19 fevereiro 2012

Efeito Mourinho

Há treinadores que fazem com que alguns jogadores e equipas se transcendam, seja devido ao estilo de jogo, seja à moral que dão à equipa.


Uma das figuras incontornáveis deste fenómeno é o Mourinho.

O caso do Inter é o mais escandaloso. Pega na equipa, é campeão (isso são trocos) e na 2ª época ganha a Champions. O Inter passa a ser um "papa-títulos" com uma equipa madura e quase intransponível defensivamente.

Sai do Inter, não são campeões sequer.
Esta época (já com um despedimento de Benitez pelo caminho) andam pelo 6º lugar do campeonato e ainda esta semana perderam em casa 0-3 contra esse gigante adormecido do futebol europeu que é o Bolonha. 

Sneijder chegou a ser nomeado e considerado favorito a melhor do mundo com Mourinho, agora continua a ser um grande jogador mas já ninguém ouve falar dele.
Milito passa de goleador furtivo e decisivo para "mais um" obrigando o Inter a ir comprar avançados a rodos para colmatar a falta de golos.
Maicon passa de melhor defesa-direito do mundo (deixando para trás o enorme Dani Alves precisamente por defender melhor que ele) para um gajo com problemas com lesões e bom jogador.
Júlio César passa de melhor GR desse ano para um bom GR.
Muntari passa de "vou-te usar para fechar a loja" para emprestado ao maior rival.

O Inter na Champions passa de "quero apanhar todos menos esses!" para "epa... até não era mau calhar-nos o Inter...".

Duvido que no Real Madrid se note muito quando o tuga sair de lá, aquele plantel é estrondoso, ainda assim vou gostar de perceber se é possível ganhar com esta facilidade o título ao Barcelona.

1 comentário:

LDP disse...

Deixaste algumas coisas importantes de lado, B.

Maicon tem-se debatido com muitas lesoes impeditivas de voltar a jogar com regularidade e ganhar novamente boa forma, mas pior ainda se passa com Milito e Sjneider. O holandes voltou agora mas é desde hà quase um ano que nao faz dois jogos seguidos ainda que incompletos. O mesmo se tem passado com Milito.

E esqueceste-te de Leonardo. Em menos de dois anos jà por là passaram Benitez, Leonardo, Gasperini, e Ranieri agora.

A culpa principal é de Moratti, no entanto. Desde a imprensa aos adeptos, todos o dizem. Pois a politica de contrataçoes é decidida por ele.
Mourinho com uma equipa velha (no sentido de tarimbada e experiente) ganhou tudo, mas obviamente que uma revoluçao no plantel teria de ser feita, mesmo que Mourinho là tivesse ficado.

Foram buscar Alvarez e Juan e agora Guarin que hà meses que nao joga.... E pediram o emprèstimo de Palombo e Poli à Sampdoria (que tinha descido de divisao!!!) e Zarate à Lazio.

Entretanto a defesa titular apresenta Zanetti com 38 anos e Lucio e Samuel ambos com 33. Gasperini no inicio desta época perdeu quase todos os jogos à frente do Inter porque trouxe do Génova a tàctica da defesa a tres...com estes gajos. Obviamente até as equipas mais fracas metiam uma ou duas bolas em velocidade là na frente e acabavam por marcar e ganhar ao Inter.
E depois hà também o "azar à la sporting". Ou azelhice, dependendo do ponto de vista. Muntari, por exemplo, fez 3 ou 4 jogos no Inter e hoje, na estreia pelo Milan marcou logo um golo.

Moratti depois de ter passado anos a gastar balurdios e nao ganhar nada, agora a cada época que passa gasta menos. Obviamente a equipa ressente-se.