15 dezembro 2014

O jogo

O Futebol não é ter bola, o Futebol é saber o que fazer com ela. O Porto jogou melhor, mais bonito e era a sua obirgação... jogava em casa, estava em 2º e tinha de atacar deste o 1º minuto. Até aqui tudo normal...

Mas ter mais bola (não foi propriamente esmagador, acabam o jogo com 58% de posse), fazer mais passes e achar que aquela merda é um carrocel, nem sempre ganha jogos... O Benfica marca 2 golos e podia ter marcado mais 1 (corte do Alex Sandro). O Porto marca 0 golos e podia ter marcado com o Herrera (belo jogo hein?), e com o Jackson (2x) e aquela espécie de lance do Quaresma. Ou seja... o #flopetegui vem dizer que foram MUITO superiores, quando na verdade tiveram no máximo mais 1 oportunidade de golo que nós... Uma... Umazinha... 

Júlio César - em contra-pé faz uma defesa muito boa ao remate do Jackson. Ao sair-se de forma estranha ao quaresma, obriga-o a evitar o remate. Seguro. 

A.Almeida - Quem é que fazia um jogo sem espinhas no dragão, levando amarelo aos 2min? Muito pouca gente... ele conseguiu e já vão 3 jogos consecutivos a fazer boas exibições. 

Luisão - esteve estranhamente escorregadio hoje (literalmente), mas tal como o resto da defesa, impecável. Ver blogue

Jardel - com uma ou outra paragem cerebral (daquelas de excesso de confiança), fez mais um grande jogo. 

Maxi - O melhor da defesa... teve um trabalho exuberante frente ao Brahimi, e foi mais uma vez incansável. 

Samaris - a melhore exibição desde que chegou ao Benfica. Sem uma exibição de qualidade do nosso 6, não tínhamos ganho o jogo. Faz MUITAS faltas daquelas parvas desnecessárias, mas isso aprende com o Jesus aos gritos a deixar de fazer. 

Enzo - possivelmente o último clássico do nosso motor, do nosso pulmão, do nosso monstro do meio-campo. Esteve em todas, dobrou toda a gente, foi mais experiente que os 11 do Porto juntos, foi o nosso barómetro emocional. 

Gaitán - pareceu-me que rebentou cedo... e que cedo percebeu que ia ter um jogo pouco exuberante. Não deu muito nas vistas e complicou algumas jogadas fáceis. 

Talisca - parecia um pisca-pisca... ora mostrava competência na saída de bola, ora demorava anos a fazer aquilo que acabava à mesma por fazer... Mas melhor que nos útlimos jogos. Essencial no 2º golo. 

Salvio - dos piores em campo do Benfica... todo o ataque teve pouca bola, mas começa a ser complicado gerir o Salvio em jogos desta dimensão... continua a achar que o Alex Sandro é o Martelinho... No entanto, entrega total, sangue e suor. Uma vénia a mais um esforço com a merda do braço a dar de si. 

Lima - quem diria... depois dos últimos jogos, ser ele herói... presença à ponta-de-lança em quase todos os lances, muito trabalho de pressão (é dos melhores que temos a fazer isso), e claro... o regresso aos golos num dos jogos mais importantes e que mais precisávamos dele. Que esteja de volta. 

Jonas - tinha de ter jogado... tem de ser sempre titular... eu percebo a ideia: vamos ter pouca bola, prefiro jogar com um gajo que pressione muito sem bola (Lima) e um que já lhe ensinei umas coisas para jogar a meio-campo (Talisca), mas gajos com a qualidade do Jonas têm de jogar estes jogos... estes e os outros! 

Jesus - Metódico, resultadista, cínico e a ter noção do que ia ser o jogo sem inventar... Assim sim, eleva a sua qualidade para outro patamar... para o patamar onde deixa de ser só do melhor que há tecnicamente, para ser muito bom a gerir emocionalmente o jogo... Como diz um amigo meu: Fosse assim na Champions...


6 pontos e 10 pontos... em tempos de crise damos pontos a muita gente... 

5 comentários:

Hélder disse...

O FCP teve poucos oportunidades de golo, mas nós, em abono da verdade também só tivemos uma que ia dando auto-golo...

Gostei muito mais dos jogos contra as equipas do VP (2012 e 2013).

Mas pronto, a verdade é que tá -6 lá em cima...

Kiddo! disse...

O Braihimi deve ter feito uns 12 Km!! 2 Km no sentido da nossa baliza e os restantes a fugir do Maxi!! Grande jogo defensivo do homem da verruga!!

Unknown disse...

Alerta à população,

Nesta quadra natalicia espera-se uma vaga de frio polar que pode levar os termómetros aos -6 no norte do país. Mais grave será o microclima na zona do Campo Grande em Lisboa onde se esperam vagas de frio de -10.

Escrivão disse...

Meus amigos, a palavra que nos definiu ontem foi «competência».

Fizemos um jogo competente, eficaz e lá-lá-lá, contamos com a dose de «sorte» qb que também ajuda a fazer campeões e... ganhámos.

Porém, não fizemos um jogo de arregalar o jogo... but who care's?

Calminha... faltam ainda 21 jogos... por isso sem caganças. Gosto de melão, mas pouco de melões.

P.S. O Quaresma é um porco!

Benfiquista Primário disse...

Ontem no Trio de Ataque, já estavam a entregar o título ao Benfica,,,somehow, 6 pontos de avanço garantem o título, quando faltam disputar 63 pontos!!...

É este o perigo a partir de agora...que a euforia nos entorpeça e percamos a humildade e a concentração competitiva.

Nunca, nestes anos de Jesus, tivemos uma vantagem de seis pontos tão cedo. Mas já desperdiçámos vantagens de 4 e 5 pontos para os frutistas do 'i speak the tru'...e nós tínhamos plantel melhor que este ano, eles pior...