21 janeiro 2014

Este País Não é Para Novos

Já toda a gente escreveu e falou sobre o assunto por isso queria evitá-lo mas depois do jogo deste fim-de-semana... tem mesmo que ser.

Para o caso de alguém ter estado em coma nas últimas semanas, fica aqui um pequeno resumo:

1) O Eusébio morreu.

2) Vendeu-se o Matic ao desbarato porque foi o único jogador do plantel que não beijou a testa ao defunto.

3) Não contente com isto, e numa demonstração clara do seu talento natural para mind-games motivacionais (ironia),  Jorge Jesus disse numa conferência de imprensa que tanto no plantel A como no B, não há quem chegue aos calcanhares do Matic (o que no caso do Maxi é uma verdade literal).

4) Como achou que ainda não tinha feito merda suficiente, foi ainda mais longe: nenhum jogador da formação do Benfica tem qualquer hipótese de ocupar o lugar do Matic. Quer dizer, tem, mas "só nascendo 10 vezes" (whatever that means... coitadinha da Mãe dele).

5) Bernardo Silva, jogador da equipa B e formado no Benfica - quem não se sente não é filho de boa gente - reagiu em modo Séc. XXI, escrevendo o post do ano na sua página de Facebook: "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso, ninguém nos rouba o sonho de uma vida".

6) O que se passou depois foi uma sucessão de acontecimentos tristes (sobre os quais escreverei já a seguir) que culminou, uns dias mais tarde, num pedido de "desculpas à família benfiquista" por parte do mesmo Bernardo Silva.

Posto isto, vamos por partes:

Primeiro, como posso eu devolver o avo que me pertence deste pedido de desculpas? Eu não o quero para nada. Ele não faz sentido. Na verdade, talvez sejam os benfiquistas quem lhe esteja a dever um agradecimento colectivo.

Este episódio é o espelho do nosso país. Um país que não valoriza quem se recusa a calar perante uma injustiça (mesmo que seja verdade e só a ele lhe pareça ser uma injustiça, não interessa, ele pode e deve falar). Como foi que o meu país se transformou num país que não valoriza quem tem tomates?

O Bernardo escreveu o que lhe ia na alma. Porque ele tem "o sonho de uma vida" para cumprir. E falta-lhe muito pouco para o concretizar. O sonho da vida dele é tão legítimo que é exactamente o mesmo que o de todos nós que somos benfiquistas desde pequeninos.

Eu gostava que todos os jogadores do benfica, ao ouvir da boca do eventual futuro treinador o que ele ouviu, reagissem da mesma forma. Bem como todos os estagiários de todas as empresas. Que não se calassem. Que dissessem o que tivessem a dizer.

A comunicação social - que quer sangue sobretudo - limitou-se a "ser queixinhas": Jorge Jesus, o que tem a dizer sobre o que aquele menino ali escreveu? E a resposta que eu, enquanto sócio, gostava de te ouvido era qualquer coisa como "o que nós precisamos é de jogadores que pensem assim, com esta mentalidade. Vou estar particularmente atento à sua evolução e o melhor que pode acontecer ao Benfica é ele vir a provar-me que estou errado". Sem ironias.

Este puto devia estar a ser idolatrado mas não, em vez disso foi forçado a "carneirar" (é tão óbvio que não tenho qualquer dúvida) e a apresentar um pedido de desculpas público. Estou mesmo a ver "eh pá pede lá desculpa porque o Jesus ficou a olhar-te de lado. Olha que se não pedires o Presidente encosta-te e manda-te para o Águias da Musgueira". E ele pediu.

Não o julgo, é um puto. A pressão deve ter sido enorme. Mas o que devia ter acontecido era precisamente o contrário. Será que ainda ninguém percebeu que ao escrever aquelas palavras o Bernardo encarnou aquilo que de melhor o "benfiquismo" tem? Ao jogador que demonstra este carácter e esta coragem devia ser dada, imediatamente, a braçadeira de capitão. Porque é precisamente isto que os distingue (aos capitães) dos restantes profissionais de futebol.

Ao longo da minha vida vi isto a acontecer a demasiadas pessoas nos mais diversos ramos de actividade. Em Portugal os jovens, em geral, não são valorizados mas os jovens que se destacam, os jovens que demonstram desde cedo quererem mais, esses são espezinhados e calados o mais depressa possível.

Porque são incómodos. Porque são perigosos. Porque nalguns casos roubam protagonismo, noutros põem em cheque o lugar dos superiores, noutros ainda podem tornar evidentes os podres que os seus superiores tentam, com tanto custo, esconder. Este foi só mais um caso.

