07 março 2011

Sinais dos tempos

O Javi foi mal expulso mas não perdemos o jogo por causa disso. Até porque noutras ocasiões já chegámos a jogar melhor com 10. Perdemos porque a coisa não estava a sair bem. Há dias assim. Há jogos para serem ganhos e jogos para serem perdidos. Cedo se viu que este era um destes últimos.

Será cansaço? Talvez. Será poupança para a "euroligue"? Talvez. Mas o árbitro, mesmo fraquinho fraquinho, não foi o culpado de tudo. Mais depressa perdemos por causa do que se passou imediatamente a seguir à expulsão. Não gosto de queimar ninguém mas o Roberto vale -9 pontos esta época. Também já salvou outros jogos portanto suponho que, noves-fora-nada, dará para aí -4 pontos ou assim. Era uma questão de tempo. Não foi agora que perdemos o campeonato.

O Jesus é um fanfarrão e quis dar umas jornadas de avanço mas deu um bocadinho demais.

Já agora. Admira-me a explosão de eufória descontrolada que se deu nas bancadas do Braga e porcurei entendê-la. Não me pareceu ter origem no facto de terem ganho ao campeão em título. Mas não podia ser só isto, estavam fora de si. O que seria na realidade? Terem deste modo reforçado o seu fantástico 6º lugar e terem ficado a apenas um ponto do seu grande rival de sempre também não me parece verosímil.

O facto de o SCBraga ter crescido enquanto clube nos últimos anos, aumentando desmesuradamente o número de adeptos e a ligação com a própria cidade só me pode agradar. Eu defendo que o futebol deve ser isso mesmo - eu sou de um clube da minha cidade, por exemplo (o facto desse clube ser grandioso demais para uma cidade ou um país apenas já não é culpa minha). Mas o pormenor de o Braga ter ganho um asco visceral ao Benfica sinceramente custa-me a entender.

Eu ainda sou do tempo em que ir jogar ao 1º de Maio era como jogar na Luz. Era por todos sabido que em Braga, mais do que em todas as outras cidades, o Benfica tinha uma imensa legião de apoiantes fervorosos prontos a exteriorizarem o seu benfiquismo. Onde pára essa gente? Transformaram-se em neo-adeptos bracarenses? E se sim, porque é que esses novos adeptos do Braga odeiam de morte o Benfica?

600 bolas de golfe arremessadas para o relvado após carambola na testa e nuca dos jogadores do Benfica? Aquilo mais parecia um Driving Range! Mesmo, vamos admitir por absurdo que tudo isto fosse normal, não é suposto aquela gente odiar o Vitória de Guimarães? O seu maior rival de sempre?

Eu calculo que sei o que foi acontecendo àquela casa neste últimos anos mas não tenho como provar, por isso... parabéns, ó Mossoró, aquilo foi um grande golo.

19 comentários:

Joao disse...

Javi foi mal expulso?

Pois qualquer jogador do "mais grande" é sempre mal expulso...

Estes são os adeptos que os clubes querem, porque não vejo um único dirigente a "envergonhar-se" pelos episódios menos decentes que os seus adeptos protagonizam...

Anónimo disse...

Não percebo o que não percebes na euforia dos adeptos do SCB. Um, qualquer vitória sobre um dos 3 maiores é sempre motivo de euforia. Ainda mais quando o Braga cresceu muito e está a recuperar de uma fase má. E *tem* capacidade para chegar a 3º. Dois, o benfiquismo de Braga não desaparece assim, de repente, infelizmente. Mas o bom trabalho que vem sendo feito vai dando frutos.

Anónimo disse...

A expulsão? Exagerada, no mínimo, mas compensará a impunidade de Coentrão e Companhia nos últimos jogos?
Já agora, ficou 2-1 e parece-me que o primeiro golo do Braga não terá sido marcado por superioridade numérica... Ou tava a chover e o Rob precisava de um chapéu?
Os cães ladram, mas a caravana já passou, ui... há muito tempo...
Allez, PSG!

Carlos Alberto disse...

Há gajos que gostam se ser sodomizados sem qualquer lubrificante...

DeVante disse...

O Xistra expulsou bem Javi? E deixou o Kaká em campo assim como o Alan e o Custódio que entrou com dois pés e...nada...

Éh páh...perdemos porque estivemos em inferioridade...se não, estávamos a ganhar até o Xistra entrar em acção...

Eu não vi o Braga jogar assim nem os seus adeptos comportarem assim quando lá foram os outros...

O que se irá passar ao Braga é o mesmo que passou ao Boa Vista, Salgueiros, Sporting...ainda vou viver para ver o Glorioso fazer um jogo a favor do Braga...

O Mossoró marcou o golo que valeu a copa do mundo ao...deixa ver...Maceió...

Vitto Vendetta disse...

