13 agosto 2013

Prognóstico para a Próxima época do Gordo - Modo Alcina Lameiras

Campeão: FC Porto
Vice-Campeão: Benfica
3º Lugar: Braga ou Sporting
Luta Europeia: Vitória e Rio Ave
Luta pela manutenção: Gil Vicente, Setúbal, Académica, Olhanense

Porquê?

Campeão: O Porto do meio-campo para trás é a equipa mais forte do campeonato e mais coesa no que toca a soluções. Do meio-campo para a frente o Benfica tem mais soluções mas não tem Jackson. Como sou da opinião que em campeonatos bi-polares é a equipa que melhor se apresenta em termos defensivos ganha, aposto no Porto porque realmente soube construir a equipa de forma a ter um equilíbrio significativo, ao contrário do Benfica que não apostou nesse mesmo equilíbrio no que toca a soluções para o meio-campo e para as laterais defensivas.

Ainda assim, se o Benfica conseguir arrancar com 3 vitórias no 3 primeiros jogos muito complicados, pode mesmo ganhar uma estaleca difícil de parar.

3º Lugar: Os miúdos do Sporting com "tesão" são capazes de ganhar muitos jogos, jogar bonito e ainda por cima agora têm um treinador. Nem tinha de ser bom, bastava ser treinador coisa que não têm há uns tempos... No entanto, mesmo podendo esse tesão fazer "mossa" em confrontos directos contra os chamados "Grandes", a verdade é que no final da época prevejo que estejam a 15 pontos do 2º lugar. Quanto ao Braga, veremos a quantos pontos estará do 2º. O Jesualdo é um "sabido" e tem um plantel muito interessante, pode ser uma luta bem acesa.

Luta Europeia: O Vitória pela continuidade e o Rio Ave pela aposta que o Jorge Mendes tem feito no clube. São duas equipas muito bem estruturadas e que demonstram ter uma capacidade invulgar de ganhar aos mais pequenos, coisa que é essencial nesta luta Europeia.

Estoril e Paços de Ferreira: Mais o Paços que o Estoril, penso que têm tudo para piorar devido à aliança ao Porto. A história diz que estas alianças correm sempre mal aos clubes pequenos que as fazem e penso que não será excepção. A minha esperança no Estoril passa pelo treinador, é um rapaz realmente competente e que sabe o que faz ali, já no Paços não acredito nisso. Penso que estarão a lutar pelo 10º lugar, embora gostasse muito de ver o Estoril ultrapassar isto tudo e manter-se em grande na luta europeia... no entanto tirar-lhes o Carlos Eduardo e o Licá vai mesmo fazer mossa.

Luta pela Manutenção: Penso que o Belenenses pela estrutura que manteve e pela capacidade do treinador em fazer milagres, vai fugir a esta luta. O Arouca é dos clubes melhor organizados da 1ª Liga e pode também fugir à mesma por isso mesmo. Quanto aos mencionados, são para mim as piores equipas da 1ª Liga sendo que alguns deles até são deslocações tradicionalmente complicadas para os Grandes.

Que acham desta merda pah? Caga lá nisso e vamos varrer tudo? SLBBBB!!!! SLBBBB!!!!

33 comentários:

TipoComum disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
TipoComum disse...

benfica que é benfica, luta pelo titulo, pelo 2º, pela europa, e até luta para descer!!

Vagner

Mike disse...

acredito que este campeonato, se o benfica tropeçar no inicio, pode muito bem ser decidido nas primeiras cinco jornadas, como o do vilas boas.

já se o benfica sobreviver, pode muito bem conseguir lutar até ao fim. e depois que seja o que deus quiser.

quando ao resto, acho que o braga vai conseguir facilmente o terceiro lugar.

suspeito que a época do sporting não será muito diferente da anterior. acredito que não baixe tão fundo, mas não vai conseguir mais do que o quarto lugar.

o paços vai afundar-se. o papa já tirou de lá tudo o que queria e, além disso, é treinado pelo costinha. não sei porquê, mas olho para o costinha e vejo aquele gajo que treinava o setubal quando perdeu 8-1 na luz, mas vestido de fato e gravata e com amigos mais influentes.

a equipa sensação vai ser o rio ave.

o olhanense vai ficar em último lugar.

Alberto disse...

