15 novembro 2012

O Apito Certo

O árbitro que apitou o jogo de ontem da Selecção era uma personagem interessante.

Joseph Lamptey tem nome de lorde inglês mas nasceu no Gana e por algum motivo obscuro tornou-se num adulto que é árbitro de futebol muito embora em pequeno sonhasse ser presidente do seu país ou mesmo de outro país qualquer ali na zona.

O bom do Joseph foi ontem até ao Gabão que é um país tão exótico que tem nome de fruto tropical e/ou de jogo de tabuleiro e onde não se tem bem a certeza que nome dar às pessoas que ali nascem: Gaboneses, Gabenses, Gabõezões, Gabonenses, Gaboetas, Gaboanos, Dolce & Gabanna?

Seja como for, aquele ganês era de partir a rir. O próprio partiu-se várias vezes a rir durante o jogo - dentição impecável! - sem que se entendesse muito bem porquê.

Isto aconteceu: "É golo. Tudo para o meio campo. Ah não é? Não vi bem. O fiscal disse que não entrou? Mas eu é que mando aqui. Deixa perguntar ao Pepe que joga no Real Madrid. Ok, não entrou. Não estava a valer"

E um pouco depois aconteceu isto: "Porque estão todos a parar? Segue o jogo segue o jogo. Qual a bola saiu qual quê, eu é que mando aqui, segue o jogo! Ai até os Gabonotes acham que saiu? Ok, pronto, bola ao ar..."

E também aconteceu isto. Três vezes: "É pénalti. Apetece-me".

É toda uma atitude... uma arte. Se ele apitasse em Portugal correria o sério risco de se transformar no Fernando Mendes do futebol nacional: todos assistiríamos àqueles minutos de televisão mas sem prestar muita atenção ao jogo que entretanto acontece lá atrás.

7 comentários:

Pedro disse...

Se apitasse em Portugal arriscava-se a ir à final da Champions...

DeVante disse...

Olha, bem metida esta Pedro...

DeVante disse...

Mas eu acho que se apitasse em Portugal corria sérios riscos de apitar clássicos onde entrava o Enorme...

C. disse...

Bom, parece q o arbitro era mesmo dos bons! Gostei principalmente da parte em q ele vai falar com o Pepe!

Eu nem vi o jogo de ontem. Resolvi ir ver o Irlanda vs. Grecia. Fernando Santos, com os seus ticks inconfundiveis e de casaco de fato de treino pousado sobre os ombros, contra o Trapatoni. Achei curioso o facto de terem passado uns 15 minutos 'a conversa antes do jogo. Aposto q estavam a falar sobre o Benfica.

Outra nota, o Samaras saiu lesionado depois de uma cotovelada 'a Navarro... sera q vai recuperar ate quarta?

O resto do jogo foi uma seca. Parecia solteiros contra casados... Passei os 90 minutos a pensar como e' q perdemos uma final contra uma equipa tao mediocre.

artnis disse...

Não me leves a mal, mas ...

gabão é um capote e o jogo é o gamão.

MédioCriativo disse...

Caro artnis,

Agradeço o teu reparo e preocupação, contudo temo que não tenhas entendido o verdadeiro sentido que pretendi dar a esse parágrafo.

Muito pouca coisa do que aqui escrevemos - ou mesmo nada - é para ser levada à letra e muito menos a sério pelo que aconselhamos vivamente que, quando nos estiverem a ler, tenham a ironia e o sarcasmo à mão.

De resto, nunca levaria a mal uma correcção - pelo contrário, agradeceria - mas o que ali fiz foi deliberado. Já agora, também nunca achei que os naturais do Gabão fossem Gabõezões.

Acrescento o seguinte para um melhor esclarecimento:

1. Sei perfeitamente que o nome do jogo é Gamão.

2. Não fazia a mais pequena ideia de que Gabão fosse sinónimo de Capote. Faria muito mais sentido sê-lo de um qualquer Fruto Tropical. Era aí que eu pretendia chegar ;)

Um abraço,
MC

pitons na boca disse...

O nome deste arbitro trouxe-me à memória outro: Nii Lamptey.
Talvez irmões. :)

Gabão é um gajo que se gaba muito.