04 dezembro 2011

Jogadores Mourinho

Já todos percebemos que o Mourinho quando treina alguns jogadores eles das duas uma:

- Tornam-se bons ou excelentes jogadores mas quando ele sai eles quebram abruptamente.
- Já eram decentes mas tornam-se épicos.

Vou juntar os meus exemplos.

Benfica:

- Carlitos (sim, o mochilas que tirou o lugar ao Poborsky e parecia bom jogador!)
- João Tomás (saía do banco e marcava invariavelmente)

Porto:

- Costinha (era um tampão, não fazia mais nada para além disso e de golos decisivos. E depois?)
- Alenichev (ja era bom jogador mas ganhou dimensão no Porto)
- Postiga (Marcava golos, só isso... é de louvar!)
- McCarthy (Fortíssimo, mais do que em qualquer lado antes e depois)
- Nuno Valente (pah, quem?)
- Paulo Ferreira (certinho que às tantas parecia uma estrela na posição!)
- César Peixoto (jogava à bola e ganhou tudo... sim o PEIXOTO!)
- Maniche (Dos melhores médios centro que Portugal viu quando nas mãos do Mourinho)
- Derlei (O Ninja era das estrelas da equipa e um perigo constante. Depois deixou crescer o cabelo...)
- Marco Ferreira (sim, jogou à bola!)
- Pedro Emanuel (o porrateiro tornou-se um senhor durante uns tempos)
- Carlos Alberto (típico jogador de excelência sem neurónios, com Mourinho foi enorme)

Chelsea:

- Joe Cole (jogador de selecção, passou a dispensável em todo o lado)
- Damien Duff (um extremo muito limitado e à antiga, era uma das figuras do 1º Chelsea. Depois nicles...)
- Gudjohnsen (era um gajo muito útil e agora só serve para passar modelos)

Inter:

- Maicon (foi DE LONGE o melhor do mundo na posição mesmo com o Dani Alves como rival. Deixou de ser o que era)
- Chivu (era importante para a equipa, ajudou muito e agora digamos que não tanto)
- Thiago Motta (porrateiro do meio-campo mas indiscutível)
- Sneijder (foi Top5 mundial com o Mourinho, agora não passa de um muito bom jogador)
- Muntari (não é jogador de futebol mas parecia)
- Diego Milito (Top10 mundial e agora marca meia dúzia de golos)

Real Madrid:

- Marcelo (tornou-se o dobro do jogador)
- Khedira (quando o Mourinho sair nunca mais se vai ouvir falar dele)
- Benzema (tinha potencial para ser dos melhores do mundo nessa posição, com Mourinho tornou-se de facto um deles!)


Na verdade, acho que com o Mourinho o Emerson era titular no Brasil.

26 comentários:

Anónimo disse...

até o witsel (o canhão do defeso lol) jogava bem com o mou...

jogador lento, sempre preso ao relvado, muito recuado no campo (parece um trinco) só joga para trás e para os lados.

Não progride, jogador de contenção que apenas sabe proteger a bola, num meio campo onde ja há javi não chega...

Mais uma grande exibição na madeira do "canhao do defeso" lol...

Jom disse...

Ainda faltam aqui uns quantos jogadores...

Talvez só não tenha conseguido dar outra dimensão ao futebol de Balotelli! (faltou-lhe mais um ano para dominar o rapaz...)

E não tenhas dúvidas que o Emerson seria mais jogador, mas o lugar era de Capedvilla...

Abraço

Anónimo disse...

concordo que o mourinho tenha algum mérito a nível de motivação dos jogadores ... motivação para fazer jogo de resto condizente com dedos nos olhos do adversário e afins ...

... agora, dizer que transforma jogadores a nível técnico ou táctico não é exagero ... é estupidez mesmo

iorda9 disse...

A lista é muito grande e talvez ainda falte aí um ou outro, há no entanto aí pessoal trintão que nem com mourinho retrndia nada hoje.

É sem duvida o melhor treinador da actualidade e um dos melhores de sempre.

PS: O Derlei depois ainda cortou o cabelo e ainda foi o Ninja uns tempos.

DC disse...

Concordo em parte. O Benzema no Lyon era muito melhor, o Higuain com o Pellegrini tinha sido bastante melhor.
O Duff foi dispensado pelo próprio Mourinho, o Marco Ferreira nunca jogou à bola, se ainda tivesses dito Maciel.

Mas a juntar a esses podes falar em muitos também que se eclipsaram com Mourinho como Smertin, Jarosik, del Horno,Crespo, Shevchenko, Canales, Pedro Leon, etc.

