21 março 2014

Ayrton Senna

Não é o Benfica mas continência porque este gajo é o meu maior ídolo de sempre.
Nunca idolatrei nenhum herói da vida real como idolatrei este monstro. Nunca uma só pessoa me fez tanto sonhar em criança com o que queria fazer da minha vida...

Não queria ser jogador de futebol, nem médico, nem astronauta... Por causa dele sempre quis ser piloto de F1... A importância que ele tinha era tanta que depois da sua morte já não sonhei mais com um futuro ao volante... Deixou de fazer sentido... Como que se o conseguisse fosse por causa dele e para ele, e sem a sua presença deixava de querer fazer parte da história que ele escreveu e que fez sonhar tanto miúdo como eu.

Hoje teria feito 54 anos.

Não é o mais titulado, mas é para mim o piloto mais assombroso da história da modalidade. Um ícone eterno que marcou uma das gerações mais apaixonadas pelo desporto rei em 4 rodas. Um homem e uma intensidade competitiva que nunca mais se viram. Um símbolo que mais que um homem era um país inteiro.

Os Domingos nunca mais foram os mesmos e deixei de ver F1...há já muitos anos que não acordo às 4h da manhã para ver um GP, que nem sei quem anda à frente ou atrás, que oiço "epa, o X é um piloto do caraças" e nem quero saber, porque nenhum será como ele... Nenhum terá um carro de F1 como os dele e fará os milagres que ele fez.

Como o meu Amigo João Silva disse hoje: "Rei da Chuva, Mestre das Poles, um dos últimos seres humanos a sentar-se num F1".

"and if you no longer go for a gap that exists, you are no longer a racing driver..."

Para sempre Senna.


7 comentários:

Mestre de Cerimónias disse...

Também deixei de seguir a F1 a partir dessa altura. A morte dele foi um daqueles acontecimentos que mais me marcaram. Já passaram mais de 20 anos mas lembro-me exatamente onde estava e com quem estava, quando vi aquilo acontecer.

Já agora, para quem não conheça, recomendo que vejam este documentário imperdível sobre o Senna. --> LINK

Arsène Lupin disse...

Concordo com tudo. Podia ter sido eu a escrever isto, palavra por palavra.

Já são 20 anos desde aquele domingo em Imola, que saudades do Senna e da F1 a sério, com pilotos a sério.

O Prost podia ser detestável mas é um autêntico campeão, sobretudo ao pé destes robots de relações públicas que passam por pilotos actualmente.

Bananaman disse...

Sem tirar nem pôr. Também sou um veterano da F1 e apesar de, pontualmene, ainda ver a F1 (ou partes), esta nunca mais foi a mesma...

LEGEND

Hugo disse...

Concordo com tudo

pelicano disse...

Existe exagero sobre o Senna, ele era um piloto arrogante e muitas vezes sem ética nas pistas, dizer que a Fórmula 1 morreu com ele é um tremendo disparate. É o mesmo que dizer que após a saída do Eusébio, o futebol morreu em Portugal!

Red Sniper disse...

... " ele era um piloto arrogante e muitas vezes sem ética nas pistas" ...

Mais uma amásia de Herr Shumi !
Eu tenho lido barbaridades sobre a conduta do Ayrton dentro das pistas,mas esta está no top 5 !
O Ayrton, é considerado por alguns dos grandes especialistas da modalidade como o maior piloto de sempre!
Começou a guiar karts com apenas 5 anos,sendo o primeiro construído pelo seu próprio pai.
1978: Campeão Sul-Americano de kart.
1978: Campeão Brasileiro de kart 1978: Mundial de Kart em Le Mans - 6º classificado.
1979: Campeão Brasileiro de kart. 1979: Mundial de Kart/Portugal - 2º classificado.
1980: Campeão Brasileiro de kart. 1980: Mundial de Kart em Bélgica 2º colocado.
1981: Campeão Brasileiro de kart.

Foi um piloto que viveu profundamente a sua profissão e que conhecia a mecânica das suas máquinas de olhos fechados. Fez autênticos milagres na escuderia Tolemann e na mítica pista de Monaco deu a primeira lição de como bem conduzir em piso molhado.Obteve a sua primeira vitória na F1 no Autódromo do Estoril daí a sua grande ligação ao nosso país onde vinha passar alguns períodos para descansar em Sintra (quinta da Penalva) na casa do seu "padrinho" o banqueiro António Braga.Foi o primeiro piloto a " meter a boca no trombone" dizendo que o carro de Herr Shumacher tinha "ajudas eletrónicas " facto que veio a ser confirmado mais tarde por Jos Verstappen!
Era um ser humano de uma estatura ímpar, só que conviveu de perto com ele,sabe a nobreza de caracter,a simpatia e o porte de um verdadeiro campeão!
RESPECT !

pelicano disse...

Podem dizer que até foi campeão de Berlinde, na realidade Senna ficou só com 3 títulos de campeão de F1, e foi vítima da sua própria ganância. Para termos uma melhor ideia neste momento Vettel já tem 4 títulos de F1. Para o futuro Senna vai ficar como pilotos como Jim Clark, de quem já poucos se lembram, e nunca como Schumacher ou Fangio!