15 fevereiro 2011

Luisão

Ontem apercebi-me (mais uma vez) do quanto importante este senhor tem sido e o quanto velho eu estou.
Ele está no Benfica desde os seus 22 anos... Fez 30 no Domingo!

Veio jovem promessa e é agora um dos jogadores mais experientes da nossa liga e o jogador estrangeiro com mais jogos pelo Benfica da nossa história.

É um SENHOR capitão, um grito de guerra constante e um pilar na defesa.

Admiro-o como sempre admirei... É estrondoso e de uma importância única no balneário. É o Pai dos Brasileiros e de outros sul-americanos.

É um orgulho vê-lo assinar um novo contrato que merece mais que ninguém e que com isso possa vir a acabar a carreira no Benfica. Eu queria, é um símbolo e merecerá sempre o meu aplauso!

Jogar ao lado dele parece ser fácil... Menos para o Roderick (sim, o puto tem imenso potencial mas sempre que joga dá barraca).

5 comentários:

MédioCriativo disse...

Assino por baixo.

Pus imensas reservas na época em que ele chegou mas simplesmente porque embirro com jogadores muito magros e muito altos. Evidentemente que ele acabou por, dentro do campo, limpar qualquer desconfiança.

Admiro-o como jogador mas admiro-o muitíssimo como Capitão. A nível técnico não baterá por exemplo a grandeza do Ricardo Gomes ou a elegância do Gamarra, mas em benfiquismo bate o primeiro e, claro, esmaga o segundo.

Desde o primeiro dia que sente a camisola como poucos. Penso até que ele é mais benfiquista que o Eusébio (até porque o Eusébio e o benfiquismo são mais ou menos a mesma coisa, já que um fez crescer o outro nas mesmas proporções).

Sem ele, as integrações do Simão, do David Luiz, do DiMaría e etc, não teriam sido a mesma coisa. Devemos-lhe muito. Merece ficar até ao fim e um cargo de embaixador posteriormente (neste momento, para além do Rui Costa, talvez seja o único elemento capaz de explicar verdadeiramente aos que chegam o que é o Benfica).

P.S. - Não sou ingénuo, sei que ele só vai assinar este contrato porque a eternamente adiada mudança para "um grande da Europa" acabou por nunca acontecer mas uma coisa não invalida a outra!

Ricardo disse...

Sim, Médio, pegando nessas últimas palavras, é óbvio que hoje em dia, por muita empatia que haja com o clube (e, neste caso, há), outros valores se levantam - como levantaram, obviamente, para o David Luiz.

Confesso que sempre me irritou aquela conversa típica do Luisão no final da época. É por isso que não o tenho na conta que queria ter.

Mas é um belíssimo central, tem 8 anos de Benfica, conhece o clube, sabe integrar os que chegam, é, no fundo, um bom capitão. E há que dizer uma coisa: com Jesus está na melhor forma de sempre. Atingiu a maturidade e é neste momento um dos melhores do Mundo. Estas duas épocas estão próximas da perfeição.

Há no Luisão aquilo que devia haver em muitos mais jogadores: resquícios da mística do passado, em que 6, 7, 8 jogadores formavam o núcleo duro do plantel e iam passando o benfiquismo aos que chegavam. Com a derrocada ArturJorgiana/Damasiana, o Benfica perdeu essa corrente provavelmente de forma irreversível. Resta agora conseguirmos juntar um grupo, mesmo que mais pequeno, que comece a criar algo parecido, mesmo sendo estrangeiros. Luisão, Moreira, Amorim e Nuno Gomes são, por isso, imprescindíveis. E é bom que comecem a nascer outros, como o Maxi, o Sidnei, o Cardozo, o próprio Aimar (se renovar). Não é o mesmo de Pietra, Chalana, Bastos Lopes, Humberto, Shéu, Bento, Silvino, Nené, Carlos Manuel, Veloso, Álvaro, etc, etc, mas é um começo.

Um clube como o Benfica tem de ter referências.

Anónimo disse...

Só tenho um comentário a fazer: adoro aquela careca!!!!

FORÇA CAPITÃO

MédioCriativo disse...

Ricardo,

Concordo com tudo.

Anónimo disse...

Concordo plenamente. Maior que o Luisão só a minha incomensurável vontade de ir à senaita.