19 abril 2012

Competições Europeias

O Benfica não joga, é um facto.


Só conseguimos acabar em 1º no grupo da Champions à frente do Manchester United (finalista do ano passado), depois nos Oitavos-de-Final ganhámos aos milionários do Zenit e nos Quartos-de-Final ainda démos luta ao Chelsea (em 9 anos esteve 6 vezes nas meias-finais da Champions) que ontem venceu o Barcelona.

Ganhámos 20 Milhões de Euros e viemos para casa a pensar "Para o ano há mais", porque há mesmo mais, vamos voltar a jogar a Champions, ganhar uns jogos, perder outros e encher os cofres.

Isto não acontecia há uns anos, esta presença habitual, um respeito crescente sobre o nosso potencial e dinheiro a entrar regularmente. Claro que agradeço ao Jesus muito deste sucesso, na carta aberta que lhe escrevi mencionei que ele é um dos principais culpados deste nosso "regresso", tal como lhe aponto alguns erros que nos afastaram da primeira presença na Champions e que nos fez perder com o Liverpool e Braga na Liga Europa.

Claro que preferia jogar hoje do que esperar pelo fim-de-semana, mas isso queria dizer que não tínhamos passado o grupo e íamos novamente ter noção que a Champions não era a nossa liga, no fundo, acho que este ano mostrámos que a Champions pode mesmo ser a nossa liga, que podemos ser presença assídua, competitiva e surpreender alguns gigantes. 

Ganhar? Se lá andarmos temos mais hipóteses, mas não tenho o Ego do Jesus e sei que não será fácil... A não ser que apanhemos o Depor, o Lyon e o Mónaco... Mas isso era sorte a mais... 


PS: O Sporting joga hoje aquilo que será certamente um grande jogo. E é isto. Veremos no que dá. Boa sorte aos meus amigos do Sporting. Aos que não são meus amigos, que levem 3 ou 4.

30 comentários:

Joao disse...

"A não ser que apanhemos o Depor, o Lyon e o Mónaco... Mas isso era sorte a mais... "

Creio que normalmente o Porto acaba por ganhar os seus campeonatos porque têm a sorte de defrontar clubes mais fracos como o Benfica, Sporting, Guimarães, Braga, etc...


Já agora, apanhar um Zenit sem competir durante pelo menos um mês, sem um dos seus melhores jogadores (Danny) pareceu-me uma tarefa relativamente fácil...

Abraço

B. disse...

Não sei, só sei que só lhes tinham que ganhar em casa 2 meses antes e não deu... Foram para a Liga Europa levar com um monstro que perdeu com o Sporting.

Vitto Vendetta disse...

Embrulha tripeiro, que tá-se a acabar o mealheiro.

Hugo disse...

Caro João "andrade",

E se a Liga Sagres não fosse tão corrupta, e mesmo com toda a merda que o Benfica fez (desde os jogadores até à direcção), este ano não ganhavam nada...

De qualquer forma, ainda não ganharam...É que der, continuo a acreditar!

Joao disse...

o treinador é fraquinho, os resultados europeus foram péssimos (para aquilo que estamos habituados...), a equipa não produz futebol em condições, o clube está em dificuldades financeiras, etc...

Mesmo assim, lá estão em eles em primeiro lugar em quase todas as modalidades...

Já agora, o Benfica fez uma excelente carreira europeia. O objectivo dos clubes portugueses na Liga dos Campeões foi sempre (será sempre?) ultrapassar a fase de grupos, o que vier a seguir é sempre um bónus...

Abraço

ZéB disse...

Até podia acrescentar o óbvio: que o Porto eliminou o Manchester United esse ano.
Ou o menos óbvio: que o Depor vinha com a moral em alta depois de eliminar Juventus e Milan (o vencedor do ano anterior) e o Mónaco ainda mais em alta depois de eliminar o Real Madrid e o Chelsea.
Ou o ainda menos óbvio: que a Lazio ficou em último no seu grupo depois de se qualificar eliminando o Benfica, ganhando em Roma e Lisboa num total de 4-1.

Mas vou apenas dizer que, com sorte ou sem ela, é muito melhor ter visto o Porto ganhar 2 Ligas dos Campeões do que ter ouvido sobre as que ganhou o meu clube há 50 anos e pensar que os outros as ganharam com sorte...

Joao disse...

Hugo "Chalana", também continuo a ter muitas dúvidas quanto ao vencedor da liga...
Até porque o Porto ainda vai jogar contra o Sporting que têm estado muito melhor desde que Sá Pinto pegou na equipa!

Já agora, continuo a apostar no Braga como vencedor da liga...

B. disse...

Em 27 linhas usei 2 para espicaçar o Porto.
Vem logo a tripeirada morder a corda.

Mission Accomplished!