Só não concordo com o Vitória. Este ano está bem mais fraco. Saíram 5 titulares do ano passado e, devido aos cortes, os substitutos não parecem dar muitas garantias.
Quanto ao Rui Vitória sinceramente não me convence mas isso são outras conversas.

Alberto disse...

Ah, e também acho que o Benfica vai lutar taco a taco com o porto.

José disse...

O Porto este ano está muito mais forte porque tem mais soluções no banco. Ano passado um lateral lesionava-se e o Vitor Pereira metia um central que não dava grande profundidade ao ataque. Agora, com Fucile no banco a conversa é outra. Ele joga bem à direita e à esquerda.
Ano passado tinhamos o Jackson e o Liedson a fazer número. Agora temos o Jackson e um grande jogador no banco que fez um excelente campeonato no Moreirense.
Perdemos James, mas ganhamos Quintero que tecnicamente também é muito bom. O Porto nunca foi muito depende de James, como por exemplo foi de Hulk. O James na epoca passada lesionou-se a meio da época e falhou grande parte do campeonato. E quando regressou, não era o mesmo por estar abaixo de forma.
A saída de Moutinho sim, fará se sentir, tal como se sentiu a saida de Hulk e de Falcão. O Porto foi buscar 2 bons jogadores que são o Josué e o Herrera, mas neste momento não têm nem a capacidade nem a influência de Moutinho. No entanto, foi a única peça chave que saiu da equipa. Penso que quando apenas um elemento crucial sai, se a equipa for boa não se fará sentir muito.
Neste momento olho para o Porto com grande orgulho. Vejo um excelente guarda-redes que para além de guarda-redes é um treinador de campo. Vejo dois centrais de classe mundial, e um excelente central no banco que é o Maicon. Para além disso ainda ha Reyes e Abdoulay. Vejo um excelente defesa esquerdo do melhor que há. Vejo um defesa direito que tem potencial mas que ainda não mostrou tudo aquilo que é capaz de fazer. No meio campo, o Fernando é um senhor a recuperar bolas e a estabilizar a equipa. Compensa toda a gente, seja no meio campo, sejam os centrais ou laterais. A nível táctico é perfeito. O Lucho é uma voz de comando e apesar da idade aguenta muito bem os jogos. O Jackson é um avançado fabuloso. Depois nas alas ainda há muita coisa para definir e a vaga de Moutinho ainda não está preenchida. Defour é o escolhido por agora, mas não sei se não irá perder o lugar para Josué ou Herrera ao longo da época. Depois o banco está muito melhor que na época passada, e para além disso temos um treinador (ano passado não tínhamos).

Posto isto, nunca tive tanta confiança como este ano que o Porto será campeão. Mas veremos.

Ricardo disse...

Concordo com tudo, so acho que a tesao dos lagartos acaba muito antes do Natal e acabam o campeonato em quinto lugar ou abaixo.

Hugo disse...

So troco o Vitoria pelo Maritimo . Para descer aposto no Olhanense e Pacos

Gerimbeco disse...

Boas,
Depois de ler as previsões para o que aí vem, posso dizer que concordo (infelizmente) com quase tudo, senão vejamos:
-Os morcões podem ter uma organizada e tal, mas vão vender o jackson, se não for agora será em janeiro;
- o guimarães tem uma equipazeca de caca e o rui vitória não vai durar lá muito, antes do natal está fora
- o rio ave acredito que faça uma época jeitosa, mas não mais que isso
- o braga vai fazer os fretes do costume ao porto e vai ficar nos primeiros 5, não nos primeiros 3
- o paços de ferreira vai ser a "desilusão" da época, depois de ter sido a "sensação", o costinha vai aguentar 3 ou 4 meses, se tanto
- o aouca vai ser o bombo da festa e vai desejar nunca ter subido à 1ª divisão ( eu sei que agora lhe chamam 1ª liga, mas ainda sou do tempo da 1ª divisão)
os outros vão andar a fazer nº e a chatear.
CARREGA BENFICA!!!!!!!

José disse...

Gerimbeco o Porto vai vender o Jackson? Então porquê? O Porto com a venda de Moutinho e James fez 70M. Retirando o que foi para o Sporting e empresários deve ter metido cerca de 60 ao bolso. Teve muito lucro. O Porto não precisa de vender.
Agora o Benfica talvez tenha necessidade de vender, depois de terem gastado quase 30M no mercado e não terem vendido das duas uma, ou o passivo volta a aumentar ou entao terão que vender pelo menos 2 jogadores e bem vendidos. Se sair Cardozo e Garay será insuficiente a meu ver pois CArdozo não rende muito dinheiro e Garay tem clausula baixa e o Benfica direito a apenas metade do passe. A meu ver, so oferecerem alguma proposta em condições pelo Matic ele sai logo.

