25 abril 2014

Benfica vs Juventus

Este é daqueles jogos que saímos a pensar que podia ser melhor, daqueles jogos que mostrámos ter equipa e dinâmica para equipas como a da Juve e que ninguém no seu perfeito juízo nos queria encontrar numa competição destas.

O resultado é justo porque nos encolhemos cedo demais e eles tiveram oportunidades e futebol para marcar um golo. Mas é justo porque nós tivemos ainda mais e fomos mais fortes em mais momentos do jogo. O lance fantástico do Tevez é justo mas o não menos fantástico do Lima ainda mais.

Grande noite, grandes jogadores, fantásticas equipas.

Na 2ª mão vai ser muito difícil para nós mas eles têm que nos ganhar...e é difícil ganhar a este nosso Benfica que nos orgulha.

Destaques:

Pirlo - classe inacreditável...sem se mexer ganha 80% dos lances onde aparece seja na 1ª ou na 2ª bola. O toque de bola, o passe, a simplicidade...tudo! Sou incapaz de assobiar um gajo destes, foi dos jogadores que mais gosto me deu ver ao vivo.

Tevez - um diabo da tasmânia praticamente imparável. Desde encontrões do Luisão a pancadas nas pernas de outros, ele prosseguia a correria sem perder gás. Força e intensidade únicas, excelente jogador e belo golo.

Pogba - não é um tecnicista mas também não é um tosco. Fisicamente é simplesmente imparável. Um bicho gigante que depois de perder a bola dificilmente saía da 2ª disputa sem ela.


Artur - bipolaridade que não nos ajuda. Ora 2 excelentes defesas, ora "N" lances em que está nervoso, a defesa está nervosa, os adeptos estão nervosos, o Jesus está nervoso... Turim é para o Oblak.

Maxi - sem hipótese de desiquilibrar com o Asamoah pela frente, acabou por se concentrar atrás e até ao Tevez ganhou um lance dificílimo. Bom jogo de raça como ele gosta.

Siqueira - melhor jogo desde que chegou ao Benfica. Motor monstruoso no ataque, recuperações sem espinhas atrás... Fosse Gaitán seu companheiro de ala e tería feito mais mossa... A jogar assim até valia o dobro.

Luisão - mais nervoso que o normal talvez por perceber que o seu excelente timing e aproveitamento do físico de nada valiam nos lances com o Tevez. Momentos de alguma insegurança mas em geral um bom jogo do capitão.

Garay - dos melhores em campo. Enorme jogo de classe e frieza. Um muro intransponível que saía sempre a jogar. Grande jogo. Fez as pazes com a Tamara.

Enzo - fazendo um trio com Garay e Siqueira foi também ele um dos grandes da noite. Menos exuberante mas sempre o mais inteligente, sempre o mais eficaz no meio campo e sempre o melhor a conduzir. Fez asneira no lance da cotovelada mas depois também viu ser-lhe negado um penalty depois de uma bela simulação.

André Gomes - pior jogador em campo, pior jogo da época. Inacreditável nº de bolas perdidas por excesso de confiança, penso que confundiu a Juve com o Arouca por causa do amarelo...não há outra justificação...

Sulejmani - parecia fora dos automatismos da equipa, deslocado do que se treina, dos espaços que deve ocupar. Atitude e vontade nunca lhe falta e gosto disso, teve um golo nos pés mas acabou por ser uma exibição fraquita.

Markovic - este miúdo é do outro mundo. Quando arrisca é muito acima da média e as arrancadas dele são monstruosas. Ajudou MUITO atrás mas nem sempre bem... Pecou por alguma calma excessiva a defender. A atacar é um desequilibrador nato, não faz o 3º golo por acaso.

Rodrigo - muitas arrancadas mas finalmente começa-se a notar o cansaço. Mais que justo! Nota-se num regresso a um número relevante de más decisões. No entanto faz um bom jogo e criou lances de muito perigo.

Cardozo - nunca conseguiu entrar no jogo. Perdeu todos os lances para o central que o cobria e começou a desesperar por sentir que nada estava a acrescentar ao jogo. A tolerância dos adeptos com ele é maior na sua pior fase do que na melhor, estranho! A ti aplaudo-te sempre, vão ser anos até termos outro a marcar como tu.

André Almeida - trouxe à posição de 6 o que é preciso: intensidade e tesão. Muito forte, muito combativo, com ele por ali foi tudo diferente e o que perdemos em construção ganhámos em coesão.

Lima - depois de entrar percebeu-se que devia lá estar de início. Ganhou quase todos os confrontos físicos com gajos bem mais altos que ele, marcou um golão e todos os lances que passavam por ele davam perigo. Grande entrada.

Cavaleiro - o puto não é parvo, pensa normalmente bem os lances mas ainda falha muito na execução. A simulação no golo do Lima parece sem querer. Perto do final teve nos pés uma boa oportunidade mas ficámo-nos pelo canto. Tem de ir entrando, mal não lhe fará.


Hoje o post foi mais sóbrio porque foi uma noite de gala que merece respeito.

Foi tardio porque depois do jogo vem de fim‑de‑semana prolongado e tinha uma viagem puxadita pela frente, e sim, estou a justificar-me!!

Em Turim com tudo, e seremos capazes.

TUDO A SALTAAAAAAAAR!!!!

16 comentários:

Luis Cebola disse...