Mas sabes uma coisa Bernardo? - e isto vai para  todos os Bernardos que me estejam a ler - Eles enganaram-te mais uma vez. O pedido de desculpas não muda nada.

Pelo contrário. Serão capazes de cinismos impensáveis em cima disso, como fazer entrar o Ivan Cavaleiro 85 e o André Gomes aos 90 minutos de jogo, por exemplo...

Amochar enfraquece-nos sempre e o teu pedido de desculpa pode não chegar sequer para evitar que eles te queimem.

Mas uma coisa é certa, aconteça o que acontecer, ganhaste pelo menos O MEU respeito. Porque, como eles tanto gostam de dizer, o Benfica és tu!

25 comentários:

Sentinela um Estremecer disse...

Eu gostava mesmo era de ter um médio defensivo das escolas de formação do Benfica, que pudesse substituir o Matic sem quebra de qualidade da equipa.
Ah, temos? Não sei o nome. Como é que se chama?

dzgfsdgsd disse...

Excelente texto, excelente e gosto principalmente deste ponto:

"A comunicação social - que quer sangue sobretudo - limitou-se a "ser queixinhas": Jorge Jesus, o que tem a dizer sobre o que aquele menino ali escreveu? E a resposta que eu, enquanto sócio, gostava de te ouvido era qualquer coisa como "o que nós precisamos é de jogadores que pensem assim, com esta mentalidade. Vou estar particularmente atento à sua evolução e o melhor que pode acontecer ao Benfica é ele vir a provar-me que estou errado". Sem ironias."

Tão simples, tão simples

Anónimo disse...

Não é da formação, mas é jovem: André Almeida!
Mas se quiseres, e o Jasus até é capaz disso, o outro André (Gomes) poderá ser um futuro "Matic".

Obrigado e Saudações!

Shiver disse...

Só uma correção nao foi o Bernardo que começou,foi outro se nao me engano felipe nascimento,o bernardo "apenas" comentou e apoiou o post :)

Anónimo disse...

Pelos vistos a tentativa de destabilizar para não dizer descredibilizar está correr mal.
Já é necessario inventar intenções nas declarações e posteriores esclarecimentos para argumentar...contra o Benfica!
Deixe estar que o Bernardo faz-lhe um desenho pois JJ não tem tempo para pobrezas de espirito.

Candreva disse...

O Benfica (direcção e JJ) começam a não aguentar a pressão imposta pela massa associativa e simpatizante do clube. Resultado disso, é a titularidade do Oblak.

Hoje ou amanhã terão de ceder, e dar um passo atrás. Isto é, vender os excedentes e deixar ficar apenas o que realmente faz falta. Não digo começar a vender ao desbarato jogadores importantes como Salvio, Enzo ou Luisão, mas sim aqueles jogadores que foram para o clube fazer número (irmão do Marko, o Uros que já saiu, um tal Rojas, Funes Mori) ou aqueles que apenas assinaram para não irem para os nossos rivais, como o Pizzi, Steven, não esquecendo as bicadas que quisemos dar ao Sporting, ao contratar o Djaló... Aiii o Djaló, onde anda o rapaz?

A casa anda desarrumada já faz um belo par de anos, e a continuar assim não podemos lançar os nossos miúdos.

Uma coisa seria ter resultados com tamanho investimento, coisa que não tem vindo a acontecer. Outra coisa seria, não termos resultados mas ir lançando a rapaziada, coisa que também não acontece.

Agora, os nossos miúdos não podem ser lançados às feras do nada, mas também não será a jogarem 5 minutos que ganham a estaleca para a coisa.

No final da época, se não houver títulos - a Taça da Liga não conta - deveria-se tomar medidas. Medidas essas que só podem passar pelo afastamento da direcção e eventualmente do JJ do clube.

Moutinho foi lançado com os seus 17/18 anos no Sporting. Aos 18 anos o CR7 já fazia maldades na Premier League. O Messi ainda "teenager" já prometia ficar na história do Barça.

O Bernardo Silva a par do Cancelo completam este ano 20 anos e anda pelos B's, depois dão em jogadores como o Urretas, Pepas etc., eternas promessas, nunca passando disso. Espero estar 1000 (MIL)% errado.

Anónimo disse...

n foi o bernardo. foi o filipe nascimento...

Kiddo! disse...

Vou tentar ser breve e claro.
O Benfica é, neste momento, um entreposto negocial para LFV e JJ. Acham mesmo que o JJ ganha 4M€ por ano?! Isso é o declarado, mas dessa massa toda andam muitos a governar-se! Criticámos durante anos o FCP e estamos a deixar que o nosso clube se torne um antro de corrupção e de lavagem de dinheiro! Como ficou milionário em 10 anos LFV?! Por que se contratam jogadores que nunca chegam sequer e vestir a camisola da equipa A?! O caso "Roberto"?! Qual o papel de Rui Costa no clube?!
Acho que não preciso dizer que sei as respostas para todas as questões que coloquei e que estas foram meramente retóricas...

