Continuando o tema que o Pinto da Costa anda DOENTE e BORRADO com o Benfica
Mais um leitor nosso explicou muito bem pelas suas palavras a vergonha que foi, um momento que seria de homenagem ao Pedroto, passou para um show de ressabianço inigualável por parte do Pinto da Costa, uma falta de respeito tremenda... O homem nem os mortos respeita:
"Aquilo que parecia ser uma homenagem a José Pedroto, 25 anos após a sua morte, pelo presidente do FC Porto, transformou-se num discurso incendiário com sinais de sobrenatural, desrespeitando a presença de amigos e familiares do antigo treinador em prol do odioso inimigo vermelho. Temo, porém, que o discurso perante tão estimado auditório serviu para expurgar pecados passados em que ambos foram unha com carne: a insubordinação perante Américo de Sá, no famoso "verão quente", os ataques insultuosos a Mário Wilson, a vergonhosa intimidação da Selecção Nacional, na estação de Campanhã, utilizada como arma de arremesso numa ridícula guerrilha Norte-Sul. A constante diabolização de "Lisboa a arder" valeu a união e o apoio mútuo entre sportinguistas e benfiquistas, na temporada de 79/80, onde venceram campeonato e taça, impensável nos dias de hoje. Porque movimentos descentralizadores, regionalistas, apesar de terem razão de existirem numa perspectiva de desenvolvimento, não são consentâneos com discursos brejeiros, revanchistas, que se traduzem num complexo de inferioridade bolorento.
http://dylans.blogs.sapo.pt/"
http://dylans.blogs.sapo.pt/"
9 comentários:
Pelos desmandos do centralismo de sócrates, coisa que nada tem a ver com o futebol, a frase "Lisboa a arder" volta a fazer sentido (e com razão) na cabeça de muita gente do norte.
Porque sofrem na pele o tratamento desigual dado aos investimentos e economias das duas regiões.
Para comprovares isto convido-te a sair da capital e dar uma volta pelo país real aos fins-de-semana.
Futebol é circo, mas pão ainda é pão.
Faz parte do meu trabalho ter semanas a fio mais longe de Lisboa do que perto...
É normal as capitais serem o centro principal da economia do país... Mais populosas, mais gratificadas geograficamente, e com um povo mais preparado para as mudanças que o mundo novo nos traz, e todas as adaptações ao que o mercado nos obriga.
Se começarem por aí não se dão mal, se deixarem de ser regionalistas, podem acreditar que vão ter melhorias.
As vossas empresas são mais regionalistas que as de Lisboa. Logo, o problema é vosso e nunca vai mudar, porque a vossa revolta é contra vocês mesmos, sendo Lisboa um mero bode expiatório.
Preocupam-se em querer salvar o mundo quando a guerra principal começa no vosso quintal.
acreditas mesmo nisso?
novo aeroporto, tgv, expo, ccb, requalificação da marginal, ccb, auto-estradas paralelas, nova ponte, expansão do metro... dá-me lá um exemplo ao contrário que se verifique no resto do país...
"É normal as capitais serem o centro principal da economia do país" assim de repente lembro-me de - alemanha, itália, espanha, holanda, brasil, eua...
"Mais populosas, mais gratificadas geograficamente" a primeira parte retira-lhe 500.00 funcionários públicos e o sugar de empregos do resto do país e imagina como seria, a segunda parte sinceramente não percebi
"com um povo mais preparado para as mudanças que o mundo novo nos traz, e todas as adaptações ao que o mercado nos obriga" - vai ver de onde saem a maioria das exportações...
PS: não tenho nada contra Lisboa, como diz o Malato "já fui muito feliz aí". Nem contra o Benfica, as picardias são giras e um campeonato sem benfica ou sem porto não teria a mesma piada.
O que me preoucupa são tachistas e negociatas dos institutos disto e daquilo, das Mota-Engis, das PTs, das EDPs... que vivem á custa desse centralismo e que não contribuem nada para enriquecer o país, acho que isto também te deveria preocupar, senão mais tarde ou mais cedo pagamos todos a factura... eu não pago porque não vivo em Portugal... mas ficaria muito triste
Oh antónio mas achas que não há tachos no Norte? E no Sul, e na Beira Interior e na Madeira e em todo lado? Lisboa inventou os tachos?? Não é o centralismo a resposta p todos os males, e p este n é de certeza, é transversal ao país, é cultural como as cunhas, ou a sardinha.
O metro de Lisboa é uma empresa privada, cujas obras são financiadas 76% pela união europeia, e mto do q resta é dinheiro da autarquia, tal como no metro do Porto. A nova ponte é prejudicial para lisboa, advém do novo aeroporto que tb é pior que ter aqui o da Portela, sabes quanto dinheiro significa ter aqui o aeroporto? Vai embora. Era uma das bandeiras do santana mantê-lo cá e n era por acaso.
O TVG?? Vai p o porto daqui e de lá p vigo a dar prejuizo de milhões ao país só para calar os anti-centralistas. Apenas o de lx-madrid poderia eventualmente dar certo, e mm assim n se sabe ao certo.
Haverá centralismo, mas tb há 2,6 milhões de portugueses a viver na área metropolitana de lisboa e vale do tejo.
O problema são as obras desnecessárias que são feitas para alimentar o monstro insaciável que são as gds construtoras deste país há décadas e décadas. Mas é geral, continental e ilhas, não me venham com centralismos. De qq forma a regionalização está no prog do governo, vai ser tudo lindo e rosas a partir daí, já estou a ver agora.
O que me chateia é ouvir alguns portuenses a queixarem-se da marginalização do norte quando são elas a '2ªcidade' do país, com tudo o que daí advém.
E falam do norte desertificado e pobre como se esse norte fossem eles.
E o Alentejo e o interior e por aí fora. Eu acredito que seja chato não ser o mais beneficiado em detrimento do resto do país, mas não lhes dá razão para achar que o resto do país são eles.
Fox27: Eu nunca disse que o norte e o porto são o resto do país... que sejam os únicos com voz é bem diferente.
Anónimo.... zzzzz... o metro do porto e lisboa são empresas privadas... no comments
Empresa privada era sarcasmo, pq comporta-se como se o fosse. Se fosse uma empresa pública ao serviço de lisboa e dos lisboetas estaria a expandir-se para as amoreiras alcântara e belém, em vez de odivelas e amadora e sacavém.. não fechava às uma às 6as e sábados, etc...
Mas teres reduzido o meu comentário acima ao um eventual engano nesse ponto demonstra bem a tua vontade de rebater os restantes. E podia continuar... Não têm voz! hahaha Essa é nova, muito boa, a sério... lindo.
Tenta ser um pouco menos parcial e tenta falar de futebol. Tu és o verdadeiro adepto ferrenho ou seja ves tudo menos o que interessa ao verdadeiro futebol. Só analisas polemicas e fediveres, agora futebol jogado esta quieto. tem que se lhe diga tambem saber falar de futebol por isso ate te compreendo. Continua com o "bom trabalho" que estas a desenvolver.
Nunca se quis ser imparcial neste blogue. Fala-se como se fala numa tasca, do que se fala numa tasca e sobre o que se fala numa tasca.
Queres boas análises espreita o blogue do Freitas-Lobo ou outra coisa qualquer, estás no lugar errado.
Mas obrigado pela dica!
Seja como for, vou tentar dar mais espaço a análises de Futebol propriamente dito...
Enviar um comentário