03 maio 2010

Itália, que "seca"...

O mestre Lippi revelou uma lista de pré-convocados de onde vão sair os 23 finais (lista essa com 29 jogadores)

Em termos de avançados aparece isto:

Forwards: Borriello, Di Natale, Gilardino, Pazzini, Iaquinta, Quagliarella

O Palermo e a Sampdoria estão a lutar por um lugar na Champions, muito graças aos golos do Miccoli e dos desequilíbrios do Cassano.

Iaquinta e Quagliarella?

Ok, o Quagliarella é dinâmico como o Cassano e é tão pouco goleador como ele.

E o Iaquinta com os seus 5 golos esta época?

Sem ser o Quagliarella (que seca escrever este nome) nenhum das hipóteses tem técnica de rasgar um jogo, de cair na ala, de decidir um jogo sem ser encostando a bola... O Miccoli (fora o meu amor por ele) merece claramente a chamada esta época! É preciso um jogador desses! Ou o Cassano! Um dos 2, sendo que o Miccoli tem quase o dobro dos golos do Cassano.

Enfim, o Lippi sabe mais de futebol do que quase todos os treinadores do mundo, mas porra, chateia-me estas equipas tão "chatas" italianas! Não há ninguém para rasgar e dar show...

12 comentários:

Ricardo disse...

Levar o Miccoli ao Mundial seria uma heresia para o Lippi. Bom, bom é o gajo que cumpre na perfeição o que o técnico quer. Dar alguma inspiração ao jogo só se dentro do plano de cabine telefónica que Lippi tem para certos jogos (talvez quando estiverem desesperados num jogo qualquer...).

Vão-se foder, italianos. Tanto talento enfrascado na ideia boçal da cultura táctica! Será que lhes é impossível pensar enquadrar "cultura táctica" com "jogador desequilibrador"? Olhem para o Benfica, se quiserem. Saviola é dos gajos mais cultos a jogar à bola e não é nenhuma torre de aço para não deixar sair da pequena área!

Pá, naturalizem o Pringle, então! Pode ser que ele aceite. Ou se calhar tem técnica a mais...

Pé do André disse...

Não me vou meter muito neste tema mas quanto ao Cassano, sei o seguinte:

Vai-se casar durante o Mundial e disse ainda algo do genero "Eu sou uma prima-donna assumida, marquei o casamento de proposito nessa data se me quiserem convocar óptimo, mas não vou mudar a minha maneira de ser."

Algo que na verdade vem no sentido do que estavam a dizer. O Lippi quer que o oiçam e o Cassano não parece ter audição para além do seu umbigo.

LDP disse...

Pè do André, o Cassano marcou o casamento para essa data para ironizar com Lippi, pois é desde hà 2 anos que voltou a ser o jogador que era (ou melhor ainda), antes do deserto vivido em Madrid. é uma velha luta em Itàlia. Cassano se jogasse no Inter seria considerado neste momento um dos 5 melhores jogadores europeus actualmente. A Samp ainda que um clube competitivo, nao tem projecçao, e o que Cassano faz semana apòs semana é de verdadeiro génio do futebool.

A història é deveras complexa, e começou ainda durante o escandalo de Moggi e Calciopoli (onde Lippi tb esteve envolvido porque levava à selecçao jogadores especificos para depois serem vendidos e uma percentagem era sua). Cassano disse publicamente ao irmao (ou filho, agora nao me lembro) de Lippi para ir levar na peida.

A partir daì Lippi riscou o seu nome de qualquer jogo futuro da selecçao.

Quanto a Quagliarella e Miccoli, ambos merecem também estar na selecçao, embora Quagliarella tenha feito uma época extraordinària o ano passado e nao repetiu a mesma qualidade este ano, mas é jogador para ganhar um jogo com 5 segundos de génio.

Júri Faustino disse...

O Miccoli não pode ir Mundial porque senão ainda faz uma coisa destas

(http://www.youtube.com/watch?v=71oa3i52K6w&feature=related)

e depois os italianos largam o futebol defensivo e tornam-se brasileiros!

