02 setembro 2014

Resumo do Mercado - 11 ideal e Plantel

Oblak por Júlio César -> 

a curto prazo penso que podemos ter ficado ao mesmo nível qualitativo. A longo prazo o Oblak pode mesmo vir a ser dos melhores do mundo, como o Júlio César já foi mas já não é... Veremos... Pode nem se notar a diferença, mas só testando. 

Siqueira por Eliseu -> 
como já disse... o Eliseu é para mim a maior surpresa. Mais "sabido" que o brasileiro, mais rápido, menos tecnicista mas dono de um remate que pode rasgar muitos jogos. Penso que, se o Eliseu mantiver o nível, não vamos notar praticamente diferenças. O Siqueira em teoria é melhor? Claro que sim... mas duvido que se vá notar muito na prática. 

Jardel, César, Lisandro por Garay -> 
Vai-se notar uma diferença gigantesca. A facilidade com que o Garay dava qualidade à saída de bola vai fazer toda a diferença. Tanta, que até é o Luisão que está com essa função agora. Lisandro é um jogador com "imprensa" junto dos adeptos, mas a verdade é que pouco vi dele e embora queira acreditar, duvido sequer que ganhe a titularidade este ano. César para já não conta. 

Fejsa por Samaris -> 
Fejsa ainda conta mas só em 2015. Pelos valores envolvidos, duvido mesmo muito que o Samaris não seja um grande jogador. Digo isto porque se forem ver as transferências do Benfica acima de 6 Milhões que não são bons jogadores, reduzem-se a umas 3... Acredito no Scouting mas só quando gastam dinheiro, porque quando compram barato são mais vezes que dá raia do que acertam. Penso que aqui vamos ficar mais fortes. 

André Gomes por Cristante -> 
basta ver um vídeo para perceber que são o mesmo estilo de jogador, sendo que o italiano parece demonstrar mais intensidade de jogo. Muita técnica, muita cabeça levantada e muito potencial. Penso mesmo que dificilmente ficaremos pior e temos aqui meios para mais uma excelente venda daqui a uns tempos. Os adeptos Milaneses que o digam, que andam aos gritos nas redes sociais. 

Enzo por Enzo e Gaitán por Gaitán -> 
As melhores contratações do defeso. 

Salvio por Markovic -> 
Não é uma contratação mas é esta a alteração. Já sabem o quanto acho o Markovic um fora de série, por isso é óbvio que penso que de forma mais ou menos clara ficámos pior. No entanto o Salvio tem TUDO para poder chegar a um nível semelhante, mas para isso tem de mudar um pouco o seu estilo de jogo. Mas não será por aqui que se vai notar grande diferença face à época passada. 

Cardozo por Derley -> 
Nem sei o que dizer mais depois de colocar estes 2 nomes aqui juntos... Sabem que até admiro o Derley, precisa de saber jogar num grande (nomeadamente tendo em conta que não sabe jogar de costas para a defesa), mas tem qualidade e muita inteligência na decisão, coisas que admiro muito. Trabalhado pode vir a ser muito útil, embora nem sequer se possa comparar com o Cardozo. Esse é uma instituição. 

Rodrigo por.... -> 
Aqui aparece por exemplo o Nelson Oliveira, o Talisca, o Jara... Nenhum se aproxima do Rodrigo da época passada, embora o Talisca possa apontar bem alto quando dominar as nossas "manhas". O Nélson em termos físicos é o mais parecido que temos com o Rodrigo, mas claramente não tem sido aposta. Com meio cérebro era tudo o que precisávamos, mas já começo mesmo a deixar de acreditar. O Jara, já todos sabem o que penso... é "só" ofensivo acharem-no jogador para o Benfica. 

Nota: Continuo a achar que o ideal era mesmo o Gaitán ser o novo Rodrigo, e penso que ia ser ainda maior que o Hispano/Zuca. Temos jogadores para as alas como o Ola John que é um diamante em bruto ainda, o próprio Pizzi que tem experiência e ficou no plantel, o Sulejmani que é uma boa cobertura, o Bebé que tem de estar 6 meses numa incubadora com o Jesus a aprender a jogar Futebol, etc... 

Enfim, resumindo, vamos notar diferença na posição do Garay e na do Rodrigo depende muito da solução que sacarem da cartola. Porque de resto temos novamente um plantel forte, coisa que disse há uns tempos que era certo que ia acontecer. 



7 comentários:

Alberto disse...

Eu gostava de ver o Pizzi no lugar do Rodrigo. Menos explosivo, mas ténicamente evoluído e inteligente. Para além disso marca golos. É ver...

Gil Monteiro disse...

Acho que o Sulejmani não está inscrito...

Gil Monteiro disse...

Acho que o Sulejmani não está inscrito...

Gil Monteiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Djohny disse...

No geral concordo.
Embora tenha dúvidas no Júlio Cesar VS Oblak. O brasileiro tem nome a já teve qualidades. Não sei se ainda as mantém. De qualquer forma, Oblak só jogou meia época. Aqui não me parece gritante.
A do Garay é evidente. O caso do Rodrigo faz-me lembrar a altura em que foram embora o Javi e o Witsel - sem alternativas aparentes. Acredito numa adaptação bem conseguida, ainda que a prazo. Por o Gaitan ali é um crime. Basta ver o caso do Aimar. Tem de jogar mais recuado para tirar partido da visão de jogo e dos desiquilíbrios.
Também não percebo esta animosidade toda com o Jara. Todos benfiquistas têm as suas teimosias com alguns jogadores. Jara não joga menos que o que o Talisca jogou no sábado - lento, cansado, sem capacidade de explosão, 2 passes correctos em 5. Tenho fé no homem da mesma maneira que ainda tens fé, e em parte até compreendo, no O John. O Rodrigo também irritava até Dezembro do ano passado. No fim veremos quem tem razão.

Escrivão disse...

1. Mais fracos na baliza.
2. Mais fracos no centro da defesa (Garay).
3. Mais fracos no 6 (o Feijoca destrói, mas é um cepo a construir).
4. Mais fracos na área adversária. esta parece-me a lacuna número dois (já vem a um): não há um gajo que marque golos. Não há. Ponto.
5. Muito mais fracos no banco: esta é a lacuna número 1.
6. O Gelado será um diamante quando lhe fizerem o que o meu avô fazia à junta de bois: andar no campo atrás dele, a picá-lo no bumbum com um aguilhão. Que molengão do c******!
7. sporting... Alguém me pode explicar a euforia dos gajos???

Hugo disse...

O Benfica tem novamente um grande 11, mas faltam suplentes de classe...