04 abril 2011

5 breves considerações sobre o Campeonato que agora finda.

1. O FCPorto foi melhor. A época inteira em geral e ontem em particular. O Jesus (e o B) disse que o resultado mais justo teria sido um empate mas a mim não me parece nada. Mesmo tendo em conta a bola ao poste e isso tudo. O Benfica não entrou para ganhar, nunca acreditou que conseguiria ganhar e portanto, não mereceu ganhar. Assim sendo, e como muito bem disse helenafmatos em brevíssimas linhas, parece-me que ontem o Benfica socratizou. O que é terrivelmente preocupante, claro!

2. O facto do FCPorto ter sido melhor a época toda, não significa que tenha jogado espectacularmente bem a época toda. Não me pareceu um Porto com o brilho de outros tempos mas isso para o caso, evidentemente, interessa muito pouco ou mesmo nada. São campeões, parabéns e ponto final. Algumas pessoas esquecem-se mas é a regularidade o que mais importa num Campeonato de futebol. A alusão à "nota artística" - ontem pertinentemente satirizada por André Villas-Boas - é uma falsa questão. Um pouco como a canela polvilhada sobre um pastel de nata, jogar bonito é um aditivo que pode ou não fazer parte da equipa campeã nacional.

3. A todos os portistas que hoje nos lêem (devem ser muitos, uma vez que neste tipo de ocasiões saem debaixo das pedras às dezenas sob o original nickname de "Anónimo"). Espero que entendam duma vez por todas o seguinte: continuarem a utilizar a designação de "Campeonato do túnel" para dizer que o Campeonato do ano passado foi por nós ganho apenas devido à ausência do Hulk na maioria dos jogos, é tão ridículo como se nós nos passássemos a referir a este como o "Campeonato di maria". Ele também nos fez uma falta do caraças mas vocês jogaram sempre melhor, independentemente disso. O ano passado foi igualzinho, mas ao contrário.

4. Quando o ano passado não deixaram o Inter do Mourinho festejar a passagem à final da Champions no relvado do Camp Nou ligando o sistema de rega, achei o acto vergonhoso. Continuo a achá-lo. E como gosto de ser coerente, acho que o Benfica também não o devia ter feito ontem. É um gesto que não está à altura do clube. Na grandeza (gigante!) do Benfica têm que caber também o fair-play e o respeito pelo adversário. É isso que nos tem distinguido, e não nos podemos arriscar a perdê-lo. Contudo, julgo também ser meu dever utilizar este privilegiado meio de comunicação para pedir desculpa a todos os meus camaradas benfiquistas uma vez que a culpa foi minha. Claramente, foi o poder da minha mente quem accionou o sistema de rega ao mesmo tempo que desligava todos os interruptorzinhos do Estádio. Só Deus sabe o duelo interno que em mim se deu durante aqueles segundos mas acontece que perdi. A minha mente foi simplesmente mais forte.

5. Ontem, durante a noite inteira, ouvi três carros a buzinar. Aconteceu alguma coisa?

26 comentários:

Anónimo disse...

site do fcporto.pt

"o FC Porto, sempre na vanguarda, deixa um conselho: a luz devia ter sido desligada duas horitas mais cedo, sempre dava para escapar a mais um banho de bola."

Anónimo disse...

3 carros. eu não estava em Lisboa e vi mais. Na TV vi muitos, mesmo muitos, na Avenida da República...

Anónimo disse...

só que o di maria foi embora por vontadse prórpia do benfica. ou por incompetêbncia?…

quanto ao hulk, não me parece que tenha sido iniciativa do fcp...

MédioCriativo disse...

Anónimo, Anónimo, Anónimo,

Viram? Lá estão vocês a sair debaixo das pedras.

DC disse...

um texto bom, não é muito bom porque como de costume o egocentrismo sobe-vos à cabeça. Não conseguem deixar de dizer "ah e tal são campeões mas eram poucos a festejar".
É por essas e outras coisas do género que vão continuar a ver-nos ganhar ano após ano.
Como disse um homem brilhante: "Querem viver na realidade ou continuar na ilusão?"

MédioCriativo disse...

DC,

O quinto ponto era brincadeirinha. Sarcasmo, se preferires. Escrever um post deste tamanho e não sair por cima seria demasiado inglório para a ponta dos meus dedos.

