«Amo Portugal (...) mas não sou português»
Já aqui (e em todo o lado!) se falou muito sobre a legitimidade, ou não, de jogadores nascidos noutro país jogarem pela Selecção Nacional Portuguesa.
Para os que não se recordam, é algo que me faz confusão mas que no mundo actual, globalizado, não me choca. Até porque acho perfeitamente normal que qualquer estrangeiro se "aportuguese" ao fim de alguns anos aqui a residir e trabalhar intensamente. Como aliás, acho ser o caso do Pepe.
Sim, eu sei que isto é poesia e o lugar dele já está reservado mas sinceramente, quem faz declarações como as que o Deco fez, quanto a mim, não merece vestir mais a camisola da Selecção. Por muito que isso custe à equipa.

7 comentários:
Estas declarações são sinceras e acabam por não surpreender ninguém. Está numa fase terminal da carreira, já ninguém lhe vai tirar o lugar da selecção para o Mundial. Mas merecia mais admiração se logo no inicio tivesse dito "não sou português, mas quero jogar pela seleçcão portuguesa". Claro que se o fizesse nunca na vida o homem era chamado.
Aliás nos 3 brasileiros naturalizados, o único que me parece sentir-se minimamente português (ou pelo menos esforça-se por isso) é o Pepe.
Juntando-se isto ao facto de o futebol da selecção ser miserável, potencia bastante os tais assobios e "olés" de coimbra. E quem recrimina o público deveria preocuapar-se mais em perceber o motivos desse comportamente em vez de limitar-se ao "se é para assobiar fiquem em casa".
Por mim não vestia mais a camisola da selecção. E alguém imagina o Deco a ter estas declarações se o seleccionador fosse o Scolari? Quando os jogadores sentem que o treinador não manda dizem o k lhes apetece k são convocados na mesma.
É bem feito, andarem a meter jogadores brasileiros na Selecção...
Roco,
Er... estás a falar com quem? Eu não meti ninguém em lado nenhum...
Pois, eu também sou contra naturalizados na selecção, e acrescento: ISSO É ESTÚPIDO!
Qual é a lógica de organizar competições entre países, para ver quem é o melhor, e depois deixar que esses mesmos países andem a trocar jogadores entre si? A competição, pura e simplesmente, perde a sua razão de ser.
Qualquer dia o Dubai abre os cordões à bolsa e fica com grande selecção.
PS: eu sei que o Dubai não é um país.
1. Portugal defronta o Brasil no Mundial
2. Deco é luso-brasileiro
3. As perguntas são feitas por brasileiros.
4. Deco apenas responde ao que lhe perguntam, não fala espontaneamente.
5. O que é que ainda não perceberam?
Por partes:
1. Sempre fui e serei contra os naturalizados vestirem a nossa camisola. Chamem-me Tarz...digo, neo-nazi ou o que quiserem, é um direito constitucional que lhes assiste, mas não concordo. (E não tenho nada de neo-nazi, excepto o muito parco manto capilar, vulgo careca do c#$#%$#o).
NO ENTANTO, se o Deco tem nacionalidade portuguesa, jogou e joga pela nossa selecção e tem todos os direitos e deveres de qq português seja ele nascido em Beja ou Funchal, independentemente da minha opinião, é um direito que lhe assiste.
No que toca ao "sentimento", acho que nesta entrevista ele subiu muito na minha consideração.
De facto foi realista e pragmático, "AMO Portugal mas sou Brasileiro". Alguma dúvida em relação a isto ?
Na minha opinião esteve muito bem. Fico mais satisfeito - estou a ser franco - por saber que o homem declarou publicamente o seu amor por Portugal. A verdade é que ele É BRASILEIRO.
Mai'nada.
Enviar um comentário