11 junho 2012

Cada macaco no seu galho

O Xavi, disse esta semana numa entrevista qualquer coisa como "o Mourinho não vai ficar na história do futebol"... e depois fundamentou esta afirmação com a postura, o mau feitio do José e mais não sei o quê.

Isto é um pouco como dizer que o Michael Schumacher ou o Ayrton Senna não vão ficar na história da Fórmula 1... os dois também têm (tinham) um mau feitio do caraças e para ganhar faziam o que fosse necessário (mesmo!). Também eles bateram recordes atrás de recordes e foram-se superando com o passar do tempo.

Ó Xavi, tu que ainda ontem fizeste questão de relembrar ao Mundo que és um jogador de outro planeta, não me parece que tenhas sido muito feliz com esta afirmação... joga lá à bola porque nisso, és exímio.

10 comentários:

dzgfsdgsd disse...

Sim Xavi tem vindo a provar que não é lá muito bom com as palavras... Bem como 99% dos jogadores....

GuachosVermelhos disse...

Por acaso li a entrevista e concordo em absoluto com o essencial da mesma.
É preciso ler sem estar à defesa.
O que o Xavi disse e muito bem, na minha opinião, é que Mourinho não trouxe nada de novo ao futebol!
Nada que deixe marca para além das vitórias que indiscutivelmente as suas equipas conseguem.
Grandes nomes do passado como Rinus Michels para dar apenas um exemplo, deixaram marca e ainda hoje todos se lembram da selecção da Holanda e da laranja mecânica...
Assim como Guardiola deixou a sua marca e daqui por 50 anos ainda se falará do Barcelona, não apenas dos títulos conquistados mas do magnifico futebol que praticou e que marcou esta geração; o famoso tiki taka.
Isso é que inexplicavelmente alguns portugueses não entendem ou preferem não entender...
E sim, Xavi além de um dos melhores futebolistas do mundo é claramente um individuo inteligente.

Pedro disse...

Vamos ver se daqui a 15/20 anos iremos falar de Mourinho ou de Guardiola...

Aliás...vamos ver se alguma vez voltaremos a falar de Guardiola...

fernando manso disse...

...Concordo com Guachos.daqui a 50 anos Mourinho será apenas estatística.Guardiola será o Senhor cuja equipa praticou o que grandes senhores (Menotti,Alex Fergunson,etc.)consideraram o melhor futebol que alguma vez viram praticar...

iorda9 disse...

Mourinho vai ficar na historia do futebol, por ser eximio naquilo que chamamos "mind-games" - aliás automaticamente associamos esse termo a Mourinho.

Xavi, ficará na historia por ter feito parte da selecção espanhola que foi campeão europeia e mundial, mas sem o mesmo destaque individual que por exemplo ronaldo, zidane ou ronaldinho

Quanto ao Barcelona da actualidade, a historia irá dar quase todo o merito a Messi - o restante ficará para Guardiola

Pessoa disse...

Mas o Mourinho ja disse que ia abandonar o futebol? Se seguir uma carreira dita "normal" ainda tem 20 anos de treinador pela frente. Se em 10 fez isto tudo, entao em 2032 poderemos analisar toda a sua carreira e dizer se vai ou nao ficar na história.
Agora é cedo pra falar. Tem uma boa oportunidade de ganhar a Champions pelo 3º clube diferente, só isso basta para ficar na história.

Olha agora... há com cada um..


PS- na minha humilde opiniao acho que ontem o Xavi esteve BUÉ furos abaixo..

dzgfsdgsd disse...

Não há dúvida que Guardiola vai ficar na história como sendo o treinador de um Barcelona que tinha Messi e que jogou um futebol do outro Mundo, mas lá está Guardiola logo Messi.

Mourinho vai ficar na história porque em 4 campeonatos (até agora) que entrou foi campeão e em 2 levou a Liga dos Campeões, (até agora).

Mourinho vai ser lembrado na história como sendo o treinador que chega, vê e ganha, em qualquer lado. Goste-se ou não dos métodos.

OBlau disse...

Mourinho fica na história porque ganha como ninguém... o resto é ou azia ou dor de corno, ou as 2 ao mesmo tempo!

ALM disse...

Mourinho já faz parte da história do futebol. Que outro treinador ganhou o que ele ganhou em tão pouco tempo?
E eu não sou um grande apreciador de Mourinho.

Unknown disse...

O Guardiola "limitou-se" a concluir o processo de evolução de uma elite de jogadores que pratica o mesmo estilo de jogo há mais de 10 anos atrás.Toda a formação futebolística de 90% dos jogadores do Barcelona foi pensada e arquitectada para atingir o apogeu sob as ordens de um qualquer treinador, conhecedor da filosofia própria do clube,que desse o natural seguimento da lógica de futebol iniciada quando o Iniesta, Messi ou Piqué eram putos.O Guardiola não é o génio que criou uma obra-prima.Foi apenas o homem certo na altura certa que poliu as arestas de uma fórmula mágica há muito pensada.
O Mourinho como não cresceu numa "família" que idealizou a forma perfeita de padronizar o jogo dos infantis aos seniores, com os melhores do mundo para o efeito, "limita-se" a criar fórmulas mágicas para cada desafio que se apresenta seja em Inglaterra, Itália, Portugal ou Espanha.E a fórmula mágica aqui "resume-se a vencer.Coisa pouca.A história nem liga muito àqueles que ganham...Com todo o respeito que o Guardiola me merece, ele simplesmente não sabe o que é o "mar alto", se é que me faço entender...Nunca saíu de casa...Passou toda a carreira de treinador no clube que o criou como um filho.O Mourinho vence em todo o lado por onde passa com uma regularidade nunca antes vista. O Guardiola tem um lugar reservado no trono dos líricos do futebol enquanto o Zé está do lado irrefutável...O lado dos números que esmagam a lírica e o romantismo. O XAVI CALADO É UM POETA!