21 maio 2013

Um a Um

Artur - 
é cruel falar-se de culpa nos jogos em que perdemos pontos e esquecer os jogos em que ganhámos por causa dele... Fez um punhado de defesas só ao nível do Michel e sim, pecou em 3 lances que nos roubaram pontos. É um enorme Guarda-Redes, o melhor desde o Saint Michel.

Paulo Lopes - 
Um dos maiores Benfiquistas. Grande coração no banco sempre aos gritos e a vibrar com todos os momentos do jogo. Um verdadeiro suplente à antiga! Gosto!

Maxi - 
Um punhado de exibições à Maxi e demasiados jogos em que entrou em campo o gémeo mau... Não conseguimos que dure mais que isto? Ainda nem 30 anos tem! Este falso rápido já nos deu muitas alegrias e vai continuar a dá-las, mas bora lá manter o ritmo oh careca!

André Almeida - 
O nosso tapa buracos. Jogou a trinco, à esquerda, à direita, tudo! Não tem talento natural, não tem qualidade técnica para ser jogador do Benfica mas compensa com coração e acima de tudo com posicionamento. Quanto arrisca falha quase sempre e apercebe-se disso não arriscando quase nunca. É um excelente tapa buracos no sector defensivo e extremamente profissional, mas continuo a achar que não tem pedalada para o Benfica.

Melgarejo - 
Começou por ser o nosso novo alibi contra o mundo e depois lá se foi tornando cada vez mais importante. É um jogador jovem que se teve que adaptar a uma nova posição e tendo em conta isso mais os resultados do Benfica esta época, o resultado é claramente positivo. Seguro e mais confiante pode-se tornar num caso sério.

Luisinho - 
Quem?

Luisão - 
Grande capitão. Começou a época da pior maneira com aquela brincadeira Alemã mas voltou e comandou as tropas. Não marcou nenhum golo decisivo como já tem sido hábito (será na final da Taça?) mas é um jogador completamente intocável. A chegar ao fim da linha continua a mostrar-se a um enorme nível e a comandar aquela defesa como se da tropa se tratasse.

Garay - 
Tal como Matic é uma das grandes figuras da época. Uma classe absolutamente irreversível e uma enorme capacidade de liderança que não tinha mas aprendeu a ter com a ausência de Luisão no início da época. Um jogador que vai ser difícil guardar no nosso plantel mas que me descansava uma época inteira se o conseguíssemos.

Jardel - 
É raro comprometer. Poucos gostam dele mas é um gajo super esforçado e muito difícil de bater nos lances físicos. Um falso lento que recupera lances aparentemente perdidos e que peca por não ser tão inteligente a ler o jogo como os colegas de posição. É um óptimos 3º central e assim poderá continuar.

Miguel Vítor - 
Pois, fica para a próxima noutro clube...

Matic - 
A estrela da companhia, o touro da época. Depois da saída do Javi e do Witsel parecia que o mundo tinha apagado as luzes todas. Mas este animal pegou numa lanterna e mostrou que esqueceram-se de levar o melhor deles todos. Não acreditava nele e esta época ele passou a ser um dos meus favoritos dos últimos anos. Enorme em tudo o que faz. O melhor do ano.

Enzo Pérez - 
Com a saída do Witsel e a ausência de contratações lancei o nome dele para cima da mesa como possível 8 por ter raça, inteligência e ser forte na posse de bola. Resultou e de que maneira... Uma das maiores revelações e passou de amuado a enorme. Com Matic aquele meio-campo parece ter 4 jogadores.

André Gomes - 
Muita técnica, físico relevante e juventude. Tem de ganhar estaleca e acima de tudo intensidade. Parece-me no entanto que temos aqui jogador para muitos anos.

Carlos Martins - 
Depois do que aconteceu no jogo do Estoril era nem deixar o gajo tomar banho. A porta da saída está escancarada e não me custa muito embora admire a raça que apresenta em todos os momentos do jogo. Fica para outra vida, nesta nunca conseguiste "explodir".

Bruno César - 
Meia época, uns minutos bons mas longe do pico que mostrou na época passada. A venda era inevitável até porque nunca caiu nas graças dos adeptos.