JPFerreira disse...

"Cassano se jogasse no Inter seria considerado neste momento um dos 5 melhores jogadores europeus actualmente."

Acho que foi a melhor frase que ouvi nos últimos meses. Um mimo!

Sem perder muito tempo com o Cassano (porque não merece!) deixo apenas um dado curioso: é a 3ª época que está na Sampdória e é a que tem menos golos. 9 na Serie A e 11 no total das competições.
Uau! De topo europeu, sem dúvida!

Após este momento lúdico, falemos de coisas sérias.
Bernardo, percebo a tua surpresa perante a ausência de Miccoli de pelo menos a lista de pré-convocados, mas há bastante tempo que Lippi não o chama, pelo que é apenas mais uma atitude na linha de continuidade.

Mas concordo que Miccoli podia ser importante, pelo menos no lugar de Iaquinta ou Quagliarella, o "Mister 15 M€ para o Nápoles" - em 32 jogos na Serie A tem os mesmos 9 golos do Cassano...volto a repetir, uau!
Todavia não posso concordar quando dizes que não há nenhum avançado na convocatória que rasge defesas, caia para as alas e faça a equipa mexer. Isso é exactamente o que o melhor marcador da Serie A faz, Antonio Di Natale. Rasga defesas, cai para as alas, faz a equipa mexer...e ainda mete 26 batatas ao serviço da Udinese!

Concluindo, penso que a convocatória ficava bem com Borriello, Gilardino, Pazzini e Di Natale. A levar um 5º avançado, seria Miccoli.

pitons na boca disse...

Luca Toni não está?

LDP disse...

JPF, pelas tuas palavras sobre o Cassano confirmas que nao deves ter visto mais de 3 jogos da Sampdoria este ano. Ou desde que o Cassano lá joga. O ano passado marcou 12, há dois anos 10...na Roma, em 5 campeonatos só uma vez fez mais de 10 golos numa época para o campeonato. O Cassano é um avançado, mas nao é um ponta de lança. Se conheces as diferenças só te ficará bem refazeres a tua opiniao sobre o rapaz.

Assim como também nao estavas atento quando disse "embora Quagliarella tenha feito uma época extraordinària o ano passado e nao repetiu a mesma qualidade este ano", visto que comentaste com mais um irónico "uau"...

Pitons, nao há Toni e muito difiçilmente haverá, pois o Lippi prefere apostar no Borriello.

JPFerreira disse...

Low Desert Punk, vi provavelmente tantos jogos da Sampdória este ano como tu. Basicamente os que dão na SportTV. Aonde é que queres chegar que ainda não percebi bem? É um génio, é isso? Se a Sampdória está aonde está deve bem mais aos golos do Pazzini ao trabalho do Palombo (suponho que saibas quem é, uma vez que vês tantos jogos da Samp...) do que ao Cassano, isso parece-me óbvio.

"O Cassano é um avançado, mas nao é um ponta de lança. Se conheces as diferenças só te ficará bem refazeres a tua opiniao sobre o rapaz."
Meu caro, Messi é ponta-de-lança? É porque são 31 na liga. CR9 também? Já leva 25. Os já aqui referidos Miccoli e Di Natale, são pontas ou igualmente avançados? É porque o 1º leva 18 e o 2º 26...é o melhor marcador da Serie A! Onde joga o Cassano, que irónico!
Melhor ainda, Robben, Fabregas ou Lampard são pontas? Nem sequer avançados, correcto? Estamos a falar de um ala e dois médios-centro, no máximo, dependendo da interpretação, médios-ofensivos. É porque o holandês leva 14, o espanhol 15 e o fabuloso inglês (este sim Low Desert Punk, um dos 5 melhores jogadores do futebol europeu) 21! 21! E isto são só números de campeonato.