Se o ZéB for o que eu penso, tinha 5 anos em 87, nessa altura via o Tom Sawyer e estavas na pré-primária.

Em 27 linhas não falei nas Taças que ganhámos e que não vi. Falei do presente do meu clube e tentei levantar um pouco o véu do futuro.


PS: Não há clube nenhum no mundo que não ganhe a Champions com alguma sorte, uns menos outros mais, certamente um clube como o Porto (pequeno ao pé dos outros gigantes europeus), teve direito a uma dose maior que muitos outros.

Joao disse...

Também parece que tiveste sorte com aquelas duas linhas...

ZéB disse...

Mas o portista já vinha de fábrica. Vivendo em Lisboa e com ascendência Benfiquista (mãe só adepta, mas tio doente - qualquer dia ainda te mostro uma foto comigo vestido de vermelho da cabeça aos pés com um equipamento que ele me comprou - foram anos a tentar esconder esse segredo) e Conimbricense (Académica, não o União) era preciso que o sangue azul viesse desde a raíz ou não aguentava.

Ou seja, com os tais 5 anos já era tripeiríssimo e lembro-me perfeitamente do Rui Barros a correr no meio da neve no título intercontinental - era o meu ídolo, qual Madjer, qual Futre.
E, claro, por sorte o Tom Sawyer dava à tarde e deitava-me suficientemente tarde para não perder a primeira parte dos jogos - ah pois, o calcanhar não vi em directo.

Magro vai ao ataque disse...

B.

Vê os plantéis do Depor, Lyon e Mónaco nessa época, e depois falamos. E aproveitando a tua aritmética, vê os clubes que os 3 eliminaram antes de defrontar o Porto.

Falamos depois de veres isso.

Magro vai ao ataque disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Magro vai ao ataque disse...

Deixa lá, não procures, eu ajudo-te.

Mónaco: eliminou o Chelsea e o Real Madrid (equipas de merda).

Deportivo: eliminou a Juventus e o Milan (equipas de merda).

Lyon: Passou em 1º no grupo do Bayern (equipa de merda)

Porto: antes desses 3, eliminou o Manchester United (que é uma equipa de merda excepto quando joga com o benfica), e passou no grupo onde tinha Real Madrid e Marselha (que tinha lá um escuro chamado Drogba, conheces?).

Plantéis:

Mónaco: Evra, Squillaci, Plasil, Giuly, Morientes, Adebayor

Deportivo: Molina, Jorge Andrade, Capdevila (esse mesmo), Mauro Silva, Fran, Djalminha, Duscher, Tristan, Munitis, Luque.

Lyon: Coupet, Reveillere, Ben Afra, Essien, Diarra, Juninho, Malouda, Govou, Luyindula.

Real Madrid, Juventus, Milan, Manchester United, Chelsea, Bayern, Marselha, que foram os outros referidos, penso que não preciso de estar a descrever os principais jogadores.

Seria caso para dizer... Apanhando um Zenit parado há 2 meses (e foi preciso sofrer para passar) e meia-reserva do Chelsea (2 derrotas, para os mais distraídos) e fazem isto, imagino o que seria com aquele Lyon, aquele Monaco, aquele Deportivo. Imagino, mas não vou dizer o que acho que aconteceria.

Joao disse...

Pelo menos temos a sorte de ter visto o nosso clube a ganhar algumas competições europeias nos últimos dez anos...

B. disse...

Estavas histérico... Nem precisei de responder para vires todo aceso! Já respondi a quase tudo com:

"Em 27 linhas usei 2 para espicaçar o Porto.
Vem logo a tripeirada morder a corda.

Mission Accomplished!"

E claro que era para espicaçar.
Mas o que tiro das tuas estatísticas (que apagaste, tinha algum erro e tiveste medo?) é:

- Então se ganhámos ao Zenit que tinha eliminado o gigante Porto, então foi ainda mais brutal... pensei que tinha eliminado uma equipa muito mediana e afinal eliminei um monstro...

Resumindo, o Chelsea até pode ir à final ganhando ao Barcelona, certo?

Agora pergunta aos do Real e do Bayern:
- Preferiam que tivesse sido o Barcelona a ganhar?

Humm... Acho que adivinho a resposta... Ou seja, sim, o Mónaco eliminou o Real Madrid, mas... será que preferias o Real Madrid?

És mais inteligente que isso, resume-te ao que eram esses 3 colossos e não a quem eliminaram.

Repetindo:

Não há clube nenhum no mundo que não ganhe a Champions com alguma sorte, uns menos outros mais, certamente um clube como o Porto (pequeno ao pé dos outros gigantes europeus), teve direito a uma dose maior que muitos outros.

brmf disse...

Esses plantéis do Mónaco, Depor e Lyon são de facto brutais lol

Isso não tira mérito ao Porto. Aproveitou bem a oportunidade. Vocês é que estão a acusar o toque.