Aimar - 
Por falar em cair nas graças dos adeptos? Aimar não jogou nem um décimo do que podia ter jogado e ajudado especialmente em jogos que precisávamos de um ritmo mais lento e uma posse mais controlada. Mas não... Jesus não apostou num dos jogadores mais inteligente do mundo do futebol e ele vai sair, parece-me inevitável. É com pesar que vejo um ícone do futebol mundial sair do meu clube. Agradeço-te tudo.

Gaitán - 
A arma secreta do Jesus. Depois de meia época no banco de suplentes com o jovem Ola John a roubar-lhe o lugar, o Jesus começou novamente a apostar nele na recta final do campeonato e... Gaitán é único. Dos jogadores com mais técnica que vi no nosso campeonato e espero MESMO que continue um pouco inconsequente caso seja razão para ficar no Benfica. O jogador que mais facilmente desata um jogo do nosso plantel. Enorme quando quer e este ano até quis mais vezes que o normal. "ah e tal não sabe defender..."? Até a defesa-esquerdo jogou!

Nolito - 
Meia época com uma relação muito tensa com o Jesus. Ao que parece ele manda a malta para o c* com a facilidade com que o Jesus o faz... só que não sendo treinador a coisa corre mal. É um jogador que admiro muito e que continuo a achar que daria um jeitão ter... Mas com Jesus isso não vai acontecer. O empréstimo acontecerá de novo ou mesmo uma venda. Tenho pena... dos jogadores mais inteligentes deste plantel, mas pelos vistos não gosta de ouvir gritos.

Ola John - 
Excelente primeira metade de época. Titular na 2ª metade desse início porque demorou a perceber como joga o Benfica e o quanto é mais importante a equipa que ele. Depois disso entendido passou a saber sempre como decidir e aliar à técnica toda que tem alguma cultura táctica. Um jogador importantíssimo e super certinho. O problema dele na 2ª metade da época tanto a nível de moral como de resultados práticos tem um nome... Gaitán. Futuro? Poucos terão um tão brilhante como ele.

Salvio - 
Este gajo não se cansa e isso notou-se porque todos se cansavam primeiro que ele. Uma correria constante que tira proveitos e números poucos habituais num extremo. É um jogador de altíssima rotação e que desequilibra com uma facilidade pouco comum. 22 anos e imenso pela frente para dar ao nosso clube. Excelente contratação de um jogador que ninguém quer apanhar pela frente.

Urreta - 
Estranho. A malta gosta dele, é muito esforçado, forte nas bolas paradas e um autêntico velocista. Tem o ar trapalhão do Di María mas claramente muitos furos abaixo do argentino no que toca a talento. Parece-me perdido neste plantel e com as novas contratações não dará para contar com ele cheira-me... e ser um novo Defesa-Lateral? Humm... Pensa nisso Jesus!

Kardec - 
Um golo decisivo e uma época para esquecer. Já não tem espaço neste Benfica há muito tempo e o sucesso que teve no Brasil não parece trazer dividendos. Assim sendo... terá de sair.

Rodrigo - 
Não explodiu. Em 2 anos de Benfica está a demorar a perceber o que o Ola John percebeu em 2 meses. O sucesso individual é completamente irrelevante para o da equipa... se ganhas 3-0 e ficas chateado porque não marcas um dos golos, tens um problema! Este puto tem um talento brutal e parece que está a perder estaleca. Ele é 9 e no Benfica raramente é um 9 fixo... Será que terá uma oportunidade mais constante nessa posição? No entanto, com as características que tem não se pode pensar que não pode ajudar onde joga...e não ajuda... Para piorar o cenário falha o golo que nos dava os 4ºs da Champions...

Cardozo - 
Só não gosta dele quem não sabe o que é futebol. Um goleador nato que mostrou mais uma vez que é essencial. Pensou-se que ia quebrar por ter um colega de equipa fortíssimo e não... isso deu-lhe ainda mais confiança e a prova disso mesmo é não tremer nos penaltys. Enorme jogador, enorme decisor de "N" jogos. Tem de continuar de águia ao peito e rebentar quase todos os recordes.

