29 julho 2015

Pré-Época - Notas

- Jogos de merda, com alguns rasgos giros e a fazer lembrar a pré-época do ano passado, embora menos desastrada defensivamente (em termos de esquema), visto 90% dos golos sofridos terem nascido de falhas individuais. 

- Mais preocupante a utilização quase constante dos mais prováveis "titulares", isto faz sentido porque eles mais que ninguém precisam assimilar novas movimentações e ideias, mas por outro lado não se testa quem não se sabe se deve ficar, não se dá ânimo a essa malta e acima de tudo, parece transparecer alguma insegurança... como que a querer ganhar à força (sem sucesso) de forma a acalmar os mais pessimistas. 

- O Vitória parece meio à nora... tenta aproveitar o esquema que o Jesus deixou piorando-o com acertos que nos quebram ofensivamente, mas que nos deixam mais compactos atrás. Não assume o 433 ou 4231 que prefere também por isso... parece estar à espera de um sinal divino para tomar uma decisão cabal quanto ao que vai fazer. 

- Samaris e +10... o nosso bicho do momento está em todas, vai a todas, resolve tudo e é dos que menos falha, menos se mostra cansado e mais une a equipa. 

- Precisamos de um lateral-direito indiscutível... Almeida é para jogos específicos, Sílvio semana sim semana não estará no estaleiro e não serve para titular, e o puto Semedo mostrou MUITA coisa boa ofensivamente, a fazer lembrar o Nélson (o antigo), mas é para não deixar sair por agora, não é para ser titular lá... defensivamente não sei como é.... 

- Pizzi não é titular de um grande Benfica, não pode... só se for com 3 no meio-campo. Gosto do jogador, tem muita coisa boa, mas não é suficiente... continuo a preferir Fejsa e Samaris, embora fique um bloco mais recuado. 

- Carcela pode fazer muitos estragos na nossa liga, e para mim é SEMPRE titular na linha antes do Talisca... dá mais largura, dá mais tesão tipo Salvio e sabe da posição. Muita técnica. 

- Talisca parece ter que jogar, nem o Vitória sabe onde, nem ele sabe muito bem para onde deve ir... no meio e no ataque, fará sempre diferença... atrás do Jonas pode mesmo ser um caso sério, mas quando inventam e usam outras posições... apetece tapar os olhos. 

- Gaitán devia ficar, devia ser o nosso maior reforço... se os 15M em putos que parece óbvio que não entraram nos cofres fossem reais, claro que não precisavam de o vender... agora precisam e ele se calhar não quer assim tanto sair... Adorava. 

- Ederson, o sobrinho do Artur. Parece bom GR, muito jovem e com muito a aprender com o mestre Júlio César. Tem um petardo brutal, mas como diz um amigo meu: é uma matriz aleatória quando a bola sai dali...

- Jonathan Rodriguez, com mais tempo e com mais cérebro vai ser uma espécie de Rodrigo meets Lima... muita força, muita potência e também muita qualidade. Mas ainda tudo em modo repelões... Tem tempo, mas mostra que precisa ir entrando e não ser já titular. 

- Precisamos de um avançado. 

- Se fosse eu? 
Júlio, 
Almeida, Luisão, Jardel, Eliseu, 
Fejsa, Samaris, 
Gaitán, Talisca, Carcela, 
Jonas. 


PS: o que vale é que o Porto depois de gastar milhões, joga ainda menos que no ano passado e o treinador acaba os jogos a pedir mais reforços. O Sporting demora a entender os processos Jesus que acaba os jogos a dizer que é preciso muito mais para lutar pelo título... Esta época vai ser equilibrada, mas por baixo cheira-me... 

5 comentários:

A bug's life disse...

O Jonas sozinho à frente não dá. Não rende

Quem disse...

"Que parece óbvio que não entraram nos cofres fossem reais".
Perde 1 min a ler o R&C sff.
...a não ser que a teoria da conspiração, e o desejo de parecer neutro ou agradar a imbecis faça parte desta feira ! (Nesse caso esquece o comentário)

Pulha Garcia disse...

O esquema táctico tem que ser quase sempre 4-4-2, até porque o Jonas sozinho não rende. Não ser capaz de usar este esquema táctico é aliás um indicador que Rui Vitória: a) não é treinador de ataque; b) não é capaz de aproveitar o bom trabalho de JJ; c) não vai conseguir optimizar os jogadores que tem.

Outros pontos preocupantes do Benfica actual:

1. Não se vê uma jogada de ataque bem construída. Uma diagonal, uma tabelinha, um centro bem tirado para alguém fechar o lance.

2. Não há qualquer jogador-chave em forma, tirando o Samaris e o Júlio César. Fejsa, Talisca, Luisão, Jonas, Gaitán, Eliseu nem se fala.

3. Não fazemos um contra-ataque rápido, um dos trunfos de JJ.

4. Não marcámos qualquer canto ou bola parada com perigo, em 4 jogos.

5. Marcámos um golo nos últimos 3 encontros (sofremos 2). Muito raramente passámos encontros sem marcar golos com JJ.

6. De todos os reforços só Carcela parece promissor. Pessoalmente, considero que o Marçal tem muita qualidade e já o vi a fazer óptimas temporadas, regular e concentrado, pelo Nacional. Nem sequer é assim tão novo. No entanto, já há "imprensa" pronta para o despachar. Deve ser porque o Eliseu é maravilhoso.

7. Os laterais não atacam, condição essencial para um jogo ofensivo bem distribuído.

No geral, fica a sensação que o Rui Vitória não sabe minimamente o que está a fazer e estamos a perder tempo precioso. Por exemplo, o Sílvio para mim é o melhor lateral direito que temos, mas anda a ser experimentado à esquerda com resultados medonhos.

O ideal? Regressar o Markovic, um ponta de lança para jogar ao lado de Jonas, e um lateral direito. (acredito que não precisamos de lateral esquerdo se dermos uma hipótese ao Marçal).

DM disse...

Melhor organização defensiva coletiva? terei lido bem?

Benfiquista Primário disse...

Vai voltar aquele futebol deprimente - parece que estou a ver:

- dois médios defensivos lado a lado, sem saber muito bem quem faz o quê

- um avançado perdido no meio dos defesas

- lances de ataque esporádicos em que não entram mais de dois-três na área adversária

- transições lentas, a dez toques

- quilómetros de espaço entre sectores e intra-sector

- mais medo de perder que fúria de ganhar