Foi sóbrio mas acertas te em cheio , ou muito me engano ou a Juve hj fez um dos jogos da época a nível de toque de bola e qualidade de passe , o Glorioso vai a Turim fazer história , tenho fé nisso .

pitons na boca disse...

A tua analise falha claramente neste ponto: "Cardozo - nunca conseguiu entrar no jogo. Perdeu todos os lances para o central que o cobria"

Não foi desequilibrador, mas dizer que "perdeu todos os lances para o central" está muito longe de ser verdade. Aconselho a rever a primeira parte.
Quanto ao resto, pouco discordo. Ganhámos ao Moimenta da Beira... ah não espera, foi contra a Juventus!!! Só a Juventus.
Acho que isso diz tudo sobre o quanto devemos estar orgulhosos desta equipa, mesmo sofrendo um golo em casa que nos pode (espero que não) trompicar as contas, no fim.

Benfiquista Tripeiro disse...

Calma, que isto afinal não vai ser o passeio que os italianos pensavam. Vamos lá discutir o jogo, estou confiante.


Estava a ver a capa da bola e lá para um canto vem a segunda mão da eliminatória do sporting, ganharam 2-0 ao farense. Eles tinham perdido 3-1 em faro, não foi? Então estão na final, os sacanas!

Luis Marques disse...

Jogo muito importante para aqueles benfiquistas que tinham medo da Juventus... O Benfica não tem que ter medo de ninguém, tem que respeitar todos os adversários mas se jogar o máximo ninguém os para.

Pedro disse...

Bem, afinal alguem tb viu o mesmo jogo que eu.
Cardozo perdeu todos os lances???
Engraçado que vi ele ganhar quase todos. Agora lutar como ele luta contra dois centrais destes e depois ninguem aparece para ganhar a segunda bola a culpa não pode ser dele.

Muito menos fez o Rodrigo...

NPI2 disse...

Também concordo com o Pedro

Unknown disse...

Grande jogatana

Resultado justo - podia ter corrido um pouco melhor ou pior também, mas era a Juventus e estão de parabéns

Vasco Duarte disse...

De acordo com quase tudo. Faltou uma referencia ao turco do apito. Mal muito mal sempre em nosso "desfavor".

jzz disse...

Concordo com o Pedro, o Oscar fez exactamente o que se pedia dele.

By the way, preciso de colaboradores para arrear no focinho dos comentadores da sic, quer os do jogo, quer as mumias ribeiro cristovao/ david borges. Quem alinha?

Alberto disse...

Aos comentadores da SIC, o maior insulto é mesmo o facto de o Nuno Luz ser o menos mau deles todos. Que coisa fraca...

Candreva disse...

Quando se diz que o Nuno Luz é o menos mau deles todos, algo vai de errado naquela estação, aliás muito muito errado.

Candreva disse...

Quando se diz que o Nuno Luz é o menos mau deles todos, algo vai de errado naquela estação, aliás muito muito errado.

Escrivão disse...

1.º) Começar por lamentar imenso o passamento de Tito Vilanova.

2.º) O outro que meta agora o dedo no próprio cu.

3.º) Alguém me explica a substituição do Sul pelo André, para, depois da casa roubada, tirar o outro André para fazer entrar um novo ala?

4.º) Aquela malta, ou é dos jogos consecutivos, ou das besanas pós-dominicais, jogou 30-35 minutos. Depois estoiraram.

5.º) O turco veio com a encomenda já feita. Aquilo foi uma série de faltas não assinaladas e um penaltie que ele viu (e, aqui, por uma vez, parafraseio Jorge Jesus: o gajo não marcou porque não quis. Ele viu melhor do que nós o que se passou...) e não marcou.

6.º) Quinta-feira vai ser muito, muito difícil.

7.º) Assim, espero que Jesus, no próximo domingo, alinhe, no Porto, com uma equipa deste tipo: Artur / Paulo Lopes, Cancelo, Jardel e Steven Vitória, Zé, André Gomes, Ivan Cavaleiro, Manel e Djuricic, Cardozo e Manel II.

8.º) Já me chega de Taças da Liga, quando em perspetiva está uma Liga Europa. O mais certo, tendo em conta todas as circunstâncias, é sermos aviados em Turim. Não quero saber. Quero é ter uma equipa que dê luta, possa ganhar, em vez de chegar lá estoirada, porque queremos ganhar tudo.

9.º) Detesto equipas italianas e, mais ainda, a Juventus: aquilo cheira a podre, a fruta podre, para ser mais concreto.

A bug's life disse...

Concordo com o Roberto.
E em Turim tem que jogar o Lima+Rodrigo, senão o ataque não funciona

Unknown disse...

Fdx que vocês já sofrem por antecipação por uma possível equipa contra o fcp. Mais calma :D

Unknown disse...

Aquele turco que andou pelo campo de apito na boca foi uma coisa indescritível.

De resto acho que o Cardozo esteve bem, a presença dele impediu os centrais de subir.
Como já disseram, e bem, ele pode ganhar o lance ao central, que se não houver ninguém a receber a bola a seguir não vale a pena.

A Juventus cheira a fruta podre. É incrível a campanha de limpeza de imagem que estão a fazer a esses gajos. Dão-lhes uma final europeia em casa quando deviam era ter sido excluídos das provas da UEFA por muitos anos.
Tem piada que os cumentadeiros, sempre que dizem que a Juventus desceu de divisão, dizem-no a correr, como se tivesse sido um azar de uma época péssima, e não por decisão judicial.
Dentro de 15-20 anos já ninguém se lembra da escumalha que estes tipos são.