Mourinho é fabuloso, mas não é isso que tu dizes. Tira normalmente o melhor da maior parte dos jogadores mas também teve insucessos. Del Horno por exemplo foi caríssimo e foi um erro crasso. Se ele tivesse essa qualidade de tornar qualquer um num bom jogador nunca falharia essa aposta pessoal.

Acho Mourinho excelente, mas acho ridículas estas generalizações. Qualquer dia ainda dizes que com ele o Emerson jogava á bola :D

Anónimo disse...

O Maicon tem andando sempre lesionado, se algum dia recuperar ñ vai deixar de ser o grande jogador que já era antes de Mourinho, ele bem o quis levar para o Real e ele bem que queria ir, assim não quis o Inter e desde então tem sido um tormento de lesões. Acho que ficaram todos a perder o Real actual com o Maicon na direita fica completo e próximo da perfeição. Tb é verdade que com a sua idade o fulgor físico diminui e neste aspecto sempre esteve um dos fortes do Maicon embora duvide que isto afecte a sua capacidade para meter grandes golos de angulos improváveis.

Bem verdade que Mourinho operou alguns milagres com certos jogadores, Paulo ferreira então devia se tornar um caso de estudo.

Anónimo o Witsl pode ñ ter jogado nada na Madeira mas que é um grande jogador só um aziado como tú pode ñ ver.

DC o Benzema do Lyon era melhor do que o de esta época? Nem que o pintassem...

Pedro disse...

O que eu gostava de saber o que tinha dado o Dani com mais tempo nas mãos de Mourinho...

Di_Carvalho disse...

Oh Anónimo das 17h43, só é possível um treinador mudar, para melhor, os seus jogadores:
a nível táctico;
e a mentalidade, que por sua vez melhora também a vertente técnica, pois ao motivá-lo, vai fazer com que ele trabalhe mais, para ser melhor e para evoluir !!

Portanto, o que disseste não faz o mínimo sentido ...
O Quaresma foi outro caso de insucesso, aposta pessoal falhada.
De qualquer das maneiras, Mou é um génio, e que ganhe tudo o que o Benfica não conseguir ganhar !!

DC disse...

Anónimo, mas sem qualquer dúvida. O Benzema levava o Lyon às costas, ganhou 2 ou 3 títulos praticamente sozinho. Era ele a jogar e o Juninho para as bolas paradas.

Neste Real, até o Postiga se ia destacar. O Benzema continua grande jogador mas agora está mais pesado, pior no 1 para 1. No Lyon era outra coisa!

Vitto Vendetta disse...

DEIXA O EMERSON EM PAZ!!! FALA ANTES DO MESTRE COENTRÃO E DA SUA TRAINEIRA!

Anónimo disse...

DC LOL
O Postiga!? Isso é ser um brincalhão, mas fora de brincadeiras o Benzema este ano nem parece o jogador que se via no Real, está muito mais completo, mais rápido e objectivo, cresceu muito a todos os níveis.

Gostava de ver o Mourinho a ficar uns bons anos no Real, grande parte dos jogadores são ainda muito jovens e ainda podem crescer muito, Benzema, Higuain, Ozil, Di Maria, Marcelo, Coentrão mais o Ronaldo já mais maduro será bonito de se ver. Só faltava mesmo juntar enquanto pode o Neymar e um grande defesa direito que até o Barcelona se vai ver á rasca.

Tiago disse...

Concordo com alguns, não concordo com outros... aqui vai os meus destaques

- Maniche (realmente o melhor médio do mundo nos tempos de Mourinho, mas apenas no Porto e na selecção... no Chelsea e no Inter não deu)

- McCarthy, Derlei

- Milito (o melhor avançado nesse ano, agora é um gajo que marca de vez em quando)

- Maicon (o melhor lateral desse ano.)

- Jankauskas (so pa retirar um nome do baú xD. Arma secreta no benfica e porto)

Capitão Santos disse...

B.,

Paulo Ferreira tem uma carreira fantástica tanto no Porto, Chelsea ou selecção. É melhor o Paulo Ferreira com uma perna do que o João Pereira com 2.

Falarem do Benzema do Lyon e deste é escabroso. Benzema é 10 vezes mais jogador agora do que alguma vez foi.

O Euro 2004 do Nuno Valente é épico. Meteu todos no bolso.

O Maicon é (opinião) melhor que o Dani Alves. Tem é de voltar a ser jogador sem lesão.

Há aí um ponto para referir: em todas as equipas, Mourinho tem bons guarda-redes mas nesses anos tornam-se os melhores do mundo. Será Silvino Louro? Ora veja-se:

- Vitor Baía: de dispensado da Selecção a melhor guarda redes da Europa em 2004.

