Análise aos reforços
Roberto - Veio para substituir um Quim campeão mas que era "baixo" e não fazia defesas milagrosas. É um facto, mas a verdade é que o mau arranque do Benfica deveu-se e muito ao mau arranque do Roberto. A defesa andava nervosa com medo de tudo por não estar descansada com o Guarda-Redes. A verdade é que o Roberto foi crescendo e começou a fazer aquelas defesas que são autênticos golos. Fez mais 2 ou 3 patos (Lyon, Sporting e agora Braga) mas compensava com mais 1 ou 2 defesas animais (Sporting e Braga também). Não vale NEM PENSAR os 8.5M mas isso são negociatas de agentes e presidentes. É um EXCELENTE guarda-redes entre os postes mas muito fraco nas saídas... Um grande não convém ter um GK assim... mas se este aprender a sair (ainda tem tempo) pode vir a ser muito bom. Até lá...
Jardel - Ainda não mostrou nada de realce. É muito forte fisicamente, tem demasiado a mania que sabe jogar com os pés (as subidas com o SCP foram tristes de se ver), bom no jogo aéreo e bruto. Tem características de central "à Porto" e isso de certa forma agrada-me. Do que vi até agora não ameaça minimamente o Luisão ou o Sidnei mas não assusta quando tiver que entrar.
Gaitán - O melhor reforço da liga Portuguesa. Nenhum reforço de nenhum clube foi tão preponderante e cresceu tanto como este. Fraco tacticamente (muito mais no início do que agora), rapidíssimo e com uma técnica simplesmente soberba faz dele um jogador temido e dos mais em foco no Benfica. Os cruzamentos dele são uma delícia, sempre teleguiados, remata bem de forma expontânea, tem golo e tudo isto jogando pela primeira vez adaptado à esquerda, porque a sua posição original é a de 10, lugar que se diz ir ocupar caso o Aimar saia e venha um extremo como o Nolito ou qualquer outro. É um jogador que já me enche as medidas, prevejo um enorme futuro para ele, sendo que "já" tem 23 anos.
Salvio - O timing de entrada no 11 por parte do Jesus foi muito bem calculado. Precisávamos mais de um Ramires do que de um Salvio mas quando agarrou o lugar a verdade é que nem parece que o Javi está a defender o meio campo sozinho. É um jogador explosivo, fortíssimo (ficou em 2º lugar numa competição de força feita nos treinos, só superado pelo Luisão), aguerrido e não dá um único lance como perdido. Dá tudo o que tem e tem bastante, sem nunca deixar de ser humilde percebendo bem que não é um Maradona. Cruza bem, remata muito forte, tem golo e golo em jogos importantes. Faz uma dupla muito interessante com o tractor Maxi e é mesmo uma pena não termos dinheiro para ficar com ele.
Jara - Gosto cada vez mais do jogador. Antes entrava em campo e só queria mostrar serviço, agora já percebeu como é que joga a equipa e não anda obcecado por marcar golos. É um Lisandro em potência com mais velocidade. Adorava que tivesse mais oportunidades mas tem um desafio complicado pela frente quando espera um lugar ocupado por Saviola. Tem um remate muito forte e direccionado, cai muito bem nas alas e tem mais vontade de comer a relva que um herbívoro. É um lutador, talvez um pouco aguerrido "demais" mas isso passa com a idade e com a confiança que for adquirindo. Tem de aprender a jogar entre linhas (onde o Saviola é um mago) e ficará um jogador muito interessante mesmo.
Fernandez - Não tenho opinião, mas pelas oportunidades que teve cheira-me que é para rodar num Olhanense para o ano.
Carole - Quem?
3 comentários:
Não queiras roubar o protagonismo a quem o merece!
Roberto pode ser muito bom, precisa é de um treinador de guarda-redes a sério e passar as férias a treinar...
Vou-me limitar ao Roberto!
Gosto mesmo muito, porque lá está, faz defesas de golos (não como as defesas de golos como o Baía). Vou gostar muito mais quando passar uma pré-época inteira a aprender a libertar o medo que tem a sair. Quando fizer isso vale 8,5 e muito mais, porque é alto e pode impor o respeito que, por exemplo, o Van der Sar impõe, além de que tem aquela estrelinha de defender golos e essa por mais que se treine, não se aprende, essa é instinto puro e duro.
O ideal seria este o Roberto ainda ter bebido um pouco da sabedoria deste Senhor: http://www.youtube.com/watch?v=cVab4uS9Mrw , enfim, não se pode ter tudo e espero bem que alguém naquela equipa técnica se decida a perder/ganhar algum tempo com o Roberto, a bem de todos.
P.S.: Aquilo que o Senhor do video faz também não se aprende, nasce-se com isso, é o chamado fardo que se tem de carregar. :)
Enviar um comentário