Do Porto não sai mais ninguem, a não ser que batam as clausulas. No entanto, se baterem as clausulas, o Porto fica com bastante dinheiro para investir num substituto.

Count Zaccone disse...

Só me vou referir aos que lutarão pelo título, Benfica e Porto.

Como estão os planteis agora, penso que o SLB parte na frente, apesar de muito bem seguido pelo FCP. O SLB tem um plantel ainda melhor que o ano passado, portanto com grandes expectativas. O FCP tem um plantel mais amplo mas o 11 ficou com menos qualidade. A grande questão será a resposta dos reforços, principalmente o Herrera e o Quintero.

O mal do SLB é que poderá perder alguma estrela, um sentimento que todos temos. A maior perda será o Matic e irá desestabilizar completamente a equipa, que terá de mudar de táctica. O FCP virtualmente não precisa de vender ninguém, mas a maior perda será o Jackson. Se isso acontecer vejo as coisas um pouco mal para aqueles lados.

Vejo portanto um grande campeonato dos dois, a par com o que tem acontecido nos últimos dois anos. Na Europa, e visto que são os dois cabeças de série, parece-me que não terão muitas dificuldades de passar aos oitavos, isto se o sorteio não complicar.

José disse...

Para mim o Porto sai de novo na linha da frente. Aliás basta olharmos para os últimos 10 anos. O Porto venceu 3 competições europeias e o Benfica venceu 2 campeonatos, ou seja, é mais provável o Porto vencer este ano uma competição europeia do que o Benfica ser campeão. Mas prontos são opiniões, cada qual tem a sua.
O Moutinho de facto era um jogador influente no Porto. Mas o Cardozo não o era no Benfica? Uns dos melhores marcadores de sempre do plantel?
E o Benfica com aquela defesa pode ter algumas aspirações a ser campeão? Então se sair o Garay é que a porca troce o rabo. Uma equipa constroi-se de trás para a frente e não da frente para trás. O Porto com aquele guarda-redes e com aqueles defesas com imensa quantidade e imensa qualidade e com bons jogadores no meio campo e um super ponta-de-lança acham quem terá dificuldades em ser campeão? As equipas adversárias raramente criam oportunidades de golo contra o Porto. A equipa está muito bem estruturada. Raros vão ser os golos que o Porto irá sofrer no campeonato.

pitons na boca disse...

Benfica campeão, o resto tou-me a cagar.
Ah, o Olhanense pode safar-se, depois de trocar de treinador à 11ª jornada, que não me importo nada. Sempre é malta cá do Algarve.

Gerimbeco disse...

resposta para José:
caro amigo, o fcp vai vender o jackson, se é que já não o vendeu e está a fazer de conta que não sabe de nada. pinto da costa faz sempre a mesma fita, quando diz que é mentira, a venda ou a compra já estão feitas, nunca falha.Quanto ao valor, isso ainda está para se descobrir a verdade.
relativamente ao BENFICA, é verdade que comprou muitos jogadores que não valem um caracol e vão dar prejuízo, e sou sincero ao dizer que não estou confiante quanto ao que vem aí. Mas cada um apoia os seus e vamos prá "guerra".

Jusko disse...

O Benfica vai ser campeão este ano,garanto.
O corrupto assim o quer, se nao isto perdia a piada.

hertz disse...

A luta pelo título será outra vez a 2. Se o Benfica começar mal, prevejo uma época parecida àquela quando cá estava o Villas Boas, se começar bem será uma luta até ao fim (tipo a época passada).
Em relação ao resto:
- aposto no Braga para 3º lugar
- o Sporting começará bem mas depois será sempre a descer
- o Paços vai já ser arrumado da Champions com resultados humilhantes e vai andar à rasca no campeonato. O Costinha acabará por ser despedido e virá um treinador para tentar salvar o clube da descida de divisão
- o Vit. Guimarães vai fazer uma época de merda e andará pela 2ª metade da tabela

JPFerreira disse...

Mas alguém acredita que o Paços chega sequer à fase de grupos? Contra o Zenit?

Unknown disse...