- Petr Chech: top 3 guarda redes mundiais enquanto no chelsea quando não passava de uma promessa.

- Julio Cesar: onde está a estatua a este home aquando a defesa a remate do Messi na meia final da champions? Melhor guarda redes do mundo 2010.

- Iker: óbvio que é um dos top3, mas este ano será indiscutível.


Agora Peixoto, Derlei, Postiga, Marco Ferreira, Duff, Cole...foda-se que diferença.

Vladimir Kaspov disse...

É isso Vitto, o mestre Coentrão está sem traineira por isso devia passar a ser o novo defesa esquerdo do SLB. E além disso tem bigode, ridículo, mas tem.

PS: Ninguém se lembrou do Ednilson do SLB. Menino preto e sem carta de condução.

DC disse...

Essa dos redes é outra. Já vi o Casillas muito melhor do que esta época, mas muito mesmo!

O Baía foi dispensado da selecção com o Mourinho, portanto o teu argumento é inválido.
Mas concordo que as melhores épocas dele foram 2003 e 2004, mas antes disso já tinha sido o guarda redes mais caro de sempre e não foi por acaso.

Quanto ao Benzema, repito, nem perto do que fazia no Lyon.

Capitão Santos disse...

Já viste o Casillas a fazer melhor? Mas o que eu disse foi que ia ser indiscutivelmente o melhor. Mas o Casillas esta época já deu frango?

O Baía foi dispensado pelo Scolari mas foi o melhor guarda redes da Europa com o Mourinho, portanto ainda reforça mais o que disse.

Quanto ao Benzema podes verificar aqui os números:

LYON
Apps Goals Assists
150 66 18

REAL MADRID
Apps Goals Assists
100 47 19

Tem melhor média no Real Madrid, tem menos 13 golos (e menos 50 jogos) mas tem mais assitÊncias. Isto em 5 anos de Lyon e agora vai no terceiro ano de Real. Já para não falar da concorrência que tem no Real e nula que tinha no Lyon.

João disse...

"Mas a juntar a esses podes falar em muitos também que se eclipsaram com Mourinho como Smertin, Jarosik, del Horno,Crespo, Shevchenko, Canales, Pedro Leon, etc."

Canales e Pedro Leon ainda terão muito a dar, o resto não fez grande coisa com Mourinho mas depois deste fizeram menos...

DC disse...

Capitão Santos faz todo o sentido fazer a média da carreira inteira do Benzema no Lyon. Aliás eu sinceramente quero lá saber da média. Ele se fizer uma jogada genial, rematar, a bola for ao poste e um colega encostar para golo a média dele fica igual e ele fez uma grande jogada. Eu falo do que vi. O Benzema últimas 2 épocas de Lyon era imparável!
Aliás basta ver quanto o Florentino pagou por ele. Agora aposto que dificilmente alguém dá metade.

Quanto ao Baía disseste que passou de dispensado da selecção a melhor da europa e eu corrigi-te. Com Mourinho foi tanto uma coisa como outra, passou de titular a dispensado da selecção e também a melhor da europa.

João, pois era complicado fazerem uma carreira fabulosa depois se já estavam quase todos na casa dos 30 anos, com excepção do Del Horno. Não invalida o que eu disse, nem todos melhoram com Mourinho. Posso juntar à lista ainda Kezman que passou de crónico melhor marcador da Holanda a um avançado banal nas mãos do Mourinho.

Capitão Santos disse...

Falas de um Benzema tão distante como jogador para os dias de hoje que sinceramente não encontro. É diferente ser a estrela maior de um clube francês e jogar no maior clube do mundo com extrema concorrência. Repito: o Benzema é 10 vezes melhor jogador hoje, tanto tecnicamente como taticamente do que há 3 anos. Sem dúvida. Uma coisa é fazer exibições de sonho com o Lille, Monaco, Tollouse, St Ettiene...outra é ir a Valência e fazer um golo daqueles. Mas lá está, será a tua opinião e no final da época veremos.

Mas tu corrigiste-me do Baía ainda não percebi bem porquê, já que não disse nada de errado. O Baía foi dispensado pelo Scolari em 2002 que foi quando entrou na Selecção após o Mundial e nunca mais foi convocado. O Baía com o Mourinho jogou sempre e ganhou tudo, mesmo não sendo convocado para a Selecção e jogando com o Ricardo. Ou seja o Baía não ía a selecção não por não ter qualidade mas sim por merdas internas.

Os maiores flops do Mourinho foram o Mancini, Quaresma, Shevchenko e talvez o Del Horno...

DC disse...

