06 abril 2012

Fucking epic indeed

Parecem-me tremendamente redutoras as insinuações mais ou menos veladas de que foi o árbitro o culpado pela derrota de ontem.

Primeiro porque... não foi: o penalty foi claro e a expulsão não me parece injusta. Depois porque não há qualquer necessidade de inventar desculpas quando o que se passou foi que nós, nos quartos de final da Champions e em Stamford Bridge, passámos a maior parte do jogo a encostar o Chelsea às cordas e a jogar bonito. Tudo isto com menos um jogador desde os trinta minutos de jogo. Mesmo tendo perdido, não vejo vergonha nenhuma nisto.

Mas devo dizer também que não vejo qualquer fascínio numa vitória moral. Aliás, nem percebo o que é isso de dizer que "não vamos às meias finais com o Barcelona mas fomos muito mais equipa que o Chelsea nos dois jogos"... so what? Este é o tipo de coisa que mesmo que se pense, não se diz.

O jogo com o Barcelona de qualquer forma seria para perder (para nós ou para o Chelsea) pelo que a única coisa que estava em causa era prestígio e... dinheiro. Ora se o dinheiro não vem, ao menos o prestígio não sai beliscado. Isto não é uma vitória moral, é um mal menor e o mínimo que se exige a um Benfica à Benfica. Por isso estavam lá aquelas duas ou três centenas de adeptos às cinco da manhã no aeroporto. Por isso têm de novo os adeptos todos convosco.

O Javi (mesmo com penalty) é soberbo e mais benfiquista que se fosse benfiquista desde pequeno. Juro que vi nele a alma do Eusébio (mesmo sendo preto) na forma como foi buscar a bola ao fundo da baliza quando marcou o golo e, sem festejar, correu com ela para o meio do campo.

Confesso que aí acreditei que o improvável era possível. E foi possível durante aqueles minutos incríveis onde o estádio inteiro se calou e a única coisa que se ouvia era "Benfica! Benfica!" vindo lá de um cantinho. Terão as pernas do Drogba tremido de verdade nesses minutos? Talvez. Porque foi possível, simplesmente calhou não acontecer. Eu não vejo vergonha nenhuma nisso.

Errei na maior parte das minhas previsões mas, de facto, talvez venha a contar aos meus netos um dia o que se passou ontem em Londres.



P.S. - O Aimar é de outro mundo e, para mim, ontem fez o seu melhor jogo de sempre pelo Benfica.

5 comentários:

Vitto Vendetta disse...

Concordo em relação A TUDO, inclusive de este ter sido o melhor jogo de Aimar.

QUEREMOS MAIS POSTS, CARAAAALHO!!!

Equipa da BEFCR disse...

Não concordo com a parte do Maxi, não quanto ao segundo amarelo, mas quanto ao primeiro.

E o problema foi esse: um chorrilho de amarelos para um lado e para o outro...

A imprensa internacional da especialidade foi praticamente unânime ao considerar a arbitragem caseira e tendenciosa.

MG disse...

até posso concordar com a justeza dos lances que referes... mas isso não foi o pior da arbitragem.

o pior, foi a dualidade de critérios gritante!!!

RFOM disse...

O melhor jogo de 94 minutos do Aimar desde que chegou ao Benfica, assim concordo...

A bug's life disse...

Alguém
sabe onde posso sacar o jogo todo?nao consegui ver...