06 março 2013

Jorge Jesus e a renovação

Há uns tempos escrevi uma carta aberta ao Jesus.

Hoje, bastantes meses volvidos, continuo a achar que a melhor solução para o Benfica é de facto a permanência do Sr. L'Oreal.

Hoje fala-se na imprensa de proposta formal por parte do Benfica para a renovação do nosso Senhor, além disso fala-se também de redução do ordenado compensado com prémios (será que mesmo assim continua a ser o assalariado mais bem pago em Portugal?).

Isto seria uma boa notícia caso não fosse comum o Porto encomendar capas de jornais a colocar jogadores no Benfica para depois ir ele lá buscá-los e dizer que nos roubou. Eles não roubam... normalmente pagam o dobro (seja no ordenado ou nas luvas) e ficam com eles... não é uma opção de clube mas sim económica! Eu também a faria se não soubesse o que era o Benfica ou o Porto!

Exemplos:

- Falcao -> No dia da assinatura do contrato com o Benfica, o Falcao pede mais do dobro do ordenado acordado. Mandámos o gajo para a cli... na p... da mãe dele e foi para o Porto ganhar o que queria. Viu-se depois que devíamos ter aceitado a proposta? Sim, mas o Benfica não pode sujeitar-se a isto, não pode dizer que sim depois de estar tudo acordado! É falta de tudo...

- Central Mexicano que agora não me lembro do nome -> O Benfica tinha-o fechado por 4M. Dias depois anuncia-se a contratação do homem para o Porto. O Porto pagou 7,5M + uns 2M em luvas. Pah... contra isto não vamos negociar! Estamos a falar de mais do dobro! Não foi porque o puto é do Porto desde pequenino, até porque quase ninguém é desse clube de bairro desde pequenino... mas se pagam tão bem... não há muito a escolher!

E assim foi com quase todos!

Agora com o Jesus, receio que se possa passar o mesmo.

Eu quero que o Jesus continue... Acho que este ano ele deu um salto qualitativo bastante significativo tendo em conta as dificuldades visíveis que temos no plantel do meio-campo (inclusive) para trás...

Pode não ganhar nadinha? Claro que pode... Mas este ano já rodou, já tentou fugir à tentação de dedicar-se a 100% a todas as competições, já apostou em jovens, já não tem um patinho feio em modo teimoso, já fez tudo muito melhor... Veremos os resultados.

Gosto de um Benfica coeso com uma estrutura que prima pela continuidade. Não existia há muitos anos e agora que temos, bora lá manter.


PS: Acarditam?

29 comentários:

Miguel disse...

EU ACARDITO!

Unknown disse...

Se ganharmos o Campeonato e a Taça, sim. De resto... TODA A GENTE vai querer ver o Jesus a andar. Nota: A Taça decide-se depois do Campeonato terminar.

Ricardo disse...

Acardito, claro! O Jesus é a melhor opção. Apostar na continuidade e não em alguém que pode não trazer nada de novo ao Benfica. Pode trazer. Mas também pode não trazer. :D

M disse...

a propósito da renovaçao estar ou nao dependente de titulos ganhos...já repararam que há um (mais que provável decisivo) FCP-SLB num Domingo e na quarta seguinte a eventual (sonhar é bom e eu gosto) final da Éróleague? Deja-vu lagarto anyone?

B. disse...

AAK, estou fora desse "TODA A GENTE".

Quero que o Jesus continue mesmo sem o título no bolso.

Bubbles disse...

Não sou um fã de Jesus, mas acho que deve continuar e se reduzir o ordenado e ganhar mais por objectivos tanto melhor.

Se o Benfica ganhou algo com o mestre da táctica, JJ ganhou muito mais com o SLB, corria o risco de ser mais um José Mota do futebol português a graças ao Benfica viu a Luz e ascendeu aos Céus e no seio da Academia se fez homem.

Teve os seus Judas, Roberto, Emerson etc...mas também potenciou Anjos Di Maria e transformou Coentros em notas.

Por isso eu acardito que o rod stewart da amadora deve renovar!

Unknown disse...

No ano passado quis que ele saísse, já estava cansado do homem mas este ano ele melhorou muito e neste momento quero que se mantenha, pelo o que ganha agora? Talvez não, mas baixar para metade como os jornais dizem talvez seja demais.

NSC disse...

Eu tamém acardito! Mémo sem ganhar o títalo, pá.

Ricardo disse...

AAK, i' m out. É óbvio que LFV nao tem outra alternativa, se conseguir baixar o ordenado ao JJ e impôr o ganhar por objectivos, melhor ainda. Neste processo de 4 anos ambos progrediram, Jesus sempre foi bom treinador, mas agora ja esta mais consciente do que é treinar o MAIOR. LFV, gestor com a 4. Classe deveria saber que não se dá tudo de mao beijada no segundo de 4 anos de contrato a alguem so por ter ganho um campeonato. Ambos estao mais conscientes do nível de exigência no BENFICA( talvez por nao terem nascido vermelhos, tenham levado mais tempo a aprender). Chegámos a um patamar que não nos podemos dar ao luxo de dar passos a trás. Renovação para JJ já será a injecção de confiança para o sucesso desta época.

