08 agosto 2014

Luís Filipe Vieira, a crise da banca e do Benfica e os malandros do BES

Em baixo um texto muito bem escrito de um blogue tripeiro, espero que os experts venham fazer o contraditório.

É vergonhoso que até fora de nossa casa, todos entendam o que se passa e do que se trata quando falo de "pior gestão de sempre":

LINK

«Luís Filipe Vieira, a crise da banca e do Benfica e os malandros do BES

«A culpa é do BES». Já temos resposta para a hegemonia nacional que o Benfica conseguiu perder durante a pré-época. Se não fossem esses malandros, o Benfica não teria vendido Garay, Oblak e Markovic, não precisava de vender Enzo Pérez e Gaitán e ainda dava para chegar a Ricardo, Casemiro, Brahimi e Clasie antes do FC Porto. É isto que nos estão a querer «vender». Será que é mesmo assim?

Vamos fazer essa coisa extremamente complicada, que pelos vistos não está ao alcance de muitos cronistas e opinion makers: abrir o último relatório e contas. Se não fosse o BES, o maior parceiro bancário dos 3 grandes, o Benfica nem sequer teria chegado a Garays e Rodrigos, até porque é accionista do Benfica Stars Fund (que comprou 20% de Cardozo por 4 milhões e agora recebeu... 1 milhão!), de onde a SAD já tirou mais de 50 milhões de euros. Mas, sabe-se lá porquê, a culpa disto tudo é do BES.

Gestão segundo
Luís Filipe Vieira
Qual não é o nosso espanto quando abrimos o último relatório e contas... e o Benfica não tem mais nenhum compromisso com o BES até ao final de 2014. Calma, há algo de errado! Então não foi por causa da crise do BES que o Benfica teve que vender Oblak, Markovic, Garay e Cardozo? Ups!

Até ao final de 2014, o Benfica mantinha um único compromisso com o BES: em abril tinha maturidade o empréstimo de 64,3 milhões de euros. Então Luís Filipe Vieira passou à acção: empréstimo obrigacionista de 50 milhões lançado em dezembro e vendas de Matic, Rodrigo e André Gomes por 58 milhões (antes de comissões e impostos). Já dava para cumprir o empréstimo e liquidar o único compromisso financeiro com o BES até ao fim do ano. Então, porquê a debandada depois de abril?

Logicamente, nenhuma SAD reduz de uma só vez o passivo de forma tão grande. Há renegociação, troca de garantias, renovação, diversas formas de empurrar com a barriga. Então o BES, esses sacanas, lembraram-se de dizer: não, agora vocês têm que nos pagar parte do que nos devem. Como se atrevem, BES!?!? Como será possível não revalidarem o crédito a um clube cujo passivo consolidado, incluindo todas as sociedades participadas pela SAD, supera os 600 milhões de euros!?!? Então não vêem que eles têm um grande activo, um grande património!?!? O Benfica, através da Benfica Estádio, só deve ao BES/Milennium bcp 76,153 milhões de euros! Isso são peanurs, BES!

A exposição do Benfica ao BES é pequenina, são só 113 milhões de euros! O FC Porto, esse clube falido que perdeu a hegemonia no último ano, é que está de rastos, imagine-se que a exposição deles no início da época era de uns pornográficos 34 milhões de euros, um terço do Benfica! O FC Porto tem uma exposição ao BES de 15% do total dos três grandes, enquanto o Benfica tem apenas mais de metade! Sacanas, BES!


Oh Salgado, então
travaste a hegemonia?
Pois é, o BES fechou a torneira. Seguiu o exemplo de BPI e do BCP antes da crise da dívida soberana, ele que era o único banco a dar a mão aos 3 grandes. O Sporting apertou o cinto, fez uma boa reestruturação financeira, mesmo recorrendo a capital angolano e com uma participação d'aquele-cujo-nome-não-deve-ser-pronunciado em Alvalade (quem? perguntem ao presidente da transparência). O FC Porto sempre teve a SAD com menor exposição à banca e com menos empréstimos bancários a saldar, logo é a SAD com melhores condições para responder ao novo desafio do futebol português: gestão sem crédito bancário. Alternativas? Empréstimos bancários com garantias extraordinárias (o FC Porto fê-lo com o BES com Mangala e/ou Jackson, dois jogadores de calibre internacional), recurso a banca estrangeira (caraças, onde andam os russos do Bruno?), fundos de investimento (que têm os dias contados) ou... empréstimos obrigacionistas.