Cumps.

Anónimo disse...

Post brutal, particularmente esta parte...
"Ao longo da minha vida vi isto a acontecer a demasiadas pessoas nos mais diversos ramos de actividade. Em Portugal os jovens, em geral, não são valorizados mas os jovens que se destacam, os jovens que demonstram desde cedo quererem mais, esses são espezinhados e calados o mais depressa possível.

Porque são incómodos. Porque são perigosos. Porque nalguns casos roubam protagonismo, noutros põem em cheque o lugar dos superiores, noutros ainda podem tornar evidentes os podres que os seus superiores tentam, com tanto custo, esconder. Este foi só mais um caso."

Sem duvida uma grande verdade.
Saudações

Sentinela um Estremecer disse...

Krueger, quem me dera que tivesses razão. Tenho muita consideração pelo A.Almeida como jogador (ao contrario de muito benfiquista) mas dizer que está à altura, neste momento, do Matic que acabámos de vender por 25M é uma lagartice de todo o tamanho (lagartice no sentido de fazer dos próprios jogadores os melhores do mundo e arredores). A.Gomes pode vir a ser um magnifico médio centro se conseguir aumentar um bocadinho mais a intensidade do seu jogo, mas não confundas as coisas: nem sequer é trinco, a posição em que jogava o Matic!
Os dois têm grande futuro se quiserem trabalhar para isso, mas não estão ao nivel do Matic do ultimo ano e meio, por muito que se desvirtue realidades e comentários.

Não me identifico minimamente com esta alucinação colectiva que se tem apoderado de alguns adeptos benfiquistas, nos últimos 2 anos.

Henrique disse...

Se o futebol fosse uma questão de vontade, eu seria jogador do Benfica, mas é preciso algo mais. Quem cair na ilusão de que se consegue substituir todos os jogadores por outro da formação está enganado.

Posto isto, acho que o Bernardo é um excelente jogador com um enorme futuro pela frente. Mas, parece-me ridículo jogadores dos júniores e da equipa B andarem a "mandar recados" para a direcção e treinadores pelo facebook. Este tipo de questão é para ser colocada no local certo, não numa rede social à espera do "colinho" de blogs e outros comentadores.

Já para não falar que nem foi o Bernardo que escreveu "Nasceremos mais 9 vezes se for preciso, ninguém nos rouba o sonho de uma vida", mas isso também não interessa nada.

Anónimo disse...

O Matic também era médio centro e o Jesus fez-o um trinco!
Acho que devemos dar tempo ao tempo.
Por agora é o Fejsa que joga, mas os dois Andrés poderão surgir.
Agora pela glorioesfera surgiu um nome que poderá ser o verdadeiro Manel: Manuel Fernandes. Pessoalmente não acho má solução, mas seria uma questão algo susceptivel. A forma como saiu e o salário que terá, são factores não muito abonatórios para a sua vinda.
O que tem-se a dizer desta "alternativa"?

Obrigado e Saudações!

Gil Monteiro disse...

Ainda só li metade do Post mas foi o Felipe Nascimento (se não me engano um dos capitães do juniores) e não o Bernardo Silva xD

Gil Monteiro disse...

Manel Fernandes? NUNCA! Gosto muito dele, acho que devia estar na selecção e jogar sempre, no MEU BENFICA NUNCA! Um traidor que saí apesar de ser titular e peça importante numa equipa para apenas ganhar mais dinheiro para uma equipa fraca?! Não pode nunca jogar no Benfica!
Concordo que devemos lançar os miúdos da formação, concordo que o Ivan já mostrou mais que o Ola John, tenho marcada uma exibição do André Gomes em Leverkusen ao nível de qualquer um jogador do meio campo do Benfica e acho que o Bernardo Silva, o Cancelo, o Guzzo, o Helder Costa e o Sancidino podem vir a ser grandes craques do SLB... Não aceito que em jogos da Taça e Taça da Liga não joguem mais com esse tipo de jogadores e que coloquem estrangeirada com menor ou igual qualidade, e espero que isso mude.
Acho que os 2/3 do plantel principal(Andrés e Ivan) tem de jogar! Sejam 20, 30 ou 90 minutos, não aceito que com um jogo sem interesse desde os 65 minutos se façam duas alterações para lá dos 80 mas isso não significa que ache que devemos colocar os três a jogarem a titulares SEMPRE ou a entrarem SEMPRE OS 3...
Posto isto acho que há jogos em que o Enzo não precisa de jogar, em que o Maxi não precisa de jogar, em que o Lima, Rodrigo, Gaitán ou Markovic não precisam de jogar. Desde o início da "era Jesus" que defendo maior rotação e aí sim veremos mais jovens jogadores da formação a explodirem..
Agora com 26/27 jogadores no plantel principal esqueçam lá isso

Luis Marques disse...

