para capitão do Titanic, um capitão educadíssimo especialista em ir contra icebergs.

Domingos, partilho da opinião do B. de que está na calha para o Porto. Se bem que há quem jure que é o Paulo Bento, porque o Pintacosta não vai à bola com Domingos...

Scolari, felizmente não há papel para ele vir... Gostei dele a seleccionador, mas como o mundo inteiro sabia, excepto Abramovic e ele próprio, não é treinador de clube. Nem liga às camadas de formação, coisa em que o Sporting é especialista.

Juande Ramos? E papel?

Olha e sugiro eu o Jorge Costa. É outra possibilidade... Não?

Pé do André disse...

Jorge Costa, hipotese tao estranha que e's capaz de ter razao... embora o Bettencourt tenha dito que sera um gajo Portugues... e experiente.

Espero e' que nao seja experiente a descer de divisao.

Erk disse...

Pé do andré,

o JC ainda é recordado aí no Charlton. O Tanque Português, acho que é a alcunha que lhe puseram.

O ano passado, levou o Olhanense à primeira divisão, sem espinhas.

É promissor. Está identificado com o Sporting. É humilde. E não é caro...