É isso! É a salvação do Benfica, empréstimos obrigacionistas. Vamos apelar ao clube com mais sócios do mundo! Subscrevam um novo emprést... Ahm... Ups. Não, não é possível, ninguém nos tinha avisado! O Benfica tem a liquidar em outubro 35 milhões de euros e em dezembro 50 milhões por empréstimos obrigacionistas!?!? E o total em empréstimos obrigacionistas ascende a 130 milhões de euros!? Mas espera lá, isto não é... hum... Maior do que a dívida do Benfica ao BES?

Eureka! Eish, está aqui o problema: o Benfica deve 85 milhões de euros em empréstimos obrigacionistas até ao final de 2014, e o dinheiro de Matic, Rodrigo e André Gomes já não entra aqui. Ora, vamos lá à moda do Guterres: fazer as contas. Oblak, Garay, Markovic, Cardozo... Hmmm, chega aos 85 milhões? Não!? Ena, vamos ter que vender o Enzo Pérez e o Gaitán!? Caraças, se ao menos soubéssemos que isto ia acontecer...

Pobres benfiquistas. Como poderiam eles saber que, enquanto festejavam o triplete dos pobres no Marquês, estes números estavam todos chapados nos relatórios e contas da SAD à qual pagam cotas? A culpa é dos sacanas do BES! Mas há quem culpe Luís Filipe Vieira, o presidente cuja primeira década no Benfica coincidiu com a melhor década da história do FC Porto. Oxalá chegasses à segunda, Vieira, mas enquanto a banca não vai deixar cair o Benfica (embora vá levar uns belos furos no cinto), parece que não terás a mesma sorte. Ou esperem...

Terá Luís Filipe Vieira tido o seu momento Ferreira Leite? Terá Luís Filipe Vieira antecipado toda a crise no Benfica (bem, qualquer pessoa que olhasse para os relatórios e contas antecipava facilmente a razia, mas adiante)?

Vieira, o sucessor de
Manuel Ferreira Leite
20 de março de 2014. A SAD do Benfica vive o seu momento alto na bolsa em toda a época, com as acções a atingirem uma cotação de 3.02. O Benfica torna-se uma sensação na bolsa... e Vieira aproveita! Na mesma semana, vende 73.906 acções, a valor unitário mínimo de 2.30, e encaixa uns modestos 190 mil euros. Para um presidente que se orgulha por não ser remunerado, embora adore negociar com clubes que têm projectos de construção de infraestruturadas, já é uma bela reforma, Luís Filipe!

Mas calma, a premonição não ficou por aqui. O momento Ferreira Leite de Vieira voltou a sentir-se entre os festejos do triplete e vendeu mais 22.479 acções, por 58 mil euros. E ainda dá para manter 3,28% do capital da SAD. 

Luís Filipe, um visionário: no início de junho, as cotações da SAD do Benfica, face ao dia 20 de março, sofriam uma «ligeira»... desvalorização. As cotações baixaram para 1.1 e à data de hoje estão nos 1.02. Mas Luís Filipe Vieira, como brilhante gestor que é, soube que ali, no dia 20 de março, era o dia ideal para vender. Mas os pobres dos investidores comuns só agora estão a ser aconselhados pelos gestores bancários a venderem as acções da SAD do Benfica, que à boa maneira moodyana são consideradas lixo neste momento. O burro não é ele. 