Mas esse ponto tem apenas a ver com uma questão sobre a qual eu já tenho aqui falado muitas vezes: a diferença de dimensão entre os dois clubes (mesmo em termos internacionais). Facto inquestionável apesar das duas últimas décadas. O que nada tem a ver - antes que regressemos de novo a esse tema! - com qualidade desportiva. Eu sei disso.

DC disse...

a verdade é que essa dimensão que falas cada vez se nota menos. ontem eram 45 mil no estádio. O tal inferno da luz está a esmorecer!

hazinheira disse...

E pedir desculpa pela vergonha do "apagao" e dos aspersores? O SLB nao é o fcp nem o fcbarcelona... mas, ontem aproximou-se um pouco mais...

R.F. disse...

Foi o slb que hipnotizou o hulk e fez dele uma marioneta para espancar pessoas... vocês realmente!!! Por isso é que ele não se lembra de nada.

Unknown disse...

Dizer que o benfica e os benfiquistas "vivem em permanente desfasamento com a realidade." é uma crueldade. Durante todo o ano vimos uma atitude humilde e batalhadora do benfica, a tentar travar uma verborreia dos andrades, com o alto patrocínio da Comunicação Social.

sentinela um estremecer disse...

Depois do que se passou sábado, e caso os juniores dos corruptos venham a sagrar-se campeões como parece haver uma boa probabilidade, também se pode dizer que é o campeonato dos túneis ou isso é só quando elementos dos corruptos agridem alguém em túnel alheio?

M disse...

ó Dux_xxi, uma perguntinha sff, nada a ver com teu comentario, estou apenas curioso...

qual é a tua opinião acerca do Cardinal?

obg...

Barnabé disse...

O Cardinal até podia ser dos NN se marcar mais 10 golos como fez na véspera do dérbi.

Unknown disse...

M.

Não sou grande adepto de futsal, mas parece-me que o Cardinal é um excelente jogador. Marcar 10 golos não é para todos: http://goo.gl/y9Y9a

É certo que a estatística não explica tudo, mas ajuda a perceber certas coisas como por ex: a 'separar o trigo do joio'

Joao disse...

Mais uma vez o Porto consegue ser melhor dentro das quatro linhas...

O Jesus além de ser um parolo, consegue ser um mau profissional, quase todos os colegas de profissão não o têm em muito boa conta e ontem o seu discurso...

Creio que a bazófia um dia destes termina de vez!

Roberto, obrigado!
o campeonato também é teu...

Vitto Vendetta disse...

Não sei o que provocou o apagão, mas já ouvi dizer que o Roberto ficou a mudar lâmpadas no estádio até às 4 da manhã!

Lucifer disse...

Nada de novo. Nos festejos do fcporto, só se ouve "SLB, filhos da puta SLB". A sua Enorme PEQUENEZ apenas lhes dá para isso: Vivem, sonham, morrem com o benfica no pensamento. A minha teoria é que na verdade são Benfiquistas que foram rejeitados pelo proprio Benfica, por não terem qualidade suficiente para serem adeptos do Benfica.

De resto a sua correcta dimensão pode ser vista pelas aberturas de telejornal das 3 estações, esta noite:

RTP - Noticia de abertura - 6 minutos

SIC 4º noticia (já depois do intervalo) - 5 minutos

TVI 3ª ou 4ª noticia - 4 minutos

Ainda têm muito pão para amassar para chegarem a 200.000 no Marques.

Joao disse...

Lucifer, ainda bem que as notícias de futebol tenham tão pouco tempo, temos muito mais coisas em que nos preocupar...

podemos ser menos que os adeptos do "mais grande" mas isso não interessa nada, até podiam ser só meia dúzia porque a vitória ninguém nos tira e a verdade desportiva é aquela que no confronto directo têm nada mais nada menos do que 3 vitórias e 1 derrota, e o resultado já vai em 9-2...

agora esperemos por dia 20, esperemos pelas palavras do mestre da táctica, do discurso de fair-play dos seus dirigentes, etc...

abraço e bom resto de dia

Anónimo disse...

ÉS GRANDE!!

Anónimo disse...

a vitória neste campeonato teve um impacto engraçado num número:

total de títulos (campeonatos, taças, supertaças, provas europeias, taças intercontinentais -
fcp: 66
slb: 65

!!

Até ver, já não foi nada mau por causa disto: ultrapassámos o SLB em número total de títulos!

Unknown disse...

