18 maio 2015

Os Nossos Campeões do 34 - Parte II (Os Titulares)

Júlio César:
- A segurança que trouxe, mesmo "velho", "acabado", "lesionado" e todos os outros adjectivos que lhe lançaram, foi essencial... Acabou-se o nervosismo nos momentos próximos da nossa baliza e trouxe de volta aquelas defesas a que chamamos "golos"... Se ele tivesse vindo na 1ª vez que foi falado, acho que o Bi já cá cantava. Por mim, é até ter o cabelo todo branco.

Maxi:
- É o Benfica... é dos mais acarinhados não propriamente pelo talento acima da média mas por conseguir que nem se coloque em causa o seu lugar na equipa devido à entrega, jogo após jogo, corando de vergonha quase todos os que o rodeiam. Incrível alma, chama e vontade de vencer... para a frente e para trás minuto após minuto... Enorme coração que tem espaço para todos os nossos lá dentro. Todos queremos que renove...

Luisão:
- Há uns 5 anos consecutivos que chega um central e diz-se ser o novo Luisão... mas depois é sempre ele que fica, sempre ele que se supera e sempre ele que entra naquele modo Benjamin Button e parece que está a ficar mais novo ano após ano. Muda a época e quando achamos que é desta que vai quebrar, faz uma época superior à anterior... E aconteceu isso novamente. Um dos maiores capitães da nossa História, uma figura incontornável quando as coisas pareciam abanar. Aquele corte ontem in extremis, que o fez levantar em seguida a puxar pela equipa, foi a imagem de marca do nosso grande líder esta época. Que continues por cá, mesmo depois de abandonares os relvados... que esperamos que seja daqui a muito tempo.

Jardel:
- Para mim, uma das maiores figuras deste título. Com a herança de fazer esquecer um dos melhores do mundo na sua posição, sabendo que a maioria dos adeptos queria uma solução de "fora" com mais gabarito, não virou a cara à responsabilidade, não temeu a exigência, disse sempre presente e ainda arrancou exibições de gala... Um trabalho estrondoso de um Homem que acaba sempre esmurrado, negro, partido ou sangrado... uma alma Benfiquista que merece todo o apoio e respeito dos adeptos daqui para a frente. Este título é muito teu Jardel. Excelente trabalho do Jesus.

Eliseu:
- O patinho feio da equipa... há sempre um! Muita experiência mas pouca estaleca a jogar na posição de lateral... na 1ª metade da época teve erros de amador, teve momentos de levar os adeptos à loucura... Foi a teimosia do Jesus este ano, sendo que com o tempo foram-se notando menos as falhas que apresentava jogo após jogo. Terminou consistente e difícil de ultrapassar. Parabéns pelo teu 1º título.

Samaris:
- O Jesus tinha a certeza que era ele o 6 que precisava... o investimento foi grande e a pressão que daí advém é normalíssima, temos de ser exigentes! Não começou bem, mas se repararem poucos jogadores defensivos nas estratégias do Jesus começam muito bem...é muito difícil... Com o tempo tornou-se um dos maiores monstros da equipa... está em todo o lado, já não parece bipolar como parecia no início, mostra uma raça e uma vontade só comparável ao Maxi, tornou-se no guerreiro que precisávamos para isto... Ontem acaba a noite a dar uma entrevista toda em Português... Se lhe bati muito pelas burrices que apresentava aqui e ali, hoje em dia é dos meus favoritos. Parabéns Campeão!

Pizzi:
- Tinha a difícil herança de substituir o nosso Enzo, aquele Enzo todo-o-terreno que no ano anterior tinha aguentado um meio-campo inteiro. Conseguiu acrescentar mais toque de bola à posição, mais golo e mais qualidade técnica. Nunca conseguiu aproximar-se da intensidade do Enzo, nunca conseguiu aparecer nos grandes jogos como o Enzo precisamente por isso, mas foi a 1ª vez que jogou ali ao mais alto nível, e foi só meia-época. Excelente trabalho do Jesus novamente.

Gaitán:
- O nosso mago... dificilmente estará cá para o ano... ninguém tem a técnica deste menino, os rasgos de génio, os desequilíbrios que fazem tanta falta quando ele não está em campo, a facilidade com que levanta o adepto da cadeira... tudo... o nosso 10 é do coração e adorávamos que ficasse, mas tem voos mais altos para apanhar, não o podemos condenar por isso... Grande época onde até a defender se notaram enormes progressos. Obrigado!

Salvio:
- Dos maiores Benfiquistas do plantel... vive este clube como se cá tivesse nascido... isso aliado à raça e à vontade em qualquer lance faz dele um dos preferidos do público. Aquele sorriso de quem gosta de jogar à bola é contagiante. Tecnicamente tinha tudo para ser top... mas acaba por se perder quando mete as "palas à Salvio", sendo que se safa de muitas auto-armadilhas! Corrigindo isso, pode ser o que quiser... Mas isto são detalhes que não interessam hoje. Obrigado pela entrega e pela paixão ao nosso Clube. És um dos nossos!

Jonas:
- Possivelmente o jogador mais importante para a estratégia montada esta época. Chegou tarde, brilhou cedo e conquistou o Campeonato e os adeptos. Se ninguém tem a técnica do Gaitán, ninguém tem a classe e o fazer parecer fácil do Jonas. Sou um apaixonado e gosto de ser precipitado, mas o Jonas é o avançado mais completo e com mais classe que vi jogar no Benfica... Espero que fique também ele até ter todo o cabelo branco, sendo que já tem quase metade, o que é uma pena! Obrigado!

Lima:
- Claro que tendo Jonas ao lado é fácil criticar uma série de lances menos conseguidos, uma série de golos mais falhados, uma série de jogos mais desaparecido... Mas o Lima é aquele avançado que há muito pouco... uma espécie de ponta-de-lança com mentalidade de trinco que trabalha mais que a maioria dos jogadores em campo. Como ele não há defesas a sair a jogar, não há GR a passar a bola com calma, não há momentos em que não pressionamos mais em cima, não há altruísmo acima de QUALQUER impulso pessoal... é um trabalhador de equipa nato, um daqueles Homens que se tivéssemos uma empresa queríamos sempre contratar. Em cima disto, ainda marca mais golos que o normal... tendo uma média de golos + assistências superior ao Cardozo por exemplo. Lima, eu próprio me passei contigo e mandei vir, mas sei perfeitamente o teu lugar, e esse lugar é no 11 do Benfica. Parabéns pelo Bi!

1 comentário:

Laaz disse...

Grande análise. Concordo com tudo a 100%.