Alberto disse...

Eu também não sou grande fã do Jesus. A verdade é que esta época em condições normais estaríamos isolados na frente (temos mais pontos que no ano do título se não estou enganado), e com (na minha opinião) um plantel inferior ao do ano passado.
Fui um dos que defendeu a sua saída no início deste ano, mas não estou a ver uma solução melhor caso ele saísse.

Pedro disse...

Só "acardito" no final. Por agora é igual às épocas anteriores. Veremos.

Se vencer pode ficar, se não vencer adeus. E vencer não é apenas a Taça de Portugal..

Ficando o contrato só faz sentido nos moldes noticiados e que eu já tinha defendido antes: redução de ordenado e aumento substancial dos prémios por objectivos. Tipo 2 milhões pela Champions. 1 milhão pela Liga Europa, 1 milhão pelo campeonato e 500 mil pq cada taça interna...

Unknown disse...

Aceito que o Jorge fique, mas não por termos medo que vá para um qualquer rival, mas sim porque faz parte do projeto do clube.

Abraço

FanFan disse...

Independentemente de o Jasus não ganhar nada, não podemos esquecer,que é pela mão dele que fez alguns dos jogadores que mais renderam dinheiro ao Benfica nos ultimos anos.

Coentrão
Di Maria
David Luiz
Ramires
Matic ( Pode vir a render!)
Ola John
Javi Garcia
E mais uns quantos que não ma lembro!

Portanto, ter um gajo que pode não ganhar mt mas que ajuda (e bem!) a criar a marca Benfica.FODASSEEEEEEEEEEE!!!!!!!!!!!Prefiro o JASUS!

Pedro disse...

Eu quero é um treinador que ganhe. Ponto final.

Anónimo disse...

pessoalmente, apesar de não achar o jasus genial, acho que devia continuar. percebe de bola como poucos, valoriza jogadores todos os anos (matic.. já sinto saudades..) e é indiscutível que, se atendermos apenas aos últimos 20 anos da história do clube, há um benfica antes de jesus e um benfica depois de jesus. o homem é burro que nem uma porta, e teimoso que nem uma mula, mas sim, devia ficar por mais uns anitos.

mas isto é o que eu quero. o que eu acho que vai acontecer é um coisa um bocadinho diferente.. a minha teoria é esta:

se o benfica for campeão jesus será treinador do porto.

como assim?

simples.

em caso de vitória do benfica pinto da costa vai tentar, e vai conseguir, disferir um golpe "mortal" no benfica contratando jesus e pagando-lhe mais do que recebe no benfica. jesus já disse que é amigo de pinto da costa, é ambicioso como poucos, adora dinheiro, terá um plantel cheio de estrangeiros para valorizar, sem pressão de colocar jovens formados no contumil, e não terá problemas nenhum em dizer que aceitou a proposta do porto porque o porto é a melhor equipa de portugual e que lhe permite sonhar com a champions.

se isto acontecer, paulo fonseca está na linha da frente para o benfica.

se o benfica não for campeão, jesus fica. se não ficar vai para as arábias.

e é isto.

Kiddo! disse...

EU QUERO ACARDITAR!!

Tornei-me fã do gajo...Principalmente a partir do momento em que deixou de entrar em picardias e de sonhar em ganhar a Champions! Acho que agora ele é mais realista e tem enorme talento em potenciar jogadores.

kanjas disse...

Concordo que o ordenado seja reduzido e receba por objectivos. Aliás, acho que era lógico se todos os profissionais do desporto recebessem assim. Só trazia motivação e vontade de fazer acontecer.

Quanto ao FCP ir roubar o JJ, não acredito que venha a acontecer. Eles estão bem com o artista que lá têm e se ele não sair também não o vão mandar embora.

Se o JJ optar por sair, não estou a ver quem possa vir para o lugar dele e continuar o bom trabalho que tem sido feito até agora (salvo as teimosias dos anos passados), já que ele emendou os erros que cometia nas outras epocas e vemos os jogadores muito menos cansados do que era normal por esta altura.

Anónimo disse...

w,

eu acho que o fcp só vai tentar roubar o mestre da táctica, e muito provavelmente vai conseguir, se o benfica for campeão.

se o fcp for campeão, parece obvio que o vitor pereira fica pelo menos mais uma no.

independentemente de tudo, se jesus decidir sair penso que não devemos desesperar. o que não falta por aí são bons treinadores e penso que o benfica não deve ter medo de apostar num treinador português que tenha dado provas de qualidade como paulo fonseca ou rui vitória.

logo se vê.

Ricardo disse...

Paulo Fonseca, Rui Vitória? Está tudo doido. Em Portugal alem de Jesus não vejo ninguém.

Ricardo disse...