O Benfica pode acabar em muitos lados. Ainda não é claro o que se passa naquela equipa, ainda por cima com o JJ e sem o Cardozo. E o Funes Mori? 100 jogos, 20 golos desde 2009... Ainda por cima diz que que lhe faltam os golos... Que vedeta! Muitas comissões rolam no mundo da bola. A continuar assim, acho que o JJ não chega ao fim da época e o Braga fica com o 2º lugar.

José disse...

Gerimbeco, o que você escreve não faz qualquer sentido. O Jackson a sair só sai pela cláusula de rescisão, e se alguém já a tivesse batido já estaria nesse clube. Tão simples como a água. O Porto, depois de vender o Moutinho e o James, e sem ter gasto mt dinheiro nas compras comparativamente com aquilo que recebeu, equilibrou as contas. Se baterem a clausula o Pinto da Costa não se põe com fitas. Nessas situações os jogadores vão logo. Pense antes de escrever.

Count Zaccone disse...

Óh José, sem falar em saídas/entradas que é sempre o campo do suponhamos, não estamos de acordo que o 11 base do FCP é mais fraco que o ano passado? O 11 base do SLB é bastante semelhante (muda só o Cardozo). Se o ano passado o campeão foi decidido no último jogo, como podes dizer que este ano vai ser um passeio para o FCP?

José disse...

Count Zaccone não é só o 11 titular que joga, é o plantel. Ano passado quando se lesionava um lateral o VP metia um central tirando logo profundidade à equipa. Quando Jackson não estava bem também era logo outro problema. Os suplentes têm uma grande importancia. Para mim têm, para si podem não ter. Cada qual tem a sua opinião. Para mim é muito mais fácil quando se tem um banco a altura.

Count Zaccone disse...

O banco é mais importante para o sucesso em todas as competições que o clube participa. Apesar de tudo não é possível ter suplentes de qualidade muito parecida aos titulares. Nesse caso, penso o Porto mais apetrechado para o global das competições. Porque o que tem ditado o campeão tem sido a qualidade do 11 base.

A minha ideia é que devido à competição interna, tanto o SLB como o FCP não necessita de grandes suplentes para ganhar a maioria dos jogos. Por isso o banco é importante não para o campeonato mas para a globalidade das competições.

Gerimbeco disse...

Para José (parte II)
É uma opinião, e tem todo o direito a ela, mas depois de o jackson ser vendido abaixo da cláusula de rescisão, vamos ver a verdade vir à tona. Relembro-lhe só um negócio: Ricardo Quaresma só seria vendido por 40 milhões de euros, talvez menos um cêntimo, dizia pinto da costa. Acabou por vendê-lo muito abaixo desse valor e ainda ficou com o passe do Pelé, esse craque de renome mundial que hoje joga onde?????
POis...

José disse...

Estas enganado. O que tem tramado o Benfica é jogar praticamente sempre com o mesmo 11 e em acelerações constantes. Chegam à reta final do campeonato todos rotos. Tenho uma opinião muito diferente da tua.

Count Zaccone disse...

Nada disso José. Isso do cansaço é muito relativo. O que interessa são os jogos seguidos e não o acumular de jogos ao longo do ano. O único jogo que o SLB acusou algum cansaço foi contra o Estoril em casa e devido ao acumular de jogos sucessivos (sem haver descanso). E mesmo nesse jogo o SLB foi muito infeliz na finalização e na burrice do Carlos Matins. Depois temos o jogo contra o FCP que foi decidido num pormenor imponderável. Mas se vais pela teoria do cansaço explica-me a bela exibição do SLB na final da UEFA.

Já agora, o Moutinho, e o Lucho jogaram mais minutos na liga que o Matic e o Enzo. E lembra-te que o Moutinho esteve um tempo lesionado e o Lucho era substituído muitas vezes.

José disse...

Gerimbeco estamos a falar de alturas completamente diferentes. Na altura da saída de quaresma ele forçou a saída e o Porto precisava de dinheiro. O Jackson esta apenas ha um ano no Porto, logo nao forçará saída nenhuma e para além disso o Porto já fez 70 milhoes, ou seja, nao precisa de vender. O Benfica sim precisa de vender para equilibrar as contas. O Porto já vendeu o que tinha a vender.

José disse...

