17 outubro 2013

Cada tiro cada melro...

O blogue "jogo directo" faz a habitual análise estatística da Primeira Liga. 

O resumo com o que se passa com a transição defensiva do Benfica é no mínimo preocupante: 

"Benfica - O Benfica continua a ser um caso muito estranho. A equipa passa uma imagem de descontrolo defensivo pelo número de golos que tem sofrido, mas uma análise mais cuidada mostrará que esse mau desempenho resulta fundamentalmente do facto do Benfica ser a equipa que mais é penalizada por cada ocasião de golo consentida. Aliás, se o Benfica continua a ser a equipa com pior registo nesse rácio, a verdade é que as coisas até melhoraram neste período, face ao que se verificava no final da 3ªjornada. Nessa altura, o Benfica tinha sido penalizado com golos em 80% das ocasiões consentidas, baixando nesta altura esse indicador para 64%, o que não deixa de ser o pior valor entre todas as equipas da prova. Ainda neste ponto, um foco para os golos de bola parada, que comprometeram o desempenho da equipa nos últimos 2 jogos (Belenenses e Estoril), mas que resultam precisamente de um aproveitamento pleno por parte das equipas adversárias, já que estas foram as únicas ocasiões que o Benfica consentiu por esta via. Também ao nível dos ataques consentidos, o Benfica está num patamar muito bom, apenas superado pelo Porto."

Sou da opinião que esta fase de jogo é da responsabilidade do treinador, mais do que a ofensiva. Isto porque a ofensiva vive muito da criatividade e técnica que não é tão fácil "ensinar". Enquanto que o posicionamento defensivo é táctico e é trabalhado todo ele nos treinos.

O Jesus mete o Benfica a defender com muito poucos jogadores, sempre foi um risco assumido que sempre achei "piada", porque funcionava e sempre sofremos poucos golos com ele. Mas esta época ou já todos toparam a estratégia ou anda tudo desconcentrado no momento de decisão defensiva.

Acham que a culpa é de quem?

A) Jesus
B) Vieira porque sim
C) Proença
D) Luisão porque parece uma tartaruga (na cabeça só)
E) Garay porque prefere a Tamara ao relvado
F) Laterais porque nenhum é um excelente jogador
G) Do Pinto da Costa porque nos roubou os laterais
H) Do Roderick porque traumatizou a restante defesa
I) Do Luís Filipe porque já jogou no Benfica e isso também deixa marcas
J) Do Coentrão e do David Luiz que fizeram parecer que a Defesa pode jogar ao Ataque
K) Do Matic porque faz parecer que podem fazer toda a merda do mundo que ele resolve
L) Do Artur porque parece que está sempre com sono

1 comentário:

Vagner disse...

eu axo q a culpa é minha