04 agosto 2014

Desportivamente - Muita Calma...

Como já disse anteriormente, uma gestão ruinosa pode não ter a ver com resultados desportivos (neste caso, por se tratar de um clube). Eu posso ter uma fábrica de sapatos que vende imenso sapato, mas a gerir aquilo posso parecer o Salgado a gerir o BES... Vou continuar a vender sapatos, mas um dia a fábrica vai sofrer com a gestão ruinosa... como o BES!

Ora, isto para dizer que desportivamente, tenham muita calma com os alarmismos excessivos (eu incluído).

1º - Pré-Época:

- Foi tudo mal feito... adoramos jogar com boas equipas o tempo todo (sem esquecer um jogo com o Sion, que é como areia na praia, tem de haver!), mas em ano de restruturação fazem-se só jogos com equipas europeias quase? E jogamos 4ª, 5ª, Sábado e Domingo??? Mas quem calendarizou isto foi um puto da primárias nas suas férias escolares??? É tudo completamente idiota???
- Era simples... um crescendo de qualidade das equipas com quem jogávamos, tempo para recuperar de jogo para jogo (ok, um torneio a doer com 2 jogos de seguida...ok... mas TODOS??), ir alinhando as coisas e não rebentar aos 40min em todos os jogos.
- Lembrem-se dos jogos... Até aos 30min nunca jogámos muito mal... A partir daí e especialmente no final da 1ª parte foi sempre horrível... Cansaço.

2º - 11 e Plantel:

- Vamos ter garantidamente um 11 competitivo no início da época. As soluções que tínhamos no ano passado, especialmente no ataque, não se vão repetir nos próximos muitos anos... Mas daí a achar que o que teremos este ano está ao nível de merda, é um exagero absoluto!
- Tendo em conta a chegada de um GR titular, de um MD titular e de um Avançado titular, o 11 será forte certamente e com boas opções...

GR,
Maxi, Luisão, Jardel (bem coberto de outras soluções), Eliseu (ou Benito),
MD (coberto pelo Fejsa), Enzo (mesmo saindo, terá de vir um titular) coberto pelo Talisca,
Salvio, Gaitán (que saindo ainda temos o Ola John e um que se contrate deduzo...),
Lima e o AV (coberto pelo Derley)...

E ainda:

Bebé com potencial caso ganhe neurónios,
Teixeira a crescer,
Amorim útil SEMPRE,
Suljemani,
Almeida a tapar buracos,
Sílvio,
Bernardo a crescer,
Nélson (se ficar) a ganhar humildade e a tentar perceber que há toda uma equipa à volta dele...

Epa... CALMA! Parece que de repente só porque vimos coisas horríveis na pré-época, temos uma equipa DE MERDA... Ok. não temos os craques todos do ano passado devido à ruína de mercado que tivemos, mas bolas... deixa ver quem vem aí e como se portam estes todos mencionados que são, com naturalidade, todos eles jogadores de plantel de um grande... todos...

Reparem: Mencionei 21 jogadores (sem contar com os que virão ainda), o que quer dizer que (embora titulares seriam pouco) é muita parra para fazer uma equipa, tendo em conta que são jogadores de fácil entrada em qualquer grande no que toca a plantel...

3º Concorrência Interna:

- Se tivermos em conta que o Enzo sai, claro que é uma baixa de peso e uma equipa NOVA só vai jogar Futebol a partir de Dezembro (na melhor das hipóteses). Sim, será possivelmente tarde para o título? Talvez... Mas reparem que o Porto terá praticamente uma equipa NOVA e só o Sporting apresenta um 11 muito próximo do ano passado, parte em vantagem em termos de organização, mas partirá em desvantagem no que toca a qualidade individual...
- Nós estamos com mentalidade de funeral antecipado (eu próprio também), o Sporting está em modo Benfica quando faz pré-épocas boas e acha que vai varrer tudo, o Porto mal aparece a jogar e quando aparece pouco joga... Mas craques para resolver têm eles (a melhor contratação foi a renovação do Jackson).
- A moral vai ser importante, e nunca um derby à 3ª jornada pode ser tão decisivo nesse aspecto... As equipas de Lisboa terão de ver esse jogo como mais que 3 pontos, é um boost único para arrancar até ao Natal com armas e bagagens a varrer tudo...

Enfim, CLARO que podíamos e devíamos estar melhor, mas com o que temos não vamos propriamente lutar pelo 7º lugar...

Mas notem: Se o Jesus sair, emigro...

TUDO A SALTAAAAAAR!!!!

11 comentários:

JAraújo disse...

Gordito,

concordo se eventualmente conseguirmos contratar alguém.

Até agora temos equipa para perder tudo.

Gonçalo Novo disse...