Estás perfeitamente livre de apreciar o Cassano. Também acho que é um bom jogador, embora pudesse ter chegado muito mais longe se tivesse um órgão preponderante que muitos futebolistas carecem chamado cérebro. Agora dizer que se jogasse no Inter era dos 5 melhores jogadores do futebol europeu...epa, exaltaste-te, não?! Só no Barcelona dou-te uns 5 que são melhores do que ele!

P.S. - O "uau" em relação ao Quagliarella não tinha a ver com a avaliação ou descrição que fizeste dele; tem antes a ver com a qualidade mediana do jogador. Nunca me pareceu nada doutro mundo, um avançado banal da Serie A que fez uma época porreira na Sampdória há uns anos atrás (com uns números semelhantes aos do Cassano agora) e outra na Udinese na época passada, marcando uns 14 ou 15 golos.
O Nápoles pagou um balúrdio por um jogador que não vale nem metade e ele simplesmente revelou-se um flop esta época. É completamente ofuscado pelo Lavezzi e pelo Hamsik.

LDP disse...

JPF, lamento informar-te que eu nao tenho sporttv. Mas vivo em Itália desde 2004...Provavelmente vejo mais horas de futebol italiano em cada fim de semana do que tu numa época.

Percebeste agora onde é que eu quero chegar?

JPFerreira disse...

Então saberás com certeza quem são Pazzini e Palombo. E admitirás que têm uma importância bem maior na Samp do que o Cassano.
Futebol não é fazer meia-dúzia de jogadas engraçadas e outra meia-dúzia de assistências. É muito mais do que isso. Regularidade e números acima de tudo.
Messi e CR9 hoje em dia só são o que são porque marcam mais de 30 (quando não 40) golos por época. Na altura em que só faziam algumas jogadas bonitas mas não associavam esses números brutais ao seu jogo não tinham metade do reconhecimento e do mediatismo.
Cassano, se tivesse uma evolução normal, teria sido um grande jogador do futebol europeu, não mais do que isso. Não tem estofo físico e números para ser de topo dos topos. Como ainda por cima nem sequer evoluiu muito resta-lhe "deslumbrar" numa equipa de meio de tabela da Serie A, depois duma passagem patética por um dos grandes clubes da Europa.
Agora retrata-te lá em relação aquela famosa afirmação do "top-5 europeu" que ninguém leva a mal, vá; sem contar com o atípico ano de 2006 e com os também atípicos prémios individuais de Cannavaro, de nacionalidade italiana só Del Piero e Totti, a espaços, é que chegaram a esse restrito grupo.
O Cassano, coitado, está a anos-luz dos capitães de Juve e Roma.

B. disse...

JPF:

"estofo físico" - Messi, Maradona, bla bla bla... (se calhar são só esses...na verdade estou um pouco à rasca para mais exemplos).

"Del Piero e Totti" - Maldini, Pirlo, Buffon, Vieri, Cannavaro, Nesta, De Rossi... Queres mais jogadores italianos que tinham lugar em QUALQUER equipa do mundo?

JPFerreira disse...

Messi e Maradona! Obrigado por enumerares génios B., é normal que tenhas ficado sem mais exemplos.

Top-5 europeu (entenda-se mundial, porque todos os melhores jogadores mundiais jogam na Europa) a nível contínuo, durante décadas. Foi isso que eu disse. Pós-Baggio, e incluindo também o Maldini, peço desculpa pelo lapso, que tenham tido esse nível durante épocas a fio, essa grandeza de top dos tops mundial, só Del Piero e Totti. Desculpa mas não meto lá mais nenhum.
Buffon é um caso específico, é guarda-redes, ocupa um posto que é quase incomparável com jogadores de campo. Quanto aos outros, grandes jogadores, fantásticos, adoro a maioria, teriam lugar na esmagadora maioria dos grandes clubes, mas parece-me óbvio que estão um degrau abaixo de Del Piero e Totti.

P.S. - Como numa pequena troca de impressões duas pessoas conseguiram enumerar tantos jogadores melhores do que o Cassano, hein?! E nem foi preciso sair de Itália...