Count Zaconne, temos opiniões diferentes e respeito a tua. Para mim um bom banco é essencial para uma excelente época. Para ti apenas interessa um bom 11. No banco do Porto estão jogadores como Maicon, Fucile, Herrera, Josue e Ghilas. Alem disso temos um treinador muito melhor. O Vitor Pereira era um bocado fraco. Temos um plantel coeso, que gosta de ter a posse de bola e que raramente permite a equipa adversária criar perigo. Como adepto do Porto estou extremamente satisfeito com o plantel.
Quanto ao 11 como diz, no Porto saiu Moutinho e no Benfica, para já, saiu Cardozo que também era uma peça muito importante. Logo se verá quem é mais forte, se Porto ou Benfica.
Para já e vendo os jogos da pré-epoca, o Porto leva algum avanço.

Count Zaccone disse...

Parece que me tens entendido mal! Eu também dou muita importância ao banco, só digo que para ganhar o campeonato é mais importante ter o melhor 11. Em princípio temos a mesma opinião. O que me parece é que o FCP este ano consegue fazer frente a TODAS as competições, o que o ano passado não conseguiu.

Em relação ao Cardozo, apesar de ser o melhor goleador (marcou mais golos) do SLB o ano passado, não teve metade da preponderância na liga do que teve o Jackson no FCP por exemplo.

Isto da pré-época é muito relativo. Por exemplo contra o São-Paulo o SLB fez uma primeira parte muito boa, com a equipa que se pensa base, e não tinha o Sálvio. Acho que está a haver um hype negativo em relação ao SLB. O FCP parece-me que está um pouco menos seguro na defesa mas com um futebol bastante mais atrevido. Contra o Guimarães abusaram do jogo exterior, mas penso que também têm um jogo interior muito bom. Têm várias soluções o que é óptimo.

Para finalizar, estou à espera de um campeonato bastante entretido como o ano passado. Espero é que este ano ganhe o SLB ;)

PS: O Vitor Pereira é bom treinador! (po barulho esta).

Rafael Ortega disse...

espero que desçam de divisão o Setúbal e a Académica.

Já foram clubes importantes e merecedores de respeito, mas hoje em dia só servem para duas coisas

1. Comer a relva contra o Benfica;
2. Oferecer de mão beijada 6 pontos aos corruptos;

Que desçam e nunca mais voltem, e se pudessem levar o Nacional também era perfeito.

LMS disse...

1º SL Benfica
2º Marítimo
3º Rio Ave
4º V. Guimarães
5º Gil Vicente
6º Arouca
7º Estoril
8º Sporting
9º Braga
10º P. Ferreira
11º Belenenses
12º V. Setúbal
13º Nacional
14º Olhanense
15º Académica
16º Porto (Condenado á subtração de 92 pontos por crimes perpetrados pelos seus dirigentes desportivos -condenados individualmente a 25 anos de pena efectiva- nomeadamente crimes de corrupção desportiva, tráfico de influências, combinação de resultados, aliciamento de jogadores adversários, aliciamento de árbitros principais e auxiliares, criminalidade organizada, branqueamento de capitais, fraude fiscal, homicídio, roubo, tráfico de seres humanos e tráfico de droga)

Mike disse...

LMS, ahahah!

depois bateste com a cabeça na mesinha de cabeceira e acordaste!

vai ser assim:

1 benfica 90 pontos (o mestre da táctica vai provar que é o melhor treinador da história)
2 porto 84 pontos
3 braga ( a partir daqui não sei com quantos pontos)
4 rio ave
5 sporting (grande recuperação nas últimas 5 jornada da a europa!)
6 marítimo
7 vitória
8 nacional
9 belenenses
10 estoril
11 arouca
12 gil vicente
13 setubal
14 paços de ferreira (salva-se na última jornada, com mais um ponto que a académica)
15 académica
16 olhanense

"prontos" pá! está feita a previsão das previsões!

podemos avançar com a nossa vida que vai correr tudo bem

José disse...

1 - Porto
2 - Benfica
3 - Braga
4 - Sporting
5 - Paços Ferreira
7 - Rio Ave
8 - Guimarães
9 - Marítimo
10 - Estoril
11 - Nacional
12 - Setúbal
13 - Arouca
14 - Académica
15 - Belenenses
16 - Olhanense

Ricardo disse...

O post do autor do blog é, claramente, intempestivo uma vez que, tudo aponta, deverão existir mexidas significativas nos plantéis do Benfica, Porto e Sporting.