08 julho 2015

Propaganda (este é dos grandes)

Faz parte... uma marca tem de a fazer, uma marca com dimensão, tem de arranjar forma de se "vender"... é normal, é uma ferramenta como qualquer outra, e por isso não condeno em nada a reportagem que a SIC emitiu sobre o meu Benfica. 

Condeno um bocado (grande) a SIC... porque não aproveitou a oportunidade para fazer um grande reportagem, ficou-se por uma peça de charme sem tocar em pontos sensíveis... sem questões fracturantes, sem confronto... limitou-se a ser aquele defesa que acompanha o avançado até à área, como se de um guia se tratasse... isto não é jornalismo... 

A reportagem, para um Benfiquista, é como açúcar para um diabético... sabe mesmo muito bem, deixa-nos extasiados, mas não nos faz nada bem... porque isto não é a realidade, ou melhor, é... mas não é só isto! E uma reportagem deve ser mais que isso... que mostrar o lado bom de um ENORME Clube que cresceu como poucos esperavam depois de passar por tantos dissabores. Uma reportagem é muito mais que isso, mas quem usa um boneco/fantoche como o Nuno Luz AKA saco de xixi na cara para a dirigir, não espera mais que lagriminha no canto do olho. 

Sou um crítico assumido de muita coisa desta Direcção, como sei também apontar o que de bom se fez, e foi imensa coisa! Assim por alto, de memória e que mais me marcou:

- Recuperar um Benfica perdido... mas um pouco a todo o custo, alavancado em dívida nunca antes vista... por vezes é necessário para crescer, é certo, mas ficámos 100% dependentes dos nossos credores, e agora que a torneira fechou, andamos a contar tostões para ver qual o próximo puto de 17 anos vamos buscar ou fazer emergir das escolas.

- Forte aposta na formação... gasta-se 4M/ano, tem-se um centro de estágio de topo, começámos a varrer com alguma frequência os títulos das camadas jovens, começámos a encher as selecções dos putos com jogadores nossos... enorme trabalho, talvez o maior e mais importante de todos deste Direcção. 

- Agarrar o Jesus quando todos queriam que caísse... depois de perder tudo e acabar muito mal amado a época, o Vieira contra tudo e contra todos acreditou no Treinador e manteve-o... resultado? Ganhou tudo internamente no ano seguinte, foi a mais uma final europeia e ainda ganhou mais 3 títulos na época a seguir a essa... chapeau! 

Agora... há todo um universo: 
- de situações obscuras, de dívida por explicar, 
- de timings de pagamento da mesma sistematicamente prolongados, 
- de negócios de jogadores que ninguém entende, 
- de compras atrás de compras que demonstram uma dependência enorme dos empresários, que para nos darem um gajo bom ou nos ajudarem numa venda, enfiam-nos na goela uma série de gajos que não interessam a ninguém... 
- da história dos anos de sócio, 
- da mudança dos estatutos, dos números de votos de alguns membros da estrutura, 
- da falta gritante (e um recorde negativo no clube) de títulos na fase pré-Jesus, 
- da péssima gestão na saída do mesmo Jesus, 
- da actual obsessão em lançar mil putos quando nem o Barça lança mais que 2 num ano, 
- das mentiras sucessivas desde o dia da eleição que estão listadas pela internet fora, 

epa... coisas a mais que moem e que só são atenuadas com as conquistas de títulos... que só aconteceu recentemente... e aí dou razão ao Jesus... foi mais por ele do que pela tal estrutura... porque essa existia antes do pastilhas lá chegar... 

Mas pronto, já me estou a desviar do tema... a reportagem foi gira para se ver, como se fossem pipocas ou gomas, mas não é uma reportagem... é um ambipur enfiado num carro onde passeiam cães de vez em quando e onde o condutor embora não fume, deixa que os amigos às vezes fumem lá dentro. 

CARREGA BENFICA!

6 comentários:

Pinheirinho disse...

vai lá explicar à blogosféra benfiquista essa parte das compras de jogadores, é que andam todos a berrar que não temos nomes sonantes, faltam reforços, vamos descer de divisão.
a reportagem não está má, podia estar melhor, mas uma coisa é certa, mostra mais do que deve, e mostra menos do que devia.

António Viegas disse...

A reportagem podia estar mais completa e focar-se menos no presidente, sem dúvida. Mas o que tu pretendes nunca seria autorizado pela direcção.

Agora, não percebo essa da falta de títulos na era pré-Jesus. Quantos tinhas ganho nos dez anos anteriores? E como estava o clube quando ele cá chegou?
Lembras-te quando tinhamos de nos contentar com as sobras do mercado, pois não havia dinheiro para mais?

artnis disse...

É só um filme icónico ...!!! Serviu somente para desviar atenções.

E que, podem crer, nos vai sair muito caro.

fui disse...

Umas vezes queixamo-nos que o departamento de comunicação não funciona, mas quando se consegue fazer uma reportagem destas, com teor positivo e motivacional, numa altura em que Sporting contrata Jesus e Brian Ruiz e o Porto Imbula e Casillas, achamos que está mal, que devíamos expor mais e fazer entrar o mundo benfiquista numa depressão quando somos bicampeoes.
Ah! E falta o estádio, e a facturação, e o valor da marca Benfica, e a BTV, e as modalidades, e o projeto olímpico.
Nem tudo o que esta direção fez foi bem feito, o Vieira dá ares de déspotazinho, mas a diferença é tão abismal no antes e depois.

jose helder soares disse...

Gordo,

Essa de títulos Pré-Jesus, não sabia que ele ganhou os 34 campeonatos, os 2 Campeonatos europeus e etc.
Essa de que o presidente tem que explicar tudo sobre os negócios numa entrevista de TV, então mandava-se fechar o CMVM. E mais, os negócios do fcp são tão claros que segundo muitos bloguista antis-Vieira, o SLB deveria imitar.
Já agora, descubram o poço de petróleo (branco?) para o LFV e DSO, também, irem carretarem uns baldes.
Assim, poderão comprar muitas bombas e muitas trutas para agradarem aos sócios.
Quando se vende algum jovem é porque se vendeu, quando se quer dar oportunidades, nem o Barcelona lança mais do que 2, enfim. Acho que o LFV deveria contratar um bom psiquiatra para alguns bloguista, isso sim é que era bomba.

dezazucr disse...

A reportagem foi mais promocional que outra coisa e muito virada para a imagem do presidente, concordo, mas depois, os restantes comentários, enfim, olha, como diz o outro:
"Quando se vende algum jovem é porque se vendeu, quando se quer dar oportunidades, nem o Barcelona lança mais do que 2, enfim. Acho que o LFV deveria contratar um bom psiquiatra para alguns bloguistas"