Os gajos que não vêem um burro à frente dos olhos geralmente são assim: não vêem ninguém. Em 2009, quando o Jesus chegou ao Benfica, também era assim: era vê-los aos gritinhos histéricos "o Jesus não é para o Benfica!", "o Jesus não tem estaleca para um clube da nossa dimensão!", "o Jesus falou naquilo da playstation, é um nojento!". Hoje são os que acham que só há Jesus no mundo dos treinadores. A ignorância faz isto: muita opção errada, muito carneirismo injustificado.

Em 2009, defendi acerrimamente a sua vinda porque era óbvio o que ali estava. Nem tanto pelos resultados, que não foram nada de especial, mas pela qualidade que demonstrava. Hoje, 2013, com 3 anos e meio disto, sei o que pode e não pode fazer Jesus - as suas qualidades e defeitos. Ele não vai melhorar - aliás, discordo dessa ideia de que melhorou este ano; não melhorou, está igualzinho, só mudou um bocadinho o discurso porque é final de contrato e porque depois de dois anos de grande desilusão sabe que tem de deixar-se de caganças - nem vai piorar. Tem óbvias qualidades e evidentes defeitos.

Se chega para o Benfica? Chegaria, se a estrutura fosse competente e lhe potenciasse as qualidades ao mesmo tempo que lhe coarctava os defeitos. Aliás, acho graça à malta toda vieirista que diz que não quer que ele vá para o Porto: no fundo, estão a admitir a incompetência da nossa estrutura. Com estes dirigentes, Jesus ganhará sempre pouco. Porque não tem o cinto nas alturas certas. Agora... outro ganhará? Também não. Portanto, se calhar é melhor manter um gajo que já conhecemos. Desde que, obviamente, reduza drasticamente o ordenado pornográfico (quando um gajo pensa nos 4 milhões é de bater com a cabeça nas paredes).

O problema está mais em cima, companheiro. Sem uma estrutura, o mais competente dos técnicos será sempre insuficiente. Sem uma estrutura, o sucesso continuado não existirá. Títulos esporádicos é ao que podemos aspirar.

Ricardo disse...

Quais sao os problemas da estrutura e quais são as soluções? Atingimos um patamar que ja tem mais a ver com os pergaminhos do clube com JJ, que foi escolhido por LFV( o chefe da tal estrutura) e não por Rui Costa( Quique acabou com as suas aspirações a dirigente). Talvez continuemos a falhar no departamento de comunicação, mas aceitam-se sugestoes!

Ricardo disse...

P.s Me liga gordinho, vai!

Pulha Garcia disse...

Acardito. Espero que o JJ renove. 4 milhões é pouco para aquilo que ele traz ao clube neste momento, incluindo estabilidade, valorização de jogadores, futebol de ataque, equipa com condições de lutar pelo título.

Quem gasta 8 milhões em Ola John, Gaitan, etc tem que abrir os cordões à bolsa para contratar um treinador competente. Ou querem Jesualdos e Sá Pintos?

hertz disse...

O JJ andou durante toda a sua carreira a treinar clubes mais pequenos até ter chegado finalmente ao Benfica. Claro que o nível de exigência é completamente diferente. O JJ com o passar do tempo que tem no Benfica tem vindo a aprender e a compreender as exigências do clube. Para além disso está um treinador bem mais pragmático. Percebe que não se pode ir sempre atrás de goleadas, com a equipa sempre em alta rotação e agora tem tentado controlar e gerir o jogo.
O JJ esta época está diferente e acho que isso é notório. Começou a época a construir uma equipa sem Witsel, Javi e Luisão (castigo) e que resultou numa equipa forte, competitiva e unida. Tem feito uma boa gestão do plantel, tem encarado os jogos mais difíceis com mais cuidado e reforço no meio-campo, tem estado muito bem nas conferências de imprensa e tem, como já disse anteriormente, sido mais pragmático.
Por tudo isto acho que o JJ deve renovar e continuar no Benfica.

POC disse...

Já não sei que diga. Estive contra ele dois anos. Agora, tirando a brincadeira da Taça da Liga, está melhor.

Não sei... Se ganharmos no estádio do ladrão, fica.

A bug's life disse...

Se jj sair, o gajo do Paços ou o puto do Estoril. Seriam grandes apostas. Um feeling igual ao do vale e Azevedo quando apostou no mourinho

Diogo Correia Carvalho disse...

Se ganhar fica, senão ganhar não fica ...
De que serve ter continuidade, se essa mesma continuidade não é sinónimo de títulos (taça da liga excluida).

É preciso é ganhar.
Se o JJ sair, a direcção tem de mostrar competência e contratar um treinador que ganhe !!

Carrega

Ricardo disse...

http://www.record.xl.pt/multimedia/videos/interior.aspx?content_id=808338


Este miúdo, não só é da minha terra como já representou o Glorioso.

Como é que se vendeu este menino ainda em formação? Espero que se deixem de cometer erros destes.

Unmasked disse...

Para mim, apesar de gostar do JJ, se não for campeão não fica. 1 título em 4 anos não serve para um clube como o Benfica.
Já agora é engraçado verificar que o vitinho também acaba contrato, mas a nossa imprensa (de merda) só quer é questionar o JJ acerca da renovação.