05 outubro 2014

Benfica Bipolar

Benfica vs Arouca (1ª parte): O Desnorte

Vergonhoso... A 1ª parte acaba com o Artur melhor em campo, com o Arouca com 4 oportunidades e com o Benfica de cabeça perdida, com muita bola e sem saber o que fazer com ela...

Samaris com bola sempre bem, sem bola um desastre... muito faltoso e com um árbitro daqueles que acham que Futebol é Matemática, tinha ido para a rua. 

É gritante a preocupação que tenho com o nº de oportunidades que sofremos por jogo, não faz sentido... As equipas do Jesus "acordam" e "carburam" lá para Dezembro/Janeiro, mas acho que nunca sofremos tantas oportunidades por jogo nestes 5 anos dele como neste início de época...

Benfica vs Arouca (2ª parte): Individualidades

Os nossos craques acordaram e fizeram a diferença. Deixa-me sempre nervoso ganhar jogos maioritariamente por qualidade individual, mas deixa-me menos preocupado continuar a ganhar 

Algumas notas:

Artur: o melhor jogo dos últimos muitos meses. Seguro, boas defesas, deu confiança à defesa e na 2ª parte nem sei se tocou na bola.

Lisandro: Com bola tem mais qualidade que Jardel, nas bolas paradas aparece SEMPRE e a defender estava nervoso (normal) e faltoso. Merece mais minutos.

Eliseu: Não defende... simplesmente 90% dos ataques que sofremos são do lado dele... Melhorou com a equipa.

Talisca: O "golo" que ele tem é digno de ponta-de-lança... Não pára de marcar e nós agradecemos. Hoje jogou a 8, a 10 e a 6 às vezes... mas aparece sempre mais e melhor perto do ataque que no meio-campo.

Jonas: Entrou e fez um cabrito a um gajo para os aplausos. Minuto depois, quase assistência para golo. Muita muita técnica, alguns movimentos mas é jogador de toque, jogador de classe... não de raça... não lhe exijam o que o Rodrigo nos dava, será diferente com ele, mas prometeu e marcou na estreia.

Derley: o melhor em campo... inconformado, muito inteligente, excelente toque de bola e era o que mais merecia marcar... Grande jogo, merece as oportunidades que tem tido! Agora que já sabe jogar de costas para a baliza, tem tudo para lutar por um lugar no 11.

Salvio: bipolar... 1ª parte miserável e 2ª parte de luxo. Quando faz bem é dos que melhor faz... desbloqueia, chateia, anima, marca, faz tudo... Que se foque nisso, precisamos dele!

Ola John: Mais uma exibição de luxo... a par do Derley foi o melhor... Os cruzamentos que faz são passes, não são cruzamentos de ir à linha chutar para dentro da área. Sempre que entra mexe com o jogo... entrou, marcámos e não parámos de marcar. Tem de jogar, e jogar muito.

Enfim, certo é que continuamos isolados na frente, com menos qualidade do que queria, mas num Campeonato nivelado por baixo, é mais que merecido. Esperamos pelo habitual crescimento do nosso Futebol com os meses, o Jesus já nos habituou a isso...

Em conversa com um amigo lagarto, digo o que ele diz: "Dos 3 grandes, quem engatar 1º ganha"... Bora lá ser nós?

PS: O Bruno Amaro é um jogador dos anos 90...

7 comentários:

Benfiquista Primário disse...

Fui um dos pouquinhos que estive no estádio despido e concordo globalmente com esta análise. Derley fez mesmo um grande jogo, mereceu mesmo o golo que acabou por marcar. Jonas é craque, daqueles que não engana nas primeiras impressões. Paramim, a nossa dupla de avançados tem que sair destes três: Derley, Talisca, Jonas. Os 'cancros' da equipa têm sido o Lima e o Jardel - um a falhar golos nossos uns atrás dos outros, o outro a oferecer golos atrás de golos aos adversários. Sejam muito bem-vindos, Lisandro e Jonas! Quanto a Ola John, foi o costume: um extremo à moda antiga, que ganha a linha com uma facilidade arrepiante

Benfiquista Primário disse...

(Cont) e depois faz assistências com uma precisão de neurocirurgião. O único problema do Ola John chama-se Nico Gaitán...é uma pena que não possam jogar os dois, neste esquema com que jogamos. Mas talvez o JJ possa este ano gerir mais a forma física do Gaitán, poupando-o em alguns jogos para dar a titularidade ao Ola John. Este plantel é mais curto e o Gaitán é o génio da equipa...essa gestão pode vir a ser muito útil. Carrega Benfica! Fruta Corrupção Pancadaria a olhar para cima, apesar da torre do Flopetegui :D

Anónimo disse...

Concordo em tudo, mas acho que o Nelson Oliveira também merece uma oportunidade. Tem qualidade e se o Jesus lhe "limpar" a cabeça teremos jogador.
O Lisandro é de longe melhor que o Jardel. Consegue fazer as dobras mais rapido, embora no inicio da partida estava nervoso e o Eliseu não ajudou. É titular e dá garantias.

Obrigado e Saudações!

Benfiquista Tripeiro disse...

Vocês e a embirração com o Lima. Ide ver os jogos da época passada. E da anterior a essa, já agora.

Recupera depressa Lima, és fundamental!

David Duarte disse...

No sistema em que joga o Jesus, um avançado como o Lima é essencial. Não falo contra Aroucas e afins, falo contra equipas do mesmo nivel que o Benfica.

Lima é o gajo que faz a primeira pressão. Sim, eu sei, ele é avançado e tem de marcar golos. Mas ele é igualmente aquela carraça que faz a primeira pressão à saida do adversàrio, pressão que compensa muito o facto de o Benfica estar constantemente em inferioridade numérica no meio-campo (continuo a dizer, não estou a falar de jogos com Aroucas, ok?).

Isto viu-se bem em Leverkusen onde nem Talisca nem Derley, nem os dois juntos conseguiram fazer o trabalho que Lima costuma fazer.

Não queimem o Lima. Ele està a passar por um mau periodo em termos de golos, mas continua com a mesma entrega e com a mesma vontade.

Benfiquista Primário disse...

David Duarte, point well taken. Mas como alguém já disse, no futebol, mais que correr muito, importa correr bem...sobretudo tratando-se de avançados pois se correrem muito e mal, perdem discernimento físico e mental na hora da finalização. Acho que é isso que se passa com o Lima. Para mim, a única grande época que fez foi a primeira, em que beneficiava muito de ter o matador Oscar Takuata Cardozo a arrastar as marcações e a abrir espaços para ele...mesmo no ano passado, tirando o golaço à Juventus e os golos no jogo do título, o que mais fez foi precisar de 6 oportunidades para marcar uma. Nos jogos mais difíceis, acho que a solução passa muito mais por acrescentar um terceiro médio e jogar em 4x3x3 - como aliás o JJ já fez, com bons resultados, se bem me lembro. Entrega e vontade o Lima tem, sem dúvida. Mas o Maurício também rsss Abraço

Benfiquista Primário disse...

Óscar Takuara Cardozo. Peço desculpa pela heresia