Magro vai ao ataque disse...

B.

Apaguei, para corrigir um erro. Voltei a colar na íntegra com o mesmo conteúdo.

O Porto não jogou com o Zenit depois de estar parado 2 meses sem jogar. Details.

Claro que preferia o Mónaco ao Real Madrid, como tu também preferias o Chelsea ao Nápoles. E não sabes o que aconteceria se jogassem com o Nápoles.

Obviamente o Porto teve sorte em alguns momentos de jogo. O golo mal anulado ao Scholes, o golo mesmo no fim, a bola na barra do Drogba nas Antas nos descontos. Com o Deportivo, jogou fora depois de empatar a 0 em casa, e jogou com 5 ou 6 jogadores em risco de não ir à final. Foi lá, ganhou 0-1, num jogo limpíssimo. Não é para todos, e não é só sorte.

Por falar em sorte, onde é que a faltou ao benfica? É que, segundo me lembro, para marcar 2 na Rússia tiveram 2 assistências de um guarda-redes peculiar. Deve ter sido azar (o dele, não o vosso, certamente).

Mas é bom que se convençam que é possível só à conta da sorte, vão voltar de lá muitas mais vezes recebidos debaixo de grande ovação, de madrugada, após 2 derrotas com uma equipa de reservas. (o Chelsea que jogou com o benfica não foi o Chelsea que jogou com o Barcelona, mas para isso é preciso olhar aos detalhes - tipo, até o Emerson é gajo para anular o Torres, um gajo que nem nos distritais tinha lugar).

Joao disse...

Mais sorte?

O Futebol Clube do Porto dominou a Taça Uefa no ano anterior, ganhou a Liga dos Campeões, vendeu uma porrada de jogadores e treinadores por valores extraordinários e resumes tudo isso a uma questão de sorte (ou de mais ou menos sorte?)

(Claro que também podes dizer que foi por causa do árbitro, também fica bem...)

Portanto o Benfica só não ganha lá fora por manifesta falta de sorte...

B. disse...

Magro,

Percebes de futebol?

Jogo com o Barcelona:
- Contenção total, jogo directo para alguém que aguente a bola sozinho à espera dos colegas e tenha corpo para os empurrões todos durante esse tempo. Resolver tudo sozinho se não chegar ninguém a tempo e muito poder de choque. Drogba.

Jogo com o Benfica:
- Jogo tranquilo com mais do que 1 elemento de ataque onde a bola pelo chão pode ser uma mais valia porque os centrais e o trinco são altos e o Emerson é horrível. Bola corrida, linhas de passe, tabelas, etc. Torres.

Um dia explico-te, sou o mestre da táctica.

Magro vai ao ataque disse...

B.

Gosto de fazer o vosso raciocínio. Aritmética. Eu ganho ao X, o X ganha ao Y, então eu goleio o Y. E quando o faço, alguns de vocês ficam logo indignadinhos...

Mas se tu és o mestre da táctica, diz-me o que poderia acontecer se o Drogba tivesse jogado mais do que 5min com o Benfica? E se o Kalou na 2ª mão tivesse tocado na bola sem a perder sistematicamente? E se o Torres fosse um jogador de futebol?

Magro vai ao ataque disse...

Esqueci-me de dizer que o Paulo Ferreira jogou 90minutos na Luz (não sei se diga que ele é bom porque rendeu 20M, se é mau porque jogou 2 ou 3 jogos esta época).

ZéB disse...

Como eu sei que escreves a pensar que tens leitores inteligentes e que percebem a ironía e não para um monte de energúmenos, sei que dizeres que estas 26, 27 ou 28 linhas são sobre o presente e futuro do Benfica - e não uma alfinetada ao Sporting e uma resposta ao comentário do Unknown "Eu logo vou à bola. E vocês?!" - é uma graçola.
Até podía pegar com alguns, mas não com os teu leitores.

B. disse...

Merda... Fui apanhado!

ZéB disse...

Também eu e fui logo morder a corda e até confessei ter-me vestido de encarnado! É o que dá a paixão pela bola - isso ou não ter o nosso clube a jogar na europa...

B. disse...

Sim, em vez de estar o dia todo a pensar no jogo, estou a pensar em formas de me antecipar a bocas...


PS: Um dia conto uma história "daquelas"! De encontro a essa que o teu tio te fez...

Pé do André disse...

Eu só tenho um comentário: ... Viva o Sportém!

Joao disse...

Pé, tiveram sorte...

Pé do André disse...

Pois tiveram... os Bascos, claro.

Sparrow disse...

Se contarem as oportunidades é fácil perceber quem foi melhor.

Vitto Vendetta disse...

GIINGERRR!!!

OLha o Andradónimo da Silva mascarado de MAgro! Que puta de Otelo do caralho! É pra isso que te pago, filho da puta!?