Sou de Famalicão, Braga, e sempre simpatizei com o clube bracarense (o meu irmão mais velho era sócio e levava-me a ver os jogos várias vezes quando eu era puto).. Sempre presenciei um "Braguismo" furioso nas bancadas e um vibrar constante com os bons resultados (na altura de karoglan, barroso e zé nuno) , mas confesso que nos últimos anos, um pouco como em guimarães, os jovens torcedores do clube local (aqueles nascidos depois de 89) têm na sua esmagadora maioria, uma costela portista, muito à custa da uefa e da champions, pois esses "putos" quase todos gostavam de jogar futebol amador (em braga e guimaraes existem até campeonatos federados para equipes de café), daí perceberem um pouco de futebol e ficarem entusiasmados com o Porto desses dias...

Infelizmente para nós, benfiquistas de outras gerações, vamos ter uns anos negros no benfiquismo daqui a umas décadas devido à inércia dos anos 95 a 2005!

Anónimo disse...

"O que se irá passar ao Braga é o mesmo que passou ao Boa Vista, Salgueiros, Sporting...ainda vou viver para ver o Glorioso fazer um jogo a favor do Braga..."

Ó DeVante és mesmo parvalhinho, nem categoria tens para ser parvalhão.

Anónimo disse...

O Javi mal expulso? ahahahah

É pelas vez que o ano passado o Luisão, o David Luiz e o próprio Javi não deviam ter acabado os jogos, ao passo que os adversários tocavam nas donzelas e era cartão vermelho na certa.

Com uma equipa de galácticos e o melhor treinador do mundo ainda vão acabar por não ganhar nada este ano.

O que eu vou gozar...........

Anónimo disse...

a explosão de alegria devia ser tomada como uma lição para aqueles que dizem que em braga são todos benfiquistas...

Ricardo disse...

Excelente texto. Escreve mais vezes, Médio. Vale sempre a pena.

Erk disse...

Fodaçe, médio, és o Aimar.

Andas escondido, mas de repente, fazes o passe para golo.

Anónimo disse...

Contra o Marítimo o pessoal do benfica ficou todo eufórico quando festejou o golo...será que foi um festejo contra o marítimo ou pró benfica?

Sinceramente o gozo que me dá é para ver se o Jesus se cala, porque o gajo quando ganha é insuportável. É que a cagança é demais. Já bastava o Mourinho mas esse tem créditos para estourar até aos próximos 10 anos, temos o Villas Boas que tenta que dêem crédito às vitórias dele, mas ninguem lhe liga porque é do porto e do porto ninguem quer saber e temos o Jesus que é um exagero na cagança.
Ao menos no Sporting nem temos hipótese para a cagança, muhahah. É o unico ponto positivo da época.

Dani disse...

Já agora guardem o autocarro de campeoes do ano passado, pode ser que vos sirva quando andarem a jogar ao pé do Boavista.

*Amo-Te Benfica*

Hugo disse...

Bom post de um benfiquista lúcido que são cada vez mais raros

DeVante disse...

Anónimo (que bem pode ser "filho da puta", nunca se sabe),

Ninguém diria que o Boa Vista estaria onde está, um clube bem mais antigo que o Braga e com mais palmarés, mas...

O que não se discute é a submissão dos clubes como o Braga...ficou bem patente na época passada e vocês assumem isso...o que não deixa de ser estranho!

O que também fica evidente é que o Benfica disputa o campeonato com TODOS os outros clubes...à imagem do que faz o Real em Espanha, e os outros é o que todos sabemos...

Por isso é que as vitórias do Benfica são o que são, porque são sempre arrancados contra merdas como você e Xistras que precisam da frutose...

O Benfica é um corpo estranho, tem alguns adeptos à imagem de alguns jogadores do seu plantel, demasiado ingénuos...

Eu vejo jogadores adversários a atirarem a bola para fora e imediatamente a reclamarem o lançamento, com um descaremento atroz.

O que vejo no Benfica, vejo jogadores a disputarem bolas divididas e, face à momentânea indefinição do árbitro, afastam-se, assumindo que foram eles a tocarem em último.

Vejo jogadores do Benfica a ganharem bolas divididas e, caso cair um jogador adversário na sequência do lance, pararem como que assumindo uma qualquer infracção...

Eu vi Javi Garcia a assumir a agressão a Alan e este, que agrediu primeiro, a rebolar no chão...

É todas estas merdas que fazem com que os árbitros não vacilem na hora de nos prejudicarem...

Imaginem que Alan ou Mossoró fossem atingidos com bolas de golfe no Estádio da Luz. Alguém tem dúvidas que o jogo terminaria na hora?!

Enquanto não percebermos isso, que estamos numa guerra e que as batalhas não se ganham com merdices...nada feito!

Anónimo disse...

Ó DeVante

buuuuuuáaaaa, buuuuuuuuáaaaaaaa.

Que grande CROMO

ps: e filho da puta é a cona da tua mãe

M disse...

ah grande anónimo, que nao escondes o cu de onde saiste....

Anónimo disse...

Deixa estar que De Vante e M são nomes perfeitamente identificáveis!!

Só respondi com o mesmo tipo de linguagem que vocês usam, típico de galináceo

Anónimo disse...

vai buscar Casillas, grande roberto sempre nos dás alegrias

ahahahaha