Exactamente Capitão Santos, o que quero dizer é que o Baía não mudou, pelo menos não significativamente, com o Mourinho. Era bom, continuou a ser bom, o que se passou na selecção foram birras dum brasileiro burro.

Quanto ao Benzema acho muito relativo o que dizes. O Di Maria por exemplo, joga muito melhor em Espanha do que jogou em Portugal e há diversos casos assim. A táctica do Real é excelente para os avançados portanto o Benzema só tem a ganhar com isso. O campeonato francês pode ser mais fácil, mas o Lyon se calhar não marcava metade dos golos do Real, ou seja a bola não chegava tantas vezes ao Benzema.
Neste vídeo podes ver um Benzema dos tempos do Lyon, muito mais explosivo, claramente menos pesado, para mim muito melhor. Obviamente que foi ganhando experiência e aprendendo mais a nível táctico, mas agora para mim não é claramente tão bom. Aliás deve ter engordado uns 10 kg e não sei se saiu beneficiado com isso.

http://www.youtube.com/watch?v=7eyxO1aKqOU

BelkinR7 disse...

Ó DC o que nós vemos no Video, não é rendimentos é um jogador mais explosivo e espectacular em questão de fintas e pormenores técnicos, no Real o Mourinho tirou dele mais rendimento, as palavras de Benzema com Pelegrini foram "Não vi para o Real para correr, vim para marcar" a forma de jogar dele tornouy-se mais objectiva isso sim, tal como Ronaldo desde que saiu de Manchester.
Não confundas RENDIMENTO com JOGADAS BONITAS E FINTAS.

DC disse...

ó Belkin eu não estou a confundir nada. O Mourinho tira dele o que entende ser melhor para a equipa, não necessariamente o que é melhor para o jogador em si.
O Benzema para mim no Lyon era muito melhor, mas o Lyon obviamente era muito pior que o Real.
Neste Real tiras-lhe o Benzema fica exactamente na mesma, ao Lyon tiraste-lhe o Benzema e acabaram-se os títulos.

O facto de a equipa estar melhor e os próprios números do jogador, não querem dizer que o jogador em si seja melhor.
E dou um exemplo simples: Ronaldo Fenómeno era o melhor jogador do Mundo no Barça, de longe! Explosão, finta, tudo. Ganhou alguns títulos mas perdeu o campeonato. Ou seja, apesar de ter o melhor Ronaldo, a equipa não funcionou em cheio.
Depois, já gordo, com um estilo totalmente diferente, venceu tudo pelo Real Madrid. Aí a equipa era outra. Agora o Ronaldo que venceu o campeonato espanhol e a champions não chegava nem perto do verdadeiro fenómeno que se viu com Robson!

Com o Benzema, nas devidas proporções, no meu entendimento passa-se exactamente o mesmo. Mais objectivo, talvez mais finalizador, mais experiente, mas menos jogador do que era. Menos potência, menos explosão, menos criatividade, menos drible, etc...

Capitão Santos disse...

DC deixa-me só colocar aqui o meu ponto de vista relativamente ao Baía: podemos dar o exemplo do Quaresma que ainda vai à Selecção mas foi um flop com o Mourinho e brilha no Besiktas. Aqui não há brasileiros burros metidos ao barulho mas sim um jogador que provavelmente nunca se enquadrou nos grupos devido aos valores praticados pelo Mourinho (correr pela equipa e não a equipa a correr por ele). Sendo assim continuo sem perceber o teu ponto sobre o Mourinho. O Baía não se comparava com um Iker, Buffon ou Julio Cesar a não ser nas mãos do Mourinho quando foi o Melhor da Europa. Aquilo que te digo é que, na minha opinião, o Baía sempre foi um guarda redes banal e nas mãos de Mourinho foi o melhor da Europa fazendo duas épocas estrondosas e pondo-se no patamar dos melhores do Mundo. Isso nunca mais aconteceu, só com Mourinho. Confundires a cena da Selecção com o mérito do Mourinho é um exercício perigoso do ponto de vista do mérito. Acima de tudo o mérito é sempre do Jogador/Baía, mas há claramente Mourinho nisto. Um guarda redes banal, do campeonato português a ombrear com os melhores do mundo e ser reconhecido por isso não pode ser obra do acaso.

Relativamente ao Benzema posso adiantar-te que numa certa altura da carreira os jogadores mudam a sua forma de jogar. Um exemplo é o Cristiano Ronaldo: era o fintas do Manchester, dava mais espectaculo, cuecas, sentava o Ashley Cole...desde de ha 3 anos para cá, decidiu ser menos espectacular e mais eficaz. Agora se gostares mais do Ronaldo de Manchester, virtuoso, fantasista é uma opinião. Agora que ele está mais jogador de futebol, mais eficaz e por isso marca 40 golos batendo record de sempre, não haja dúvidas e factos sobram para contar a historia.

