18 dezembro 2012

Taça de Portugal vs Taça da Liga

A Taça de Portugal conta com 73 edições:

24 delas vencidas pelo Benfica, 
16 pelo Porto,
15 pelo Sporting.

A Taça da Liga conta com 5 edições:
4 delas vencidas pelo Benfica,
1 pelo Setúbal.

Já que chamam Taça Benfica à Taça da Liga, podiam também chamar o mesmo à Taça de Portugal visto que é necessário no mínimo 8 anos para alguém ter os mesmo canecos que o Benfica tem.

Bom, passando isso à frente.

A Taça de Portugal é uma competição que faz 74 anos, é a "festa" da época porque faz com que alguns clubes que nunca sequer soubemos pronunciar tenham oportunidade de jogar contra os grandes, contra equipas da primeira divisão, contra profissionais! 
No meio de tantas equipas e tantos jogadores, a verdade é que por vezes ganham-se Taças de Portugal sem nunca vermos um grande pelo caminho.

Isso na Taça da Liga não acontece. Só jogam equipas profissionais e os grupos são feitos para os grandes se encontrarem nas meias-finais.

Assim sendo, parece-me óbvio que é mais difícil ganhar uma Taça da Liga do que uma Taça de Portugal... só pelo facto de, para ganhar, é sempre preciso derrotar um "grande", seja nas meias, seja na final. Ainda para mais a clássica rotação de jogadores nestas Taças é mais arriscada porque não jogamos com o Sertanense nem com o Anadia mas sim com equipas da 1ª e da 2ª divisão.

Bom, seja como for... a Taça da Liga não é de todo uma competição que seja do agrado da maioria dos dirigentes até porque só 2 é que a ganharam, no dia em que o Porto a ganhar pode ser que comecem a dar importância na imprensa e no norte do país.

5 comentários:

Unknown disse...

boa analise, só um reparo, deixem de chamar aos portistas e seus aliados (SCB etc.) norte do país, isso é que eles querem, dividir para reinar, o Benfica não é do Centro nem do Sul, é Portugal inteiro, sou do norte e sou benfiquista, e o que não falta aqui são benfiquistas...cuidado com os termos que utilizamos, o Benfica não é um clube de uma cidade, nem sequer regional...

David Duarte disse...

Não estou de acordo Gordo. A Taça da Liga não faz sentido, desportivamente, num pais como Portugal. Passamos o tempo a queixarmo-nos que a Liga portuguesa tem demasiadas paragens. Ora uma delas, e importante, é a criada com a Taça da Liga. A Liga apenas recomeça daqui a 3 semanas!

Esta Taça foi criada com apenas um objectivo : criar mais uma fonte de receitas para a Liga e assim para os clubes. Não podemos negligenciar este ponto. A minha questão é que a composante economica é muito mais importante que a composante desportiva.

Para que esta competição tenha algum interesse, para mim, tinhamos de alterar de estilo. Jà que o campeonato para um mês, porque não fazermos assim:

1a fase : 8 grupos de 4 equipas onde cada equipa faz três jogos. Qualifica-se para a fase seguinte o primeiro classificado. Esta fase duraria 1 semana com uma jornada ao domingo, outra à 4a e outra no domingo seguinte. Feito!

Segundo fase : a eliminar sem haverem segundas mãos! Por outras palavras mais 3 jogos até ser decidido o vencedor da competição. Em duas semanas e meia, maximo 3 semanas, ficaria a competição feita sem que ela prejudique o calendàrio na Primavera.

P.S.: Não deixa de ser engraçado que Portugal decidiu criar a Taça da Liga numa altura em que outros Ligas (a francesa por exemplo) pensa em tirà-la do quadro competitivo. Não gosto da Taça da Liga e não é porque o Benfica a ganha que mudo de opinião.

hertz disse...

Considero que a Taça de Portugal tem muito mais prestigio que a Taça da Liga. A seguir ao campeonato, a Taça de Portugal é a competição mais importante das competições internas.
Mas a Taça da Liga não é assim tão desprestigiante ou fraca como querem fazer parecer e o Benfica tem muito mérito em a ganhar.
Vale muito mais uma Taça da Liga do que uma Supertaça que, como o Mourinho disse, não passa de uma taça de pré-época.

David Duarte disse...

Campeonato > Taça de Portugal > Taça da Liga > Supertaça. Sim, parece-me obvio.

Bruno Pereira disse...

Apenas uma achega: a Supertaça Cândido de Oliveira é antes de mais um troféu. As restantes taças e campeonato são competições. Não se pode comparar uma com as outras.
Quanto à importância da Taça da Liga, a minha opinião é que ela poderá servir de indicador para mostrar quem detém a hegemonia no futebol português. Tal como a Supertaça nos permite ver que o FCPorto teve a hegemonia desde a década de 90 (mesmo antes de a ganhar já ia ganhando mais supertaças que os outros). A Taça da Liga poderá ser o troféu que, assim o espero, possa ser o indicador da equipa que dominou o futebol português nessa altura. É uma questão de esperarmos e mais tarde se analisar.