E agora, como tapar estes 85 milhões de euros de empréstimo obrigacionista até ao fim do ano? Dá para emitir um quarto empréstimo obrigacionista? Não, não, muito difícil, as subscrições são cada vez mais curtas. O FC Porto, por exemplo, quis emitir um de 15 milhões de euros, mas aquilo está tão falido que a procura superou a oferta em 13 vezes! O FC Porto pediu 15 milhões de euros, os investidores quiseram emprestar-lhes 195 milhões!

Caros portistas, é este o clube que garantiu ter acabado com a nossa hegemonia há 3 meses. Como podemos nós competir com tamanha e tão competente gestão!? Entreguemos as faixas, ninguém pára o Benfica. Ah, só mesmo os sacanas do BES...»

10 comentários:

Islander disse...

Mais uma opinião parcial que usa números falsos para tentar enganar incautos, não entendo o porquê de espalhar este tipo de mentiras por aí?
2 números apresentados como "factos" e que são errados/mentira: o passivo do Benfica 600 Milhões desde quando? Os compromissos do fcp ao BES são muito mais de 34M, pelo RC deles. E depois fala das obrigações como sendo a única informação útil dos RC, sendo que nem menciona uma única vez que o Benfica é de longe o único clube que está próximo de ter um resultado operacional positivo, um indicador que acho bem mais relevante. Basta ver estes números para ver o sentido e objectivo do texto, isto de alguém que deve achar normal o clube deles ter ganho uns tostões com o hulk enquanto um clube de 2ª divisão do uruguai fez uma fortuna! Ou então que acha que as coisas do apito dourado foi tudo invenção...Mais uma vez: triste é ajudar a espalhar esta propaganda!

Sentinela um Estremecer disse...

Quando li "blogue tripeiro", fiz o mesmo que faço quando me deparo com um texto que diz "está aqui um excerto do Ontem": parei de ler.

Idóneos avalizadores de "gestão intramuros, sem dúvida. Aliás, a idoneidade é tanta que sai-lhes pelos poros da pele. Por isso, ao ler "blogue tripeiro" parei de ler.

B. disse...

Esqueçam a absoluto o Porto caralho!!!

PAREM DE COMPARAR!!!

Quero lá saber da merda do Porto... quero é que se enganem ainda mais do que os nossos andam enganados... quero é que digam que está tudo bem e não está...

Não quero é isso no meu clube!!! É VERGONHOSO o que se passa e assobia tudo para o lado... nem o Vale e Azevedo nos fodeu tanto, não tenham dúvida NENHUMA!

The Stranger disse...

WTF! Pensei que esta peça de propaganda fosse só para alguns comerem e se lambuzarem...mas não, quando idóneos benfiquistas dão importância e fiabilidade a este cócó - muito bem escrito - comprova-se que o universo benfiquista está mesmo de cabeça perdida...

Anónimo disse...

Como tu andas gordo, doente da cabeça e fora de forma, nunca imaginei que chegasses a isto, publicar um post de um blog portista, só tens uma solução, atira-te ao mar ou diz para te empurrarem.
Que idiota.

B. disse...

Papoila,

Ao contrário do que é normal, nós gostamos de análises de todos os pontos de vista.

Não somos cegos burros e tapados, nunca viveríamos bem numa ditadura nem vivemos conformados com o que se passa no clube.

Já tu... vives bem com tudo isso, e vês como ofensa uma citação de um adepto de um clube alheio que nem sequer respeitamos (o clube).

Cada um no seu lugar... Terás o teu bem assegurado, mas longe do nosso.

AB disse...

Quando até já procuras pedras em blogs corruptos, devias parar para pensar. Só te envergonhas a ti.

Unknown disse...

Fica claro que ninguém comenta o texto, somente o escriba.

Shiver disse...

Não li todo e até pode ser tudo verdade mas usares e citares fontes deste genero nao tem justificação.

Não somos nem devemos ser democraticos quando toca a algo vindo "desses".

Confesso a minha desilusão pela escolha e publicação deste post.
Nunca precisamos dos "outros" para falar e discutir a nossa casa.

heterosapiens disse...

sangria de seguidores ao nivel do plantel do Benfica.. perdeu a piada vir cá..