16 fevereiro 2012

"Não gosto de Futebol" ou "Não ligo muito a Futebol"

Cada vez entendo menos estas pessoas.

Como é possível não se gostar de Futebol? Como é possível não ter uma paixão doentia por algum clube? Não acredito no meio termo de "gosto mas não ligo muito..." isso não é gostar! É um pouco como aquela malta que fuma mas só fuma à noite quando bebe uns copos.

As pessoas que não gostam de Futebol agarram-se a quê? 

2ª feira, dia chuvoso, pego no trabalho e parece que à medida que faço as coisas faltam ainda mais para fazer do que no início... mas... depois lembro-me que na 4ª feira o Benfica joga na Champions com alguém! Fico logo mais calmo... O dia afinal não é tão cinzento! 

Domingo, dia de luto antecipado por estarmos de ressaca 80% das vezes e por sabermos que amanhã acordamos cedo para trabalhar. Mas depois lembro-me que o Benfica joga com alguém nesse dia, o chegar da noite não é um acontecimento tenebroso mas sim um momento que anseio! 

Estar nervoso desde a véspera de um jogo importante, no próprio dia ter o cérebro bloqueado de 5 em 5 minutos a pensar em todas as variáveis possíveis desse jogo.
Estar nervoso durante o jogo, dizer coisas sem filtro, gritar, bater o pé durante 90 minutos, falar de tudo no intervalo com quem nos rodeia, comentar mudanças de técnico de bancada, todo um ritual normalmente acompanhado por cerveja e testoesterona em grandes quantidades. 

Abraçar-me histérico a quem merece um festejo conjunto de um golo importante (o menos homo-erótico possível claro). Cerveja por todo o lado porque me esqueci de largar o copo, piso o gato porque escolheu a altura errada para se deitar aos meus pés, noto que no andar de baixo não gostaram do barulho mas hey... até ao fim do jogo sou uma besta sem qualquer sentido de comunidade.

Ficar amuado durante horas depois de um mau jogo (quem sofre é a patroa, que tem de aturar tudo isto), ficar contente durante dias depois de um jogo forte.

Adoro tudo isto que rodeia o Futebol, Adoro o Benfica e sei que um verdadeiro adepto me entende qualquer que seja a cor que apoia. 

11 comentários:

M disse...

claro que sim pá....numa perspetiva o menos homo-erótico possível claro, lembro-me que na celebração do golo do Luisão contra a lagartada na Luz, que em virtude de meu Redpass estar mesmo encostado a uma das saída do piso 3, dei por mim a celebrar histérico no corredor, agarrado a um agente da PSP, puto novo, mais novo que eu, ainda mais histérico que eu...

ora se não fosse pelo futebol, em que situação seria este cenário possível?

Euromilhoes? nã...saía de fininho, com a desculpa que ia cagar e ia comprar ilha nas Caraibas, cheia da gajas boas mamalhudas...

Pedro disse...

E quando vais a caminho do estádio e te cruzas com um carro que tem o cachecol do Glorioso na janela? Ou no metro quando te cruzas com alguém equipado a rigor e troca-se aquele olhar que serve como cumprimento solene?

Não gostar de bola é de facto um mistério mas alguém ser adepto do fcp é que é algo que não se percebe mesmo. ☺

David Duarte disse...

E o sentimento de hoje? O conflito entre a razão a dizer que perder por 3-2 nem é assim tão mau (sobretudo tendo em conta o contexto) e o coração a dizer "FODA-SE"!!!! Conflito que não vai desaparecer antes de 6 de Março?

Vitto Vendetta disse...

És o novo aquilino ribeiro!!!

Unknown disse...

Futebol é isto, é um conjunto de variáveis, de parábolas, é uma ementa recheada de observações, de intuições e de raciocínios desmedidos..

Como é possível não se gostar de futebol?

A propósito, boa atitude ontem, 2ª mão limpam fácil...

Aposto num benfica até Às meias finais.

Abraço, uma boa quinta feira

Fura-Redes disse...

Acho isto genial! Partilho contigo esse espanto. É tão bom adorar futebol.
e tenho pena daquelas pessoas que me dizem "mas porque gostas tanto de futebol? eles é que ganham o dinheiro.." nunca tiveram no estádio da Luz com 65 mil pessoas a gritar campeões campeões campeões nós somos campeões! e nunca sentiram um arrepio por um berro colectivo do 3º anel. eles é que perdem

João Alves disse...

Como te compreendo Gordo... Como te compreendo...

PC disse...

Concordo plenamente em tudo que foi dito. Como é possível não gostarem de futebol? Nem sabem o que perdem..

Unmasked disse...

Ó gordo, este texto é do melhor que já li em termos de explicar o que é o amor pelo futebol.

Vladimir Kaspov disse...

E áqueles (é assim que se escreve??)que escolhemos para amigos e companheiros de copos e aventuras que no contexto do futebol, e só porque são de um clube diferente, achamos que são os mais fatelas e facciosos gajos de todo o sempre? É estranho mesmo. Tentar compreender o que é gostar de futebol é mais estranho que compreender as gajas.

Manuel disse...

É isso mesmo gordo, por isso é que respeito todos os doentes da bola sejam da minha cor ou não (sou dos verdes) e desprezo à grande aqueles que só são do clube quando ganham.

Aqueles que não ligam nenhuma à bola tenho que respeitar. Às vezes dou comigo a pensar "Como é que é possível considerar uma das coisas mais importantes da minha vida, um jogo em que são 22 gajos a correr atrás de uma bola? E como é que o futebol é umas das poucas coisas que me faz perder completamente a cabeça e ficar eufórico ou triste de um momento para o outro?"

Mas penso isso durante meio segundo e depois já tou a pensar quando é que joga o Sporting. De facto o futebol é um vício, uma doença e cada qual tem a sua estirpe de cor diferente.