Ora aí está uma forma engraçada de avaliar o sucesso do adversário. Pela abertura dos telejornais. Ficaram agora todos a saber que se não for notícia durante pelo menos 15 minutos e notícia de abertura, que não tem valor.

Eu ri.

Stan the caddy disse...

O Benfica e o Porto não têm igualdade de tratamento na CC.
Pois não. Uma casa do porto em Sintra leva uma pedrada, nem se sabe de quem, e ninguém se cala. Constantemente as do Benfica são apedrejadas e não se fala.
A seguir a este jogo, houve uma acção concertada de vandalização em VÁRIAS casa do benfica espalhadas pelo país (incluindo Évora(!!))e inclusivé ataque às pessoas dentro das casas, em Gondomar. E do que é que se fala? Da luz ser apagada.
Também a apagaram no jogo da taça, mas disso ninguém fala.
E ainda gostam de dar uma de vítimas porque o Benfica é mais numeroso.
Já agora, tendo o SLB tantos adeptos (4 ou 5x mais q do Porto, só em Ptg), como é que há tantos idiotas a cometer tantos extremistas do vosso lado? É uma percentagem e pêras!
Ah, mas espera. A malta do Porto não é toda assim. Pois não, mas apoiam o Predidente corrupto que NUNCA repudiou actos de violência (apenas ironizou), e que constantemente a promove há 20 anos!
Eu desligava-lhes a luz?? Não, mas não ,me venham com choradinhos de virgens ofendidas.
Não sabem ganhar, nunca saberão enquanto lá reinar o bairrismo, o ódio e a pequenez.

M disse...

DUX_XXI,

obg pela resposta.

mas o que eu queria mesmo saber era tua opinião acerca de veres um profissional de teu clube a encabeçar os SD...

perguntei especialmente a ti, pelo nome que envergas.

Unknown disse...

M. de nada.

Não tenho conhecimento de um profissional do meu clube ter encabeçado os SD. Mas ligando os pontos percebi que o meu nome te levou a cometer uma gaffe. No problem, passa lá pelo meu blog e logo vês quem eu sou.

Mas, nessa matéria, como em tantas outras, tens telhados dvidro. Diz-me lá o que achas de Jorge Jesus, também ele, ter encabeçado os SD, à imagem de Cardinal?

http://bancadadeimprensa.blogspot.com/2010/10/atraccao-de-jesus-pelo-azul.html

M disse...

Dux_xxi, a falar é que a malta se entende..

todos temos telhados de vidro...e minha pergunta nao foi qq tipo de picardia, apenas curiosidade.

O JJ está no jamor por amor ao jogo, é publico o quanto o gajo gosta daquilo. nao sei se se confirma o sportinguismo do gajo, mas a cordialidade entre ele e o Pc é publica.

quem conhece o jamor sabe que ali não ha SD's, apenas adeptos...claques estao no topos. acho que o gajo esta ali como podia estar na bancada oposta, acho que era indiferente para ele.

a questão que coloco é acerca da posiçao do sportinguista acerca de um atleta profissional do sporting de referencia na sua modalidade estar presente na cabeça de uma claque...de um rival directo.

o gajo nem sequer tentou passar despercebido...

existem muitos atletas que defendem cores antagónicas às suas e profissionalmente, seguem o seu percurso.

estou apenas curioso em saber se para o adepto sportinguista, tal postura é tolerável pelo simples facto de ele ser publicamente assumido anti-Benfica...


claramente que minha gaffe relaciona-se com img e nick, pressupoe adepto mais..dedicado!

Unknown disse...

Se «o gajo nem tentou passar despercebido» é porque não foi uma preocupação. pelo menos naquele momento. Não sei se a tão propalada "diferença" Sportinguista consegue chegar a um patamar em que qq indivíduo pode escolher e ser responsabilizado pelo seu acto.

A mim não me fazia diferença se ele fosse adepto da Briosa. E, mal comparado mas similar, tivemos um caso de um apanha bolas que festejou um golo do Porto à briosa. Esse apanha bolas joga nos juvenis da AAC.

Disse na altura o que digo agora: cada indivíduo tem oportunidade de escolha e NÃO pode ser castigado por isso.

Seja no futebol, seja em qq outra profissão.

Disciplinarmente a direcção Sportinguista não tem por onde pegar.

Agora se queres saber se o adepto leonino fica aborrecido... tenho um palpite mas não é a mim que tens de questionar.