Percebo que gostes mais do Benzema de Lyon, mais virtuoso e mais explosivo. Mas no Real há disciplina, tatica, há grupo e as formas de jogar sao diferentes. Hoje o Benzema é mais inteligente a jogar, mais eficaz e sobretudo mais disciplinado taticamente. Tudo isto num dos maiores e melhores clubes do Mundo e tendo o Higuain na sombra.

DC disse...

Desculpa lá mas não consigo sequer discutir quando dizes isto "o Baía sempre foi um guarda redes banal ".

Baía foi o melhor redes português dos últimos 20 anos, foi o redes mais caro de sempre quando saiu para o Barcelona, é o redes mais titulado de sempre, venceu todos os troféus europeus (champions, uefa e taça das taças). Mesmo tendo uma lesão gravíssima e depois um brasileiro burro a afastá-lo da selecção cumpriu 80 internacionalizações. Seria, sem todas essas polémicas o jogador português mais internacional de sempre.
É que podes não gostar do Baía, terás os teus motivos, mas chamar-lhe banal? ou não te lembras dos jogaços que fazia antes da saída para o Barça ou então estás mal intencionado. Nós no Porto não temos por hábito idolatrar um qualquer e Baía é um dos maiores ídolos de sempre!

Quanto ao Benzema e à tua comparação com o Ronaldo, o que afirmo é que essa transformação no Benzema não o melhorou. Além disso, o Ronaldo entroncou, mas não perdeu velocidade, muito pelo contrário. O Benzema perdeu mobilidade e agilidade. Concordo que está mais experiente e melhor tacticamente, mas isso é natural e normal na maturação dum jogador.
Quanto ao que disseste sobre o Higuaín, o Higuaín sem lesões é o titular do Real e já mostrou diversas vezes ser o melhor ponta de lança que eles têm. E isso, na minha opinião, nem merece discussão.

Capitão Santos disse...

DC,

deixa-me corrigir-te em dois ou três pontos. O Baía nem consta dos 10 mais caros de sempre, portanto há aqui equivoco. O Baía custou 6.5 milhões e numa transferência que ainda hoje é investigada. E no Barcelona nem 40 jogos fez em 3 épocas (lesões e opção técnica).

O Buffon custou 37 Milhoes de Euros, o Peruzzi 18, Toldo 16...e o Roberto custou 8.5. Acho que pelo Roberto podemos ver que o preço não é sinónimo de qualidade.

O que digo é que Baía comparado com Buffon, Iker ou Julio Cesar nao passa de um guarda redes banal. Em Portugal nunca tiveste um guarde redes fora de série que fosse português e há até quem ache o Damas o melhor de sempre. Por isso reforço que o Baía foi comparado com os de top mundial quando teve nas mãos do Mourinho, nada mais.

Não sei se és daqueles que tem azia ao Mourinho mas posso dizer-te que sempre gostei do Baía, clubismos à parte. Mas nunca o considerei ao nível dos melhores a não ser nas mãos do Mourinho.

Quanto ao Benzema discordamos, só isso.

DC disse...

Capitão Santos, o Baía foi o redes mais caro de sempre na altura, obviamente. 5 milhões de euros ou 1 milhão de contos.
Naturalmente depois foram ultrapassados esses valores, principalmente a partir da transferência de Figo e companhia o futebol entrou num período de loucura em que até o Mendieta saiu por umas valentes dezenas de milhar de euros. Mas óbvio que o Buffon valia mais do que ele, foi redes que já vi jogar. Iker estará entre os melhores acima de tudo pela regularidade, Julio César acho que fez 2 épocas boas, não tem uma carreira e uma regularidade que chegue sequer perto do Baía. Baía era estrela aos 23 anos, Julio César foi tipo Artur que se lembrou que sabia defender aos 30.

Quanto a azia ao Mourinho, não tenho. Não gosto do estilo dele, sou super fã do Barça e portanto torço contra ele neste momento, mas não sou cego e sei reconhecer que está no mínimo dos mínimos entre os 3 melhores treinadores do Mundo e provavelmente de sempre. Agora o que não faço é generalizar e dizer que o Mourinho pegava neste ou naquele e tornava-o num craque.
Já melhorou jogadores, já piorou outros. Já apostou bem em jogadores que se tornaram estrelas, já apostou em flops como Pavlin ou Del Horno.
É bom mas não é Deus.