07 dezembro 2012

O treino defensivo do Jesus

Todos sabemos que desde que chegou ao Benfica assume muito mais o risco... defende sempre com menos gajos, sempre no limite no que toca a risco mas com tudo a funcionar que nem um relógio.


No lance que vos vou trazer ouvi muitos comentários de quem não sabe o que é futebol dizendo que era uma palhaçada, agora, com as imagens roubadas do blogue do PB torna tudo mais fácil de mostrar como se treina uma equipa para defender:












































O Messi corta para dentro e ou tenta decidir sozinho ou passa para um dos 5 colegas de equipa que estão na área. Solução? A equipa sobe em bloco e de repente o Messi só pode tentar decidir sozinho porque os 5 estão agora todos fora-de-jogo.

Claro que podia decidir... é o Messi! Mas... resultado? Perdeu a bola, zero perigo.

O Jesus se defendesse com mais homens era a defesa menos batida da Europa... Mas o gajo continua cheio de tesão por ter bons avançados e aposta tudo aí... Mas se julgam que de repente ele agora se esqueceu da defesa, este lance mostra que isso nunca aconteceu... São decisões destas que fazem uma defesa ser boa ou ser superior...

11 comentários:

MédioCriativo disse...

B. mas... mas... tu afinal percebes de futebol!!!! Podias ter-me avisado antes...

Agora mais a sério. O que os nossos rapazes fizeram ali foi absolutamente perfeito.

Até porque eles não se limitaram a "subir" em linha, antes CAIRAM em cima do jogador que leva a bola o que torna muito mais provável o erro forçado. Mesmo tratando-se do Messi.

pitons na boca disse...

Estas imagens mostram bem a sorte que tivemos do Xavi não jogar.

Apesar do movimento da defesa ser perfeito, com o Xavi em campo o Messi tocava para trás para o Xavi, e ia receber já dentro da area, isolado em frente ao Artur. ;)

Constantino disse...

Isto só vem mostrar que uma foto tirada do contexto (como a que rodou toda a imprensa ontem com 11 Bravos de volta de um anão) leva a incorrectas interpretações. Nem era preciso mostrar as 2 fotos para mostrar o trabalho defensivo do SLB nesse lance, bastava mostrar a que por ai andou, mas completa, portanto a segunda que a´qui colocas.

Gandhy disse...

O que o a defesa do SLB fez nesse lance está nos manuais. Não tem nada a ver como queriam passar, todos aflitos que vem lá o Messi!!!! Isto devia ser feito sempre assim, fosse o Messi a levar a bola, fosse o Zé do Casqualheira!!!

O comportamento do Luisão nesse lance a comandar a defesa é exemplar. Acompanha sempre o lance, comanda a defesa, e é o jogador que vai interceptar o anão. Brilhante!!!

ps. Se o Messi passa para traz para receber mais à frente, a defesa também não teria subido toda em bloco para o pressionar!

dzgfsdgsd disse...

Não há duvida, que ai está demonstrado um excelente momento defensivo.

Kiddo! disse...

E se o anão fizesse aquela finta à ricardinho?!?!

R: o Luisão partia-lhe os dentes com um rotativo!

POC disse...

Foi brilhante. Grande trabalho do Jesus. Só é pena ser um palerma noutras coisas. Especialmente a falar e na bazófia que vomita diariamente.

Joao disse...

Foda-se lá para isto.

Parece que é o lance da década...

Sairam da liga dos campeões mas este lance foi exemplar a nível defensivo. Uau, clap, clap, clap! Yeah!!!! Fizeram aquilo que nenhuma equipa foi capaz de fazer em Barcelona... Yeah!

É bom perceber por exemplo que os 5 que ali estavam em fora de jogo não são titulares, que para o treinador do Barcelona este jogo era simples treino...

Acho que o resultado foi o que foi e o Benfica só foi eliminado da liga dos campeões porque o Spartak foi bastante fraco (teoricamente seria o terceiro do grupo e o Celtic o quarto) contra o Celtic...

Unmasked disse...

Ó joao pá, phuodasse! Dos 5 que dizes que não são titulares estão lá o Puyol, o Piqué e o Song.

Mats Magnusson disse...

mestre da táctica!

Nuno Pinho disse...

É um grande treinador!
Houve lances em que as subidas descompassadas do Máxi, nos lances de fora de jogo, iam deixando os jogadores do Barcelona em posição. Por um erro desses, o Jesus passava logo a besta.
Só não entendo é como é que um treinador como ele admite que as bolas paradas sejam tão mal marcadas.