É óbvio que não devemos lançar os jovens às feras, mas temos um jogo contra o Marítimo completamente controlado desde cedo, porque não por o Cavaleiro e o Gomes aos 60 minutes?
Porque não por o Bernardo Silva na taça da Liga (ou na taça contra o Penafiel?)

António disse...

Porque este post vai muito além do futebol, tomei a liberdade de o reproduzir. A análise a uma questão foi na mouche, parabéns:
http://bolaseletras.blogs.sapo.pt/da-falta-de-tomates-ou-de-como-ser-631822

hertz disse...

Como já aqui disseram, foi o Filipe Nascimento que escreveu isso no seu facebook.
Em relaçao ao resto, parece-me que se tratou de uma situação em que houve mal entendidos.
Quando o JJ diz que "tem de nascer 10 vezes" o que ele quer dizer é que jogadores como o Matic são raríssimos e aparecem de muitos em muitos anos. Nao é mentira nenhuma.
A reacçao dos miúdos também foi mal interpretada pois a mensagem que eles queriam passar era que iriam trabalhar como se não houvesse amanha para mostrarem que merecem jogar na equipa principal. Fizeram das palavras deles, um ataque ao JJ.

Escrivão disse...

Não me parece que aqui esteja em causa se há ou não substituto. À letra, não há, dado que não há duas pessoas, dois futebolistas iguais.

O que está em causa é o vómito que saiu a boca do Jesuíno... Eu, se fosse ao «Feija», era o primeiro a mandá-lo para o carvalhinho...

DeVante disse...

Aposto que se fosse Bernardo Silva a protagonizar o episódio Jamor a malta não diria que isso o faria deixar de ter condições para representar o Benfica. Seria sinal inequívoco do seu benfiquismo...

Manuel disse...

Eu sou sportinguista e quando li a resposta daos putos do benfica, pensei "Fdx, lindo se fosse do benfica ficava orgulhoso de ter putos com esta fibra".

Sinceramente até acho que o Jesus nem devia ficar melindrado com o que eles disseram, mas como é burro ainda os vai queimar.

Adorei a resposta, pelo menos mostram paixão. Por isso é que prefiro putos das escolas mesmo que não sejam uma obma do que virem estrangeiros que se estão a cagar e são tão bons como eles.

Ricardo disse...

O Post do ano, tranquilamente. Podem vir mais 11 meses que nenhum o superará. Abraço, Médio. E Obrigado. Apareces sempre nas alturas certas para dizer o que tem de ser dito.

Unknown disse...

Quando um post que tem por fundo um erro descomunal é considerado o post do ano...está tudo dito.

Filipe Nascimento foi o autor da frase que mencionaste...enfim.

Depois temos o artista que diz que André Almeida está á altura do Matic...a sério? O que andas a fumar? Deve ser da boa... tu deves ser daqueles que diziam que o Nani era o substituto do Ronaldo no United.

No fim da época quando o Rooney for para o Real ou para o Chelsea vais dizer que o Montero ou o Slimani é o substituto natural...

Sentinela um Estremecer disse...

O hertz resumiu tudo na perfeição, a partir do "mal entendidos". O resto que se vai vendo por aí na blogosfera e na imprensa amestrada é ruído, novelas, propagandas pré-pré-eleitorais, histerismos, alucinações colectivas... chamem-lhe o que quiserem.

Pmorgado disse...

Eu só espero no sabado ver mais jogadores da equipe B, ver o cancelo e o bernardo, p.e.;
Não podemos esquecer que nestes jogos, também temos de rodar jogadores como djuricic que pouco têm jogado e que têm de ter ritmo competitivo.

John Doe disse...

Stop whining Gordo.
Tudo agora é motivo para fandango à volta do clube.
Estão em primeiros ao final da primeira volta...mas isso não importa. Importa destruir o Vieira e o Jesus ASAP. Caralho, nas eleições trata-se disso.
Até lá, se em vez de andarmos constantemente a criticar o cabelo do Jesus, o Bigode do Vieira ou as gravatas do Rui Costa,se fossem masé ao estádio apoiar a equipa, não tínhamos casas como a deste fim de semana.