28 julho 2010

Novo Benfica - Preocupação (e o Porto)

Ao contrário da maioria dos adeptos, o Roberto está longe de ser a minha preocupação deste novo Benfica.

O nosso problema grave este ano é a largura de jogo. Na época passada 70% dos ataques eram conduzidos pelo Di Maria. A largura que dava ao jogo e a velocidade que imprimia na transição eram imbatíveis.

Saiu, e para o lugar dele veio o Gaitán, um jogador de enorme técnica mas que é claramente um 10 e não um extremo. Gosta de ir para o meio, tem ritmos e rituais de quem joga no meio e não tem velocidade.

O Coentrão é quem tem solucionado este problema, mas todos sabemos que em jogos mais complicados contra equipas grandes, ele terá mais com que se preocupar do que estar a tomar conta do ataque da sua equipa.

Mesmo que não saia mais ninguém, acho que este problema vai ficar por resolver. Com a qualidade de jogadores que temos podemos conduzir maioritariamente o jogo pelo meio, sendo que irá resultar em grande parte dos casos. Mas sabemos também que por vezes há jogos que é preciso rasgar e podemos ficar meio "mancos" nessa altura.

Estou com receio, acredito que pode resultar, mas acho que este ano temos essa fragilidade que pode fazer grande diferença.



O Porto está com um plantel forte e equilibrado, embora possa vir a perder 2 pedras FUNDAMENTAIS. O capitão Naedertal e o Tatuado do meio-campo. E pela primeira vez em muitos anos ficará sem nenhuma referência "da casa" que sempre caracterizou este clube.

Este pode ser o maior problema deste Porto. Não ser personalizado como "de costume". Será que a qualidade dos jogadores e a táctica já implementada há anos no clube resolve isto? Ou estamos a acabar um ciclo de Personalidade que o Porto aguentou tantos anos, sendo que isso se pode reflectir no seu jogo?

Não sei, mas espero que corra mal.



PS: Não falo do Sporting para já, mas gosto da esperança nesta equipa que começo a sentir por parte de muitos adeptos. Ainda falam dos benfiquistas que ficam histéricos com enorme facilidade. Pensem só nisto, quando fazem uma pré-época onde uma das maiores estrelas é o Djaló... Algo vai correr mal.

8 comentários:

Erk disse...

O Salomão, pá.

O Djaló quis mostrar-se aos Inglesinhos e só fiquei surpreendido por ele não ter comido a relva contra o Tottenham. Seja como for, não me fascina, surge num jogo contra o Benfica e desaparece o resto da época.

De resto, o Valdéz em conjunto com o Matias Fernandez.

Alguma qualidade nas laterais defensivas.

E ver que o Paulo Sérgio tem coerência e verticalidade.

É o que me permite algum moderado optimismo.

Nada comparado com a euforia encarnada.

Ricardo disse...

Valdemar,

"euforia encarnada"? Depois de uma época muito boa do Benfica, vejo as pessoas confiantes (comprensivelmente... ou não?) mas nada eufóricas.

Depois de uma época decepcionante do Sporting e estando a equipa, a direcção, o director desportivo, todos, num rumo que muda e portanto a abrir um ciclo e portanto a precisarem de algum tempo, tu dizes que tens um "moderado optimismo".

Ora, temos de distinguir as coisas: eu posso achar mais descabido o gajo que fala, moderadamente optimista, que anda a comer a Maria José Valério do que aquele que diz, confiante, que anda a papar a Alexandra Lencastre.

Anónimo disse...

Tu papas confiante a Alexandra Lencastre?? Acho que precisas de oculos pois quem te tem aparecido pela frente é o Zézé Camarinha...

DeVante disse...

Éh páh, mas o Di Maria não era aquele inconsequente brinca na areia? Então como é que pode ser o responsável pelas nossas conquistas passadas?

Aimar, Saviola, Óscar Cardozo, David Luiz, Luisão, Ramires, Coentrão, Javi Garcia, Amorim, Carlos Martins, Maxi Pereira não continuam lá? Ah, é que pensei que também saíram.

Ainda veio o Gaitán e o Jara. Ah, o Ailton e o Kardec são mesmo "reforços".

Quem tem medo compra um cão!

@oel@ disse...

"Ainda falam dos benfiquistas que ficam histéricos com enorme facilidade. Pensem só nisto, quando fazem uma pré-época onde uma das maiores estrelas é o Djaló... Algo vai correr mal."

Porque dizes isto?? Dá me ai 5 casos onde vejas alguém Histérico???

Unknown disse...

(Antes de mais, vejo sempre o copo meio vazio)
Acredito que este campeonato será muito mais difícil. É a minha opinião porque, vendo os jogos dos três grandes, sinceramente o meu clube é o que parece estar menos preparado para a época que se avizinha. E não me metam desculpas de "segundas equipas" porque no ano passado, até com a equipa C ganhavamos a equipas como o Shaktar.
Acho que a pré época, apesar de ainda não ter acabado, não tem sido assim tão positiva. Parece que anda ali um sentimento de omnipotência, em que basta entrar e campo e já ganhamos. E foi isso o ano passado que nos meteu em algumas confusões, mas felizmente conseguimos resolve-las quase todas.
Um dos factores para esta pior qualidade de jogo é claramente a falta do Di Maria. Quem o chama de "Brinca na areia" só pode estar a referir-se as duas primeiras épocas, porque na ultima, foi sem duvida o jogador do campeonato, embora em alguns jogos estivesse apagado (dêem-me um exemplo de um jogador em Portugal que se tenha mantido sempre ao mesmo nível a época toda). Outro é aquela defesa, que treme como gelatina. E aqui chegamos ao grande erro da pré-época - já muito debatido, não vou apresentar argumentos, mas pra mim é um péssimo guarda-redes (espero estar enganado..). Outra pecha tem sido a extrema confiança de alguns elementos do sector - E aqui entra claramente o David Luiz, por muito bom que seja.
Finalmente, o facto de termos sido (mais uma vez) papados na compra do extremo. Não encaminho na teoria dos maus da fita na totalidade, estas coisas saem cá pra fora porque deixam, já deviam ter aprendido com os erros anteriores. E o puto joga muito bem.

Quanto aos adversários, o Sporting parece ter o plantel mais fraco, mas está a jogar bem (sempre disse que o Paulo Sérgio era melhor que Carvalhal e Bento), vamos a ver se se aguenta durante o campeonato. De certo modo, compreendo a euforia - a maior parte de nós estavamos no mesmo estado no ano passado..

O Porto tem uma equipa muito boa, agora treinador duvido..

Erk disse...

B.,

mete aí: Maradona a seleccionador tuga!

Se mandasse uma solha a um jornalista, a malta sorria complacente.

Se falhasse uma solha a um qualquer Jugoslavo, também.

E com as câmaras apontadas ao banco, talvez o Crisnaldo começasse a jogar à bola para repararem nele.

José Lemos disse...

Análise perfeita à lacuna que se avizinha para o Benfica.
Um jogador com este perfil é muito complexo de se contratar actualmente, mas será que JJ e RC têm a mesma visão?

A ver vamos.