Lima - 
Junto de Matic e Garay foi a figura da época. Uma contratação esquisita e aposta de risco, os resultados que trouxe foram estrondosos. Enorme jogador que pela primeira vez ficou à frente do Cardozo na lista de melhores marcadores. Um dos maiores culpados de termos chegado a 3 finais e ninguém aparece nos espaços como ele. Enorme contratação, adoro o Lima.

11 comentários:

Rui Lança disse...

Artur ficaria atrás de Enke em qualidade. Enke tinha o problema de ser bom...mas não queria jogar. 99% deles querem jogar e não têm qualidade.

Melhor do ano: Enzo...adaptado e faz uma época destas!

Posso partilhar um artigo que escrevi para o Record sobre o nosso JJ?

http://www.record.xl.pt/opiniao/artigos/interior.aspx?content_id=823057

Anónimo disse...

opá..

como é que é possível continuar a embirrar com o andré almeida? começou a época como trinco da equipa b, termina como MELHOR lateral da equipa a. sim, o melhor. para mim, com maxi ou sem maxi, começa a próxima época como titular. nunca será vedeta, mas temos aqui um paulo ferreira em potencia. é mau? eu acho que não. caramba, melhor que o joão pereira!!

de resto.. esqueceste-te do roderick, mas curiosamente não te esqueceste do kardec!!

jogador do ano foi, indiscutivelmente o matic, seguido de perto pela dupla cardozo e lima. menção honrosa para os argentinos garay, enzo e salvio. o gaitan da segunda metade valorizou-se bastante e de certeza que renderá uns bons milhões.

desilusões: rodrigo e carlos martins. não é preciso dizer nada.

revelação: pois bem, andré almeida! andré gomes e olá gelado estiveram bem. para o ano vão melhorar de certeza!

SLBarcelona disse...

Gostei de o Roderick nao ter nenhum tipo de comentario.
Ele simplesmente nao e jogador de futebol.

Unknown disse...

Pensava como tu do André Almeida, mas começo achar que pode dar jogador. De resto, 100% de acordo.

Acho que Gaitan está de saída, e com isso vamos abrir as portas a Urreta.

Abraço

Nonameboy disse...

Excelente resumo da época.
100% de acordo!!
Oxalá fiquem esses jogadores todos no próximo ano!!!

Vai ser dificil!!!

Pedro disse...

O Melga pode ser caso sério mas o André não presta?
LOL

Artur deu pontos? A sério???

Matic, enorme.
Enzo, enorme.
Lima, enorme.

Maxi, temos q aceitar uma época com menos fulgor tendo em conta tudo o q jogou nas anteriores. Não podia durar sempre.

Cardozo, o maior.

Aimar, Aimar.

Anónimo disse...

Oh Gordo, quando venho aqui escrever é para te elogiar! Mas é inevitável... És memo bom!

Olha lá. Posso te pedir um favor: Queres fazer a mesma análise à equipa do FCP? É que visto de alguém de fora e isento é mais interessante.

Obrigado,
FACTUS

A bug's life disse...

Xiça.. eu acho que o Melga foi demasiado mau. So deu merda a defender e a atacar nao faz um cruzamento de jeito. Espero que seja substituído.

pelo contrário, o André Almeida evoluiu muito e acabou sendo o nosso melhor lateral. Direito e esquerdo.

Kiddo! disse...

Vender: Melga, C. Martins, Luisão (não ganhou um único lance ao Ghilas! para já nem falar dos que perdeu com Fernando "El niño acabado" Torres!), Roderick (ou Ródrigue para o Jesus), M. vítor, e sinceramente não consigo ver mais qualidade no Gelado do que vejo num Djaló, mas enfim...
A confirmarem-se as entradas de Djuricic,Suleijmani, só necessitavamos de um bom central e ir rodando os Almeidas...

Kiddo! disse...

E comprar um defesa esquerdo. um DEFESA ESQUERDO CARALHO e não Emersons ou mais extremos adaptados!

Betinha disse...

Off topic, mas parece-me interessante este texto de um dos nossos. No final do texto tive de concordar com tudo...

http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=3232406&seccao=Carlos%20Daniel