27 maio 2010

Videoclube

A propósito de entrevistas a treinadores... viram o Carlos Queiroz naquele programa do Daniel Oliveira na SIC, "O regresso dos incríveis"?

Espero que não porque se viram - como eu, desgraçadamente - perderam qualquer réstia de respeito e/ou admiração pelo Carlos Queiroz que teimosa e estupidamente ainda guardavam desde... Riade.

Nem vou falar do ar armado-em-pintas-com-muita-graça-mas-sem-ser-pintas-e-sobretudo-sem-ter-qualquer-graça do Professor enquanto jogava snooker com o Agostinho Oliveira e arrotava postas de pescada, ameaçando terminar o jogo pelo menos em 17 ocasiões diferentes mas falhando cada uma delas até estarem os dois a jogar à preta...

O que me ficou na retina depois do que vi - e também o mais assustador - é que o Professor Queiroz continua apaixonado por aquele brinquedo novo que ele deve ter comprado em Manchester e que, aparentemente, é na sua opinião o Nirvana das metodologias de um treinador de futebol. É o topo. Uma vez atingido, não há mais caminho a subir.

Acontece que esse cume dos cumes não é mais do que dois ou três Macintosh artilhados e cheiinhos de vídeos de futebol até às costuras. Uma espécie de YouTube privado feito de retalhos de jogos em que os nossos futuros adversários participaram. Exemplo: o Drogba a marcar golos pelo Chelsea mas também o Drogba a desmarcar-se com a camisola da Costa do Marfim ou a retirar as cuecas do rabo depois de um carrinho mais severo ainda nos tempos do Marselha. Isto 300 vezes. Cada jogador.

Depois é só fechar o Ricardo Carvalho mais os restantes 50 centrais que levamos à África do Sul numa sala escura e obrigá-los a ver e rever a maravilhosa técnica do Drogba até se lhes secarem os sacos lacrimais. A opinião do Professor é que isto basta. Medo.

Assim à primeira vista, esta maravilha da técnica limita-se a preparar-nos (e provavelmente mal!) para evitarmos os malabarismos dos adversários e não em surpreendê-los com por exemplo, como é que se diz?... ah, ataques organizados. Ou mesmo construindo uma jogada com pés e cabeça, que é coisa que Queiroz parece não conseguir transmitir aos seus jogadores desde 1991*.

Corrijam-me se estou enganado mas isto não é um pouco como assistir furiosamente ao canal Touro Bravo durante um mês e a seguir enfiarmo-nos na arena da Praça de Touros de Madrid, cara a cara com uma besta de 500 quilos em pontas, esperando que tudo corra bem porque vimos horas e horas de imagens em HD do belo espécime que se encontra à nossa frente? Vai dar merda com certeza.

Por outro lado, numa entrevista dada já depois do jogo com Cabo Verde, o Professor está também descansado à sombra dessa bananeira que é o facto de "termos na nossa equipa um jogador que já foi o melhor do mundo e outros que são dos melhores" e portanto... vai tudo correr bem. Muito medo.



*Embora comece a fazer sentido a tese de que a táctica para esse Campeonato do Mundo foi esquecer o que se ouviu no balneário e ir criando outra em campo pelos pés do Rui Costa, João Pinto, Jorge Costa e Figo.

8 comentários:

mago disse...

O paralelismo com o canal Touro Bravo está genial.

Se bem que era possível traçar outro paralelismo, tendo por base o cornudo do touro e o... Pronto, vocês chegam lá sozinhos.

B. disse...

Quer dizer que eu posso parar o Drogba se tiver acesso aos Mac do gajo?

MédioCriativo disse...

Exacto B, também fiquei a pensar nisso.

Tenho vários VHS do Rui Costa portanto devo dar-lhe um bailinho numa eventual peladinha...

A vida é tão simples afinal!

Anónimo disse...

Eu gostava era de ter o trabalho daqueles senhores que ficam à frente dos Mac a ver jogos todo o dia e todos os dias...

Claramente cabia no escritório um frigorifico pra por as Minis...

Pela lógica do Queiroz (quanto melhor se joga bilhar, mais se faltou às aulas) ele foi até às de recuperação nas férias...
E o Agostinho mesmo com tantas aulas porquê não diz nada de jeito?

Diogo Sousa disse...

Olha, foda-se.
Lindo!

Vitto Vendetta disse...

Olá, eu sou o Queiroz e tenho um feeling de que sou uma ganda paneleiro!

Andei em moçambique armado em ariano com os meus olhos clarinhos, mas quando acabou a guerra fui enrabado e tive que vir para lisboa, onde cobrei uns favores que o meu velho tinha feito aos gajos da federação quando foram a moçambique ás putas..

treinei aqueles meninos todos e fomos campeoes do mundo, depois dos meninos terem ganho os campeonatos por mim, fugi para o sporting e agora ainda mando ás vezes um cheque de 100 euros para os campeões que tão a trabalhar a trolha na suiça, porque eu sou muito generoso, não é agostinho?

no sporting senti-me muito bem porque lá é só paneleiros pintas como eu, mas depressa perceberam que eu era grande demais para portugal e deram-me um chuto no cu que me soube muito bem pois aproveitei o lanço e fui para outros sitios muito bonitos onde fiz broches e cantei o i will survive umas 1304094132 vezes!

Em manchester eu era o verdadeiro cabecilha do clube, porque o velho não sabe ir á net e eu fui buscar os meus sobrinhos, meti-os numa sala com computadores e depois mostrei as merdas ao velho que ficou todo contente!

Pelo meio fugi para o real madrid onde gostei muito pois o guti gostava muito de mim e ás vezes dizia que eu estava muito bem para a idade que tinha e elogiava-me o cabelo... quando o guti começou a olhar mais para o beckham eu castiguei-os e depois fui embora deprimido, á procura de sexo selvagem fui para a africa do sul onde os pretos me comeram o cu algumas vezes, só que depois não me telefonavam no dia seguinte e para castigo comecei a meter só brancos na selecção, mas mandaram-me embora porque segundo eles, eu não tinha perfil técnico-táctico para treinar aquela grande potência do futebol..

voltei para o velhinho mas ele já tinha arranjado outro paneleiro amestrado e começou a ser muito amigo do mourinho e eu fiquei com ciumes porque toda a gente sabe que o mourinho não tem umas pernas como as minhas!

Resolvi cobrar mais uns favores que o meu pai tinha feito á federação e vim treinar os incriveis, onde sou muito feliz a jogar Championship manager com os meus sobrinhos no "búúúúncar" da federação!

Agora tenho um feeling de que vou chegar á africa do sul e que os pretos desta vez vão-me telefonar depois do enrabanço que vou levar...

ai gora filingue drogba ise beri éndesum

Vitto Vendetta disse...

desculpem o palavreado tipicamente "nortenho" mas pá, depois de ver aquele video, pá, foda-se, puta que o pariu, não é?

MédioCriativo disse...

lol! é k-jo, é! ;-)