Ainda se lembram do onze que apresentamos nas três primeiras jornadas da época passada?
Artur, Maxi, Luisão, Garay, Cortez, Matic, Djuricic, Amorim, Enzo, Gaitán, Lima. Destes, sete mantêm-se no plantel.
Estamos mais fracos, sim, mas comparações justas só quando fechar o mercado.

Márcio disse...

Gonçalo lembro me perfeitamente e é esse o meu medo, tivéssemos continuado assim e nem ao natal chegávamos.

Shiver disse...

Ainda te esqueces-te do pizzi e do candeias quem ainda dão uns toques.
Mas digam o que disserem é pouco para um grande que quer ser cada vez maior.
Se saírem ambos,Enzo e Gaitan,ficamos muito mais fracos e quando e se a maquina começar a carrilar já será tarde.
Não tenho medo da concorrência mas sim de nós próprios.

Escrivão disse...

Mas quem são os jogadores, acessíveis à «nossa» bolsa, ainda disponíveis no mercado, que poderão vir substituir os que saíram?

E alguém tem dúvidas de que, entre Enzo e Gaitan, pelo menos um sairá?

O problema não é se temos o gelado, o Candeias, o X, Y e Z para substituir os que saíram. A quantidade não é o nosso problema (OK, é sim, pela massa que se gastou e gasta neles sem retorno desportivo que se veja), mas sim a QUALIDADE.

O Sporting pode não ter a qualidade de outros (mas até isso é discutível), porém tem uma equipa, tem uma motivação bem lá no alto e está, para já, a praticar, de longe, o melhor futebol dos 3 ditos grandes. Mas de longe, independentemente das equipas que defrontou. De facto, podemos jogar frente a um 11 de casados lá da aldeia, golearmos e mesmo assim jogarmos sem qualidade... ou não...

De uma coisa estou certo: ou entra qualidade no plantel rapidamente, ou vamos lutar com o Braga pelo 3.º lugar...

JA disse...

A fazer fé no q se ouve por aí, q o SLB está virado para um GR Alemão (isto dito pelo "representante" do scouting do SLB no Brasil que foi perguntar pelo Jefferson do Botafogo), e existem várias hipóteses que eu gostaria de ver no Benfica :
- Ron-Robert Zieler do Hannover 96
- Rene Adler do Hamburgo
- Bernd Leno do Bayer Leverkusen
- Sven Ulreich do Estugarda
- Kevin Trapp do Eintracht Frankfurt
- Lars Unnerstall do Fortuna Dusseldorf

Quanto ao substituto do Enzo, gosto do Jordy Clasie.

Para Medio Defensivo, gostaria do Oriol Romeu por emprestimo do Chelsea, mas infelizmente já o emprestaram para a Alemanha.
Como alternativas mais baratas, porque não o Danilo Pereira do Maritimo ou o Filipe Augusto do Rio Ave ?
Ou então sonhando alto, o Alex Song, que deve estar descontente no Barcelona. Mas deve ser impossível devido ao alto salário. Só por empréstimo com o Barça a suportar parte do vencimento.
Pelas mesmas razões do acima citado, temos Cheick Tiote do Newcastle e Gary Medel do Cardiff.

Para ponta de lança para substituir Cardozo, gostaria muito do Jelle Vossen do Genk. Gde matador de área e não é caro.

Kiddo! disse...

Gordo, acabei de te diagnosticar esquizofrenia. Lamento...

Gutti_Slb disse...

Eu concordo com muito do que foi dito, mas ha algo que não percebo, dizer que o Sporting estará melhor ou a jogar melhor que o Porto e o Benfica...
Não tenho visto isso, vemos o Sporting a ganhar? Ganhou ao Utrecht apenas 10º lugar no ano passado na Holanda... mas e jogos a doer?
empate com a Lazio? 9º classificado do campeonato Italiano? Ou empate com o Al-Itihad?

O Sporting tambem não esta bem... não esta melhor! muito provavelmente estará ao Nivel do ano passado.

Concluindo, Acredito que a equipa com mais potencial seja o Porto... seguida do Benfica e so depois o Sporting!

Gil Eanes disse...

Gordo, tá tudo muito bem mas faltou um pormenor importante, que tenho comentado entre amigos: Esta equipa é de facto melhor que o que andamos a pintar mas para CONSUMO INTERNO. Ou seja, arriscamo-nos a mais uma campanha miserável na Champions, com consequente passagem para a Liga Europa, com consequente excesso de eliminátorias... Sinceramente, para mim o principal objectivo da Champions é evitar o 3º lugar. Prefiro ser ultimo no grupo!

Shiver disse...

JA, conseguiste por 6 gajos da Alemanha e mesmo assim parece que não acertaste : :)

Dizem que é o puto do Mainz, Karius acho.

JA disse...

Shiver, verdade, mas só não pus esse na lista pq já andam a falar dele nos